Qual o melhor browser nos dias de hoje?

Bem quem navega pela net sabe que existem varias escolhas de browsers “por ai”, mas qual será a melhor escolha?

Há 5 escolhas basicas de browsers, o IE8, o Firefox 3.0.7, o Opera10 Alpha, o Google Chrome 2 Beta e o Safari 4 beta. Destes há muitos derivados, como o Flock que é um Firefox com extras para redes sociais, que eu não vou comparar pois basta ver os resultados dos browsers que servem de base a esses derivados.

Antes de mais vamos começar pelo mais simples benchmark de todos, performace e uso do hardware.

Todos os browsers testados com 2 tabs abertas e sem add-ons.

browsers

Como se pode ver o Safari é o browser que consome mais RAM, com mais  do dobro do Opera que é o browser que menos RAM consome.

Agora passando para um benchmark muito comum, o Acid Test 3. Este teste serve para ver até que ponto um browser consegue interpretar o codigo utilizado nos websites. Quanto melhor a classificação, melhor o browser interpreta o codigo.

IE8 (12/100 com inumeros erros)
IE8 acid

Firefox (71/100)
Firefox acid

Opera (100/100 Perfeito)
Opera10 acid

Google Chrome (100/100 mas com erros)
Photobucket

Safari 4 Beta (92/100)
Safari

Ou seja neste ponto temos o Opera10 (ainda em fase alpha) a consumir menos RAM e com a melhor classificação no Acid Test.

Então se o Opera é melhor no acid test e consome menos RAM porquê usar outro browser?

Pelo aspecto? Pela velocidade? Pela facilidade de uso? Pelos add-ons disponiveis?

Todas são excelentes perguntas, mas qual destas interessa realmente a cada utilizador?

Conclusão

O Firefox é o browser que utiliza mais RAM mas também é aquele que tem melhor capacidade de utilização de add-ons.

O IE8 é um browser simples para quem não quer estar preocupado com add-ons ou coisas do género.

O Opera10 é um browser para quem põe o consumo de RAM e a compatibilidade com a web acima de tudo.

O Google Chrome é um browser para quem dá valor a velocidade de navegação.

O Safari 4 Beta é um browser para quem quer um browser bonito e esteticamente bem construido.

Alojamento Web

Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Alojamento Web

Microsoft disponibiliza primeira beta do Internet Explorer 8

A Microsoft disponibilizou uma beta pública da próxima versão seu browser, Internet Explorer 8. Este lançamento destina-se a receber feedback da aplicação e a mostrar o desenvolvimento que o navegador está a ter.

A maior novidade do Internet Explorer 8 é o bom (ou quase bom) suporte para padrões web. Isto é uma excelente notícia para os webdevelopers e webdesigners, que passarão a fazer menos kung-fus para conseguir por um site a fazer render correctamente no browser da Microsoft.

Alguns serviços web da Microsoft estão integrados no browser. Exemplos disso são o MSN Weather, MSN Encarta e Windows Live Hotmail. Mas vários serviços externos à Microsoft também estão presentes no IE8, como o Facebook ou o Ebay. Estas funcionalidades chama-se Activites.

Os WebSlices são outra novidade presente nesta nova versão, ainda em desenvolvimento, do Internet Explorer. Isto é semelhante à barra de marcadores do Firefox, onde podem ser adicionadas feeds e atalhos para qualquer site, mas com maior versatilidade.

Parece que a Microsoft está finalmente a adoptar os padrões web. Mas, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Vamos lá ver se isto é apenas fogo de vista ou um bom primeiro passo dado pela empresa.

Download

Alojamento Web

Levantando um pouco o véu ao Internet Explorer 8

Acho que, pela primeira vez, o Internet Explorer promete. Mas só a versão 8, que ainda se encontra em desenvolvimento.

O que me faz dizer isto é este browser suportar, por defeito, os padrões web. Eu não me recordo de utilizar uma versão do Internet Explorer que conseguisse esse feito. Bem, mas eu só utilizei o IE a partir da versão 5.

Outras novidades são a adição de uma barra de marcadores, suporte para subscrições de feeds na barra de marcadores, recuperação automática de um crash e um filtro anti-phishing melhorado. Estas são funcionalidades já vistas à muito tempo no Firefox.

Outra, esta não vista no Firefox, permite ao utilizador seleccionar uma palavra ou frase e fazer uma pesquisa sobre ela em diferentes serviços: por exemplo, procurar uma morada num serviço de mapas.

Os utilizadores interessados, podem descarregar a versão beta do Internet Explorer 8 e testar este browser. Mas não se esqueçam que esta não é uma versão estável, por isso ponderem bem a sua instalação.

Download, via Bink.nu