KDE 4.2 – The Answer

KDE logo“The Answer” é como é chamada a nova versão de um dos ambientes gráficos mais conhecidos para Linux, o KDE.

Foi lançado hoje e vem para ficar, o KDE 4.2 é o resultado do esforço e trabalho realizado por um conjunto de pessoas que têm o objectivo de melhorar a experiência do utilizador com o seu computador, mais propriamente com o desktop e todo o ambiente gráfico.

O que torna um sistema operativo prático, é o gestor de janelas. Quanto mais completo, rápido e organizado for um gestor de janelas, melhor vai ser a experiência.

O Plasma tem novos applets, incluindo uma aplicação QuickLauncher, informação sobre o tempo, notícias por rss feed e tiras de banda desenhada. É possível utilizar também os novos applets mesmo quando o screensaver está activo, desta foram poderá deixar notas importantes no topo do seu desktop, mesmo quando não está a utilizar o computador. No Plasma Panel é possível agora criar grupos de tarefas.

O Kwin agora apenas activa os efeitos no desktop caso o seu computador o permita, ou seja, não utilizará efeitos caso a sua máquina não cumpra certos requerimentos. Contém também um painel de configuração mais fácil de utilizar, o que permitirá ao utilizador final configurar eficientemente os efeitos que necessita.

Foi incorporado o PowerDevil, de forma a gerir e tirar melhor partido da energia. O Ark permite a extracção e criação de arquivos e foram também incorporadas novas ferramentas de gestão de impressoras, que permitirão para além de gerir as impressoras, gerir os documentos em processo de impressão.

O KDE 4.2 está agora disponível também em mais línguas, incluindo Árabe, Hebreu, Romeno, Islandês, Basco (?), Tajik e várias línguas Indicas.

O gestor de ficheiros Dolphin está mais rápido e eficiente, tendo novas funcionalidades como tooltips com pré-visualização,

O Kmail foi também melhorado, em parte por um aluno do Google Summer of Code, tendo melhorias no suporte ao IMAP e outros protocolos, o que o tornam agora muito mais rápido.

Para finalizar, o browser Konqueror tem agora um melhor suporte para gráficos em vector e mostra os bookmarks na homepage.

Para mais informações, ver a página do anúncio do KDE 4.2. Agradecimentos ao Nuno Pinheiro pela revisão ao texto.

Alojamento Web

KDE 4.1 Alpha – Deliciem-se com as novidades

Recentemente a comunidade KDE lançou um Press-Release a anunciar a disponibilidade imediata do KDE 4.1 Alpha que nos traz novidades fantásticas.

Segundo nos é dito na Press-Release, esta versão serve apenas para fazer um preview ao que será lançado em Julho com a versão final do KDE 4.1.

Algumas das principais novidades do KDE 4.1 são:

Akonadi, uma ferramenta que irá armazenar informação das aplicações de Gestão de Informação Pessoal (PIM), integrando aplicações como o KOrganizer, KMail e Evolution e interligando-as com o sistema de armazenamento através da API do KDE e Gnome.
Windows, MacOSx e OpenSolaris – Enquanto que o KDE 4.0 está apenas disponível para plataformas X11, o KDE 4.1 vai também estar disponível para Windows, macOSx e OpenSolaris. No entanto os ports ainda não estão completos.
Qt 4.4 – KDE 4.1 Alpha1 é baseado na framework de desenvolvimento Qt 4.4 que complementa melhorias no desempenho e nas funcionalidades do KDE 4.1.

O KDE 4.1 Alpha não está ainda preparado para ser usado no dia a dia, por isso use apenas como plataforma de testes.

Alojamento Web

KDE 3.5.8 lançado segunda-feira

O KDE 3.5.8 será lançado segunda-feira, 15 de Outubro. Esta versão é, na sua maioria, um conjunto de correcções de vários bugs, mas tem algumas novidades, em particular nas aplicações Kate, KPDF, Kommander, KArm, Akregator e KMail.

Este deverá ser o último lançamento de uma versão estável da série 3 deste gestor de desktop, uma vez que o KDE 4 está cada vez mais perto.

{Fonte: ProgrammableBrain}