Google Fast Flip

Como sempre o Google não para de evoluir e de criar novos serviços. Recentemente e ainda em fase de testes, o Google fast flip permite ao utilizador escolher navegar apenas pelos artigos de uma só publicação, ver textos sobre um único tema (como Tecnologia), aceder apenas aos artigos de um determinado autor, navegar pelos conteúdos mais populares ou pelos mais vistos.

Como podemos ver, estamos a visualizar várias páginas ao mesmo tempo e clicando em cada uma delas acontece isto:

A interface está baseada numa navegação sequencial, numa experiência que se aproxima do folhear de um jornal ou revista.

Alojamento Web

Google propõe sistema de pagamento para aceder a notícias na Internet

Google

A Associação de Jornais dos Estados Unidos (Newspaper Association of AmericaNAA), que reúne mais de 2 mil editores, solicitou recentemente ao Google e a outros grupos, como Microsoft, IBM e Oracle, o desenvolvimento de uma solução que permita cobrar pelos acessos aos sites de Internet através do pagamento de notícias ou do cadastramento dos dados dos usuários, a fim de revender para eventuais objectivos publicitários.

Segundo informações do jornal La Repubblica, o Google foi o primeiro a propor uma solução viável: o sistema de micro-pagamentos, ou seja, pagamentos de valores inferiores a US$ 0,50, de modo semelhante como já ocorre com lojas virtuais como Tunes.

O Google elaborou uma proposta para estabelecer um sistema de pagamentos por acesso a notícias na Internet que pode ajudar a atenuar os actuais problemas financeiros de diversos meios de comunicação, informou a imprensa americana no passado dia 10 de Setembro.

No documento do Google, a empresa aposta por uma Internet “aberta”, mas não necessariamente “de graça”, na qual a publicidade continuaria sendo a maior fonte de receitas para os meios de comunicação, embora reconheça que um serviço de assinatura representaria “uma importante fonte de renda adicional”.

De acordo com o Google, as procuras por informação deverão continuar a ser gratuitas, seja o conteúdo pago ou não. No caso de assinaturas, recomendaria-se estabelecer uma conta única que desse acesso a diferentes artigos de diferentes meios de imprensa.

O sistema é similar ao estudado por diversas empresas do sector jornalístico nos EUA. A gigante News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, já entrou em contacto com os principais jornais do país para iniciar um programa de cobrança pela leitura de artigos na Internet. O plano da News Corporation consistiria em criar um consórcio integrado por líderes no sector como “The New York Times”, “Washington Post” e “Hearst Corporation” a fim de estabelecer um mecanismo comum para seus conteúdos digitais, tanto para a web, quanto para dispositivos portáteis.

A aceitação do Google de propor assinaturas para acesso a certas notícias foi tida como surpreendente devido às más relações da empresa com os principais meios de imprensa americanos.

Durante os últimos meses, as principais empresas de comunicação dos EUA foram muito críticas com o Google, companhia à qual acusam de se beneficiar da distribuição de notícias escritas por outros meios sem que estes recebam compensação por isso. O Google defendeu-se alegando que, com seu sistema de procura de notícias sem restrições, reencaminha os usuários para as edições digitais dos jornais.

Alojamento Web

Kiosk: Veja as Capas dos Jornais Portugueses no seu iPhone

Ao navegar no fórum Techzonept descobri uma WebApp para o iPhone e iPod Touch particularmente interessante.

A App dá pelo nome de Kiosk é do utilizador OpenMind. Com esta aplicação, poderá ver as capas dos jornais e revistas portuguesas. Sim, portuguesas.

As capas estão divididas nas categorias de diários, desportivos, semanários, economia e revistas. Na zona de revistas estão ainda as categorias semanais, femininas, masculinas, televisão e tecnologia.

Segundo o criador da WebApp, a aplicação no futuro também mostrará as notícias dos jornais.

Para correr esta WebApp, vá ao Safari no seu iPhone/iPod Touch e coloque o endereço http://www.kiosk.com.pt/.

Thread Oficial | Kiosk @ Techzone

Site | Kiosk