Qual o melhor browser nos dias de hoje?

Bem quem navega pela net sabe que existem varias escolhas de browsers “por ai”, mas qual será a melhor escolha?

Há 5 escolhas basicas de browsers, o IE8, o Firefox 3.0.7, o Opera10 Alpha, o Google Chrome 2 Beta e o Safari 4 beta. Destes há muitos derivados, como o Flock que é um Firefox com extras para redes sociais, que eu não vou comparar pois basta ver os resultados dos browsers que servem de base a esses derivados.

Antes de mais vamos começar pelo mais simples benchmark de todos, performace e uso do hardware.

Todos os browsers testados com 2 tabs abertas e sem add-ons.

browsers

Como se pode ver o Safari é o browser que consome mais RAM, com mais  do dobro do Opera que é o browser que menos RAM consome.

Agora passando para um benchmark muito comum, o Acid Test 3. Este teste serve para ver até que ponto um browser consegue interpretar o codigo utilizado nos websites. Quanto melhor a classificação, melhor o browser interpreta o codigo.

IE8 (12/100 com inumeros erros)
IE8 acid

Firefox (71/100)
Firefox acid

Opera (100/100 Perfeito)
Opera10 acid

Google Chrome (100/100 mas com erros)
Photobucket

Safari 4 Beta (92/100)
Safari

Ou seja neste ponto temos o Opera10 (ainda em fase alpha) a consumir menos RAM e com a melhor classificação no Acid Test.

Então se o Opera é melhor no acid test e consome menos RAM porquê usar outro browser?

Pelo aspecto? Pela velocidade? Pela facilidade de uso? Pelos add-ons disponiveis?

Todas são excelentes perguntas, mas qual destas interessa realmente a cada utilizador?

Conclusão

O Firefox é o browser que utiliza mais RAM mas também é aquele que tem melhor capacidade de utilização de add-ons.

O IE8 é um browser simples para quem não quer estar preocupado com add-ons ou coisas do género.

O Opera10 é um browser para quem põe o consumo de RAM e a compatibilidade com a web acima de tudo.

O Google Chrome é um browser para quem dá valor a velocidade de navegação.

O Safari 4 Beta é um browser para quem quer um browser bonito e esteticamente bem construido.

31 thoughts on “Qual o melhor browser nos dias de hoje?”

  1. O Opera é realmente um bom browser, rápido e com pouco consumo de memória mas peca muito na falta de addons.

    Já no caso do Firefox existe uma reviravolta, apesar de ser um bom browser, consome muita memória, mas é provavelmente dos browsers mais completos e seguros que existem, com possibilidade de personalizar com as centenas de extensões que para ele existem. Um ponto a favor é também o facto de ser opensource.

    O IE é um caso perdido, têm vindo a tentar passar a imagem de que na próxima versão é que vai ser… é que vão seguir os standards, mas cada vez que sai uma versão os resultados são praticamente os mesmos.

    O Safari é um bom browser, utiliza o Webkit como motor e tem sempre bons resultados no AcidTest, mas faltam-lhe as extensões como o Firefox.

    A minha escolha é o Firefox, ou o Flock, que é feito através do source-code do Firefox, no entanto tenho sempre instalado o Opera, Safari e Firefox no OSx para quando necessitar de correr alguns websites a parte.

    Existe também o Camino, um excelente browser para macOSx da Mozilla, bastante leve.

    O Chrome ainda é muito recente para dizer alguma coisa acerca dele, falta ver os resultados deste quando for multiplataforma.

  2. Eu tenho usado o Chrome pela sua rapidez e e porque ja existe um adblock…

    Não fiz foi testes aos browsers baseados em Webkit (Safari) pk n tinha aqui e pk knd tentei instalar (não foi a ultima versão) dava um erro kualker e não instalava 🙁

    Mas tenho os browsers todos instalados (e não foi só para o post) mas pk as cada um tem as suas vantagens…

    Por exmplo uso o firefox knd posto uma foto para o flickr pk as extensoes dão imenso jeito no flickr 😀

    Ultimo post no blog do PT: Top10 WTF US Sex Laws

  3. Não querendo parecer parcial, mas de longa data que uso o Opera. A única comparação que poderia remeter este browser para segundo lugar por mim é feita com o Firefox. O problema são os addons. Nesse aspecto o Firefox é rei, tudo num browser tudo num só clique, enquanto o Opera tem os widgets não que sejam maus, mas de todo são práticos…

    Mas aqui vemos o potencial da nova versão 10. Ainda em fase Alpha e já com 100/100 no Acid Test, tem uma compatibilidade exageradamente elevada em comparação com os outros browsers e muitas das acçoes que se realizam nos outros browsers através de addons já vêm por padrão no Opera (exemplo, mouse gestures)

    A única maneira de alguém perceber o quão bom este browser é, terá que usá-lo diaramente, ou então fica com a ideia “Ah é só mais um…”

    Já testei Firefox, Chrome, Safari, Camino e IE e o Opera continua a ser a minha escolha. Inclusivé consegui convencer mais amigos a usá-lo e já me disseram que não pretendem mudar para o anterior

    Seriously, give it a try^^

  4. Descupla, mas o Safari 4 foi o primeiro browser a passar o acid3 – graças aos daily snapshots do Webkit passarem o teste já vai algum tempo – portanto onde é que foste descobrir que só passava 92%? Não estarás a confundir com o Safari 3?

  5. Não me digas que estás a usar o Safari para windows e que essa versão não passa o acid3? A versão de mac que tenho passa a 100%. Estranho…

  6. Pois não sou grande expert em Safari pois so o usei mesmo para fazer o teste (até porque não tinha conseguido instalar antes, dava um erro qualquer na instalação) e foi o que me deu.

    Ultimo post no blog do PT: Top10 WTF US Sex Laws

  7. Concordo com o que o Furt4d0 disse, já utilizo o Opera à bastantes anos, e confeço que não tenho intenções de mudar.
    Possivelmente nunca experimentaram, mas se tentarem abrir o Opera com 20 tabs, sim, 20, contei bem as tabs que tenho abertas, e se tentarem abrir o Firefox com 5 tabs, ambos com páginas para carregar nas tabs, podemos verificar que o processo de abrir o Opera com 20 tabs e carregar as páginas das mesmas, consegue ser mais rápido que o processo de abrir o Firefox com 5 tabs e carregar as páginas das mesmas. Possivelmente devido à memória consumida, mas isso é só a parte de abrir o browser, porque quanto à velocidade das páginas a carregar das tabs, isso já é trabalho do browser.

  8. Concordo com o facto do Opera ser um bom browser, no entanto tenho de confessar que sou utilizador do firefox.
    O motivo é simples, o opera consegue desiludir-me empancando em vários sites (e nos momentos mais cruciais como upload de ficheiros ou actualização de posts em blogs e sites), é por isso que uso o firefox, mais nada.

  9. Pois, mas o Safari passa o Acid 3, já desde a última versão do Safari 3. O Safari 4 passa o teste sem qualquer problema. A equipa do Webkit foi a primeira a passar este teste.

  10. Excelentes comparativos em todos os aspectos e por isso você está de parabéns. Eu uso dois desses. O primeiro e que é a minha prioridade, pelos addons, é óbviamente o Firefox 307. Ele é o melhor em tudo, ao menos para mim, que tenho 2gb de RAM em Dual Core. O segundo, que uso mais para conhecer melhor é o IE8, mas até a versão 7 eu não usava porque era um lixo. Agora melhorou bastante, mas não se compara jamais ao Firefox. Dos demais, já experimentei o Safari e o Ópera, mas deletei ambos em menos de 1 hora após a instalação, talvez porque considero mesmo o Firefox anos luz a frente de todos. Sobre incompatibilidade com sites, isso é secundário para mim. Dou nota 9 ao Firefox, 6 ao IE e zero aos demais. Abraços

    Ultimo post no blog do Gato Guga: Desktop no blogue

  11. @fsamurai

    Pois não sei 🙁

    Na altura deu-me aquele numero, aliás aquilo não foi Photoshop (foi so photoshop para por o nome do browser), é msm um printscreen 😛

    Até pk o teste foi msm feito em Vista (sp2) e Safari 4 Beta… não percebo enfim…

    Ultimo post no blog do PT: Sexy Cyborg from Another Dimension

  12. Eu já uso o Opera à muito tempo, realmente é um browser leve e muito prático. Só tenho o firefox instalado também porque existem alguns sites que não se consegue fazer nada com o Opera, por exemplo o site novo do dn abre-me sempre na versão mobile, mesmo quando tenho o Opera mascarado como Firefox ou IE.

    Ultimo post no blog do Fernando: Ou vai ou racha…

  13. Não há dúvida que o Opera é dos browsers multi-plataforma com melhor performance, mas tem um grave problema que é trazer demasiadas pintelhisses que não agradam a muita gente. Quanto ao Firefox, alia bastante bem o desempenho à funcionalidade, por causa das extensões, mas peca nos recursos. O browser que considero mais sensato na relação desempenho/funcionalidade/recursos é o Safari que consome poucos recursos, pelo menos em Mac e na versão estável, tem muitos plug-ins, mais do que se pensa apesar de não serem tantos como os do Firefox e não traz nada que seja enfadonho como o Opera e em um óptimo desempenho. Acho mal que tenham incluído no teste versão não finais do Safari e do Opera, porque não são versões consideradas óptimas e podem dar resultados que não correspondam à realidade de um produto pronto.

  14. @João Oliveira

    Como as versões ja estão disponiveis para o publico em geral tanto o beta do Safari 4, o Alpha do Opera10 e o Beta do Chrome 2 e como são estáveis, pensei que seria melhor testar essas versões do que as versões anteriores e finais…

    Ultimo post no blog do PT: Sexy Cyborg from Another Dimension

  15. mesmo sendo o brwser que mais ram utiliza, não troco a raposa por nada xD

  16. Eu gosto do Safari, por parte devido à utilidade do Web Inspector (e a capacidade de alterar uma página on-the-fly para ver como fica ao alterar uma determinada variável). Nada que não se arranje para o Firefox e, provavelmente, para o Opera, mas, o Opera trás muitas coisas inúteis para quem utiliza Mac OS X, o que sempre me deixou um bocado reticente em utilizá-lo. O Firefox tem a sua utilidade, com os plug-ins, mas consegue ser tão chato às vezes com as actualizações dos mesmos quando apenas quero fazer qualquer coisa simples, que simplesmente passou para a minha “ignore list”.

    Mas, sem dúvida que uma das coisas que há no Safari que não há nos outros browsers: uma implementação decente do CSS3.

  17. Bem so queria deixar aqui o meu comentario.
    Actualmente utilizo so chrome decidi mudar so mesmo para experimentei e gostei da sua simplicidade… um problema que tenho vindo a notar e que as vezes nao faz um load correcto das paginas e há buttões que embora aparecam nao dao para carregar quando deviam. Tive esse problema no twitter e em alguns foruns

  18. Eu utilizo como browser padrão o Opera, pois não necessito de grande quantidade de add-ons para navegar na net.

    Quando se trata de analisar um website ou quando estou a desenvolver aplicações, aí já utilizo o Mozilla Firefox com uma carrada de add-ons.

    Agora falando sobre a estabilidade do Opera… Eu não acho que seja um browser muito estável (but yet, the most stable) quando se trata de ter muitas tabs abertas, como é o meu caso, (neste momento tenho 79 abertas) tenho muitas vezes de terminar o processo à bruta pois isto come-me o processador todo e cerca de 900mb de ram. Vamos a ver como sai a versão 10…

  19. O que mais gosto no Opera é que desde à anos que nunca, mas mesmo nunca apresenta a maior parte dos web sites como deve ser… nem nos meus computadores, nem dos de ninguém onde eu tenha utilizado!
    Pode ser leve, rápido, +/- seguro, ser compatível com todos os standards… mas na pratica… continua uma porcaria em todas as versões incluindo as betas recentes.

    Firefox e Microsoft Internet Explorer… para o melhor e pior… funcionam!

  20. Opera, sem a minima duvida soh pra dar um pequeno exemplo tem uma coisa q massacra os outros browsers eh a capacidade de salvar sessoes…isso soh jah vale a instalacao…o demais: ctrl+shift+click, f12, navegacao por voz, zoom em flash, widgets, bla bla bla…ai jah eh dar tiro em morto….

Comments are closed.