Facebook Chat via XMPP/Jabber

xmpplogo

Apesar de o Facebook ter centenas de milhões de pessoas registadas, o Facebook Chat nunca teve o sucesso esperado, no entanto algumas novidades podem anteceder o seu sucesso como é o caso da adopção do protocolo XMPP/jabber no serviço de chat.

Desta forma o Facebook Chat vai possibilitar a interacção com outros serviços de chat como o GTalk e MSN e ainda tem a possibilidade de ser suportado em vários clientes de instant-messaging como é o caso do Pidgin.

Numa altura em que as redes sociais se tornam cada vez mais um ponto de encontro on-line de amigos e familiares, é essencial existir uma forma fácil e rápida que nos permite comunicar com os nossos contactos nessas redes.

Alojamento Web

Google Wave

Google Wave

No segundo dia do Google I/O uma equipa do Google Austrália apresentou um projecto com dimensões gigantescas.

Trata-se do Google Wave, uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que deixou todos os participantes de boca aberta.

O Google Wave vem redefinir o nosso significado de comunicação em tempo real, apresentando uma plataforma online expansível que permite a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas, recorrendo a um conjunto de ferramentas de tal forma integradas que possibilitam fazer aquilo que há anos atrás era impensável fazer através do nosso browser.

Google Wave é uma espécie de cliente que possibilita a integração de várias ferramentas web numa única só, permitindo conjugar o seu e-mail, messenger, redes sociais, wikis e gestores de projectos.

Esta ferramenta, para além de ser em tempo real, permite a integração com outros sistemas através de Extensões graças às suas APIs.

A keynote surpreende qualquer pessoa, mostrando a potencialidade do serviço. Os developers poderão criar Robots que façam determinadas tarefas, os utilizadores do serviço poderão usar Gadgets para integrarem no seu blog/site e as empresas poderão criar a sua própria versão do Google Wave, uma plataforma aberta.

Fiquem com o vídeo da keynote, que apesar de ter aproximadamente 80 minutos vale a pena cada segundo.