Vibuntu – Linux para insuficientes visuais

TuxA maior parte dos membros da Comunidade Linux que desenvolvem software opensource, faz isso por gosto e por amor à camisola.

Graças a essas pessoas, é possível obter ferramentas de qualidade sem custo ou a custos reduzidos em relação a software comercial fechado.

Mas o espírito da comunidade é ajudar e o software que vos tenho a apresentar é a prova disso mesmo.

O Vibuntu 1.0, é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu 8.10 que tem como objectivo ajudar aquele que sofrem de problemas de visão.

Porque não é justo que as pessoas com problemas de visão, ou qualquer outro tipo de problema não tenham a mesma facilidade de acesso à tecnologia, esta equipa reuniu-se para oferecer uma possibilidade a essas pessoas.

Entre as ferramentas disponíveis para facilitarem o uso do sistema operativo a pessoas com insuficiência visual, está o software Orca, que permite ler o que se encontra no ecrã e criar determinadas tarefas.

Para além disso o Gnome está optimizado para facilitar o uso do sistema operativo, recorrendo a teclas de atalho.

Alojamento Web

Novo conceito de telemóvel para invisuais

tlm_para_invisuaisEstá a ser desenvolvido um novo conceito de telemóvel para os invisuais. Ao contrário do que poderão pensar, este telemóvel não vai usar Braille, mas sim teclas grandes com diferentes ângulos.
O uso destas teclas, em vez de Braille, vai facilitar o uso do dispositivo, uma vez que seriam necessárias bastantes teclas em Braille para os invisuais escreverem uma mensagem ou fazer um simples telefonema.
O autor deste protótipo é o designer de Hong-Kong Peter Lau, que apresentou o projecto na quinquagésima terceira edição anual da revista ID.

{Fontes: Sensory Impact && Gizmodo && Forever Geek}