10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Como alterar a ordem dos separadores do iGoogle

O Google adicionou uma funcionalidade ao iGoogle que permite a importação e exportação das configurações deste serviço. Isto é porreiro para fazer backups e importar configurações de uma conta para outra; mas também, como nota o Blogoscoped.com, para reordenar os separadores criados no iGoogle.
O método é simples: acede-se às opções do iGoogle; exportam-se as configurações do iGoogle, abre-se o ficheiro XML com um simples editor de texto; procura-se um trecho de texto que começa com "<Tab title=", e que é seguido do nome do separador que queremos alterar; copiamos todo o seu conteúdo até ao </Tab>; e colamos antes de outro "<Tab title=" ou depois de outro "</Tab".
Para que isto não pareça complicado, vou deixar um pequeno exemplo. Espero que ele torne a compreensão mais simples que a minha explicação.

tabs

Alojamento Web

Google Spreadsheet com suporte para widgets

O Google adicionou novas funcionalidades ao seu pacote de ferramentas de produtividade, o Google Docs, e melhorou algumas já existentes.

As novas funcionalidades do Google Docs, por enquanto apenas disponíveis no Google Spreadsheet, são a notificação dos utilizadores quando um valor de uma folha de cálculo é alterada e o suporte para widgets.

Estas widgets irão permitir a adição de novas funcionalidades, não só pelo próprio Google, mas também por qualquer utilizador que queira implementar algo de que necessite. E poderão ser integradas no iGoogle e qualquer outro site que as suporte.

A notificação de alterações de valores é uma funcionalidade que poderá ser útil em documentos partilhados entre utilizadores. Essa notificação poderá ser feita após a alteração de um valor ou uma vez por dia; e inclui uma link para a folha de cálculo alterada, o que foi alterado e quem fez a alteração.

O Google parece estar a querer atrair as PMEs para as suas ferramentas de produtividade. Mas estarão elas prontas para largar as ferramentas proprietárias que os fecham, quais algemas a apertar os pulsos?

via Blogoscoped.com e Pcworld.com

Alojamento Web

iGoogleBar: personalize a barra de aplicações do Google no Firefox

Se utilizam as aplicações do Google como o vosso escritório virtual, a extensão iGoogleBar é a resposta às vossas preces. Esta extensão adiciona os ícones dos vários serviços à barra de acesso às ferramentas do Google; mostra alguma informação, como o número de emails ou feeds não lidas; permite escolher que ícones querem que apareçam e ainda podem ver um resumdo dos conteúdos, ao clicarem no ícone de um dos serviços.

Esta extensão parece ser perfeita, mas não é. Para escolherem que serviços querem ter na barra de acesso, têm que editar visitar no endereço about:config – a área de configuração do Firefox -, criar uma nova string chamada bolinfest.igooglebar e adicionar os serviços que querem, separados por vírgula (exemplo: Gmail,Reader,Documents, Calendar, Groups). Outro problema é o aparente apetite pelos recursos do computador, tornando o Firefox lento.

Se preferirem apenas algo com atalhos para os serviços do Google, sem informação dos mails não lidos e afins, experimentem a extensão GUtil! Esta ferramenta adiciona um menu com atalhos para os vários serviços do Google e pode ser personalizada através de um simples interface gráfico.

iGoogleBar e GUtil!

Alojamento Web

Jaiku fez reset às chaves de acesso à API

Recebi agora uma notificação do serviço de micro-blogging Jaiku: as chaves de acesso à API foram removidas e novas terão que ser pedidas no seguinte endereço: http://jaiku.com/api.

De acordo com o post no blog oficial do serviço, isto deveu-se a uma vulnerabilidade encontrada uma widget não oficial do Jaiku no iGoogle que, em determinadas situações, mostrava a chave do utilizador.

Eu não posso deixar de especular um pouco sobre este reset às chaves de acesso. Pode ser que tenha sido por causa da alegada falha de segurança, mas também pode estar relacionado com um possível relançamento do Jaiku. Que acham?

Alojamento Web

Mais novidades da nova versão do Netvibes

ginger

O Netvibes está a preparar, já à algum tempo, uma nova versão, que terá uma forte componente social. No inicio de Dezembro falámos dela aqui no Webtuga. Entretanto, foram conhecidas algumas novidades que passo a enumerar:

– Qualquer conteúdo que seja adicionado, seja uma feed, uma imagem ou uma música, fica a fazer parte do vasto leque de conteúdos partilhados do Netvibes e poderá ser partilhado, recomendado e discutido pelos nossos contactos.

– É possível seguir a actividade dos nossos contactos, num sistema semelhante ao do twitter. Essa actividade pode ser uma simples uma simples adição de widgets, publicação de um artigo, etc.

– As widgets do Netvibes são multi-plataforma. Podem ser usadas no Windows Vista, OS X Dashboard, iGoogle, iPhone, My Yahoo. Também poderão ser adicionadas widgets de outros serviços ou aplicações ao Netvibes.

– É possível criar universos: páginas onde se podem partilhar diversos conteúdos, como os contactos de várias redes sociais, feeds, widgets, fotos, etc. Será um cartão de visita com muita informação.

Na minha opinião, estas novidades do Netvibes são extremamente interessantes, mas considero que há um exagero na componente social e na falta de privacidade que advém do forte lado social do serviço. Mas será que vai ser mesmo assim?

Alojamento Web

Google optimiza serviços para o iPhone

O Google, consciente da cada vez maior importância do mercado móvel, lançou uma nova versão do seu portal para o iPhone. Esta nova versão está mais integrada com o telemóvel da Apple.

Ao contrário do que acontecia com a anterior versão, os utilizadores do iPhone podem aceder às widgets do iGoogle e escolher, através de separadores, a que serviço do Google querem aceder.

Nos separadores estão predefinidos o Gmail, Google Calendar, Google Docs e Picasa.

Fonte: PCWorld

Alojamento Web

Google Desktop chegou ao Mac OS X

O Google Desktop já corre no Mac OS X, como uma widget da dashboard. Isto significa que os utilizadores do OS X podem usar as widgets do iGoogle e pesquisar o email, documentos, etc, sem sair do desktop.

Para instalar o Google Gadgets, é necessário o Mac OS X 10.4 ou superior.

Fonte: Searchengineland.com

Alojamento Web

Maka-Maka: Google prepara integração total das suas aplicações e serviços

O Google está a "cozinhar" um projecto chamado Maka-Maka, cujo objectivo é unir todas as aplicações da empresa numa espécie de rede social. Gmail, iGoogle, Orkut, Google, Google Reader, todos interligados por uma camada social, onde será possível desenvolver e integrar serviços externos à empresa.

A primeira fase do projecto está perto do seu lançamento. O Google disponibilizará um conjunto de APIs que permitirá o desenvolvimento e/ou integração de vários serviços com o Google, mas também permitirá que estas sejam usadas fora do ambiente Google. O primeiro conjunto de APIs será para o Orkut e iGoogle, mas mais virão. As restantes fases do projecto estão, por enquanto, no segredo dos deuses (leia-se Google).

O recente anúncio, noticiado aqui no Webtuga, da adição de novas funcionalidades ao Gmail, entre elas a criação de um gestor de contactos comum a todos os serviços do Google, a possibilidade de subscrever os comentários de qualquer post do Blogspot por email e o suporte para imap no Gmail poderão também fazer parte de mais uma fase do Maka-Maka.

De facto, a total integração das aplicações e serviços do Google é o que espero ver à muito tempo, mas será que o formato rede social será o melhor? Teremos que esperar para ver. E, também, esperar para ver como o Google lidará com as questões de privacidade.

{Fonte: TechCrunch}