Ubuntu 8.10

Bem, o Ubuntu 8.10 saiu e não fui bombardeado com um tsunami de posts sobre isso. Que se terá passado? Bem, o que se passou não sei, sei é que vou dar o meu contributo para esse bombardeamento de posts.

Intrepid Ibex é a mais recente versão do Ubuntu, esta popular distribuição do GNU/Linux. Para além do Ubuntu, os restantes membros da família *buntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e UbuntuStudio atingiram uma nova versão.

A grande novidade do Ubuntu 8.10 é, talvez, o novo tema. Eu já vi alguns screenshots deste novo tema e, pessoalmente, acho-o bem mais agradável que o anteior. Outra novidade é o uso do GNOME 2.24, que traz consigo separadores para o Nautilus – algo que pode ser bastante útil se estiver bem feito.

No Kubuntu, destaca-se a inclusão do KDE 4.1.2. No Xubuntu vão encontrar novamente o Xfce 4.4.2. O UbuntuStudio 8.10 é o Ubuntu normal com mais uns “pozinhos” para o tornar uma distribuição virada para a criação de conteúdos multimédia.

Se usam um *buntu e não estão certos em relação à actualização, talvez seja melhor aguardarem um pouco e irem lendo algumas análises ao *buntu que pretendem usar. Se quiserem passar a utilizar a mais recente versão, vejam como podem actualizar o Ubuntu 8.04 para o 8.10 ou descarreguem uma imagem da distribuição.

Download:
Ubuntu 8.10 (bittorrent)
Kubuntu 8.10 (bittorrent)
UbuntuStudio 8.10 (bittorrent)
Xubuntu 8.10 (bittorrent)
Edubuntu (bittorrent)

Alojamento Web

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛

Alojamento Web

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Alojamento Web
Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Beta 1

A versão 8.04 do Ubuntu e respectivas variantes chegou finalmente à primeira beta. A versão final deverá chegar em Abril.

Na beta 1 do Ubuntu Hardy Heron foi incluído o Xorg 7.3 com um utilitário de configuração da resolução e de um segundo monitor, o Linux 2.6.24-12.13 com um novo scheduler, um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome 2.22 e o Firefox 3.0 beta4.

Download da família Ubuntu:
http://releases.ubuntu.com/releases/8.04 (Ubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/edubuntu/8.04 (Edubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/kubuntu/8.04 (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-kde4/releases/8.04/beta (Kubuntu com KDE4)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/8.04/beta (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/8.04/beta (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/8.04/beta (UbuntuStudio)
http://cdimage.ubuntu.com/mythbuntu/releases/8.04/beta (Mythbuntu)

Alojamento Web

LiveCD do Kubuntu 8.04 com KDE 4 disponibilizado

A Canonical disponibilizou o primeiro LiveCD do Kubuntu 8.04 com o KDE 4.0.1. Este LiveCD, versão alpha, é o primeiro a incluir a série 4 do KDE.

A próxima versão estável do Kubuntu irá ter duas versões: uma com o KDE 3.5.x e outra como KDE 4. A primeira terá suporte oficial da Canonical, enquanto a segunda terá apenas suporte comunitário.

Download, via Tombuntu.com

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Como instalar a versão final do KDE 4.0 no Ubuntu 7.10

A versão final do KDE 4.0 foi disponibilizada ontem. Hoje já é possível instalá-la na última versão estável do Ubuntu: Ubuntu Gusty Gibbon. Para isso, é necessário adicionar um repositório ao sources.list:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

Depois há que adicionar a seguinte linha ao final do documento:
deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-members-kde4/ubuntu gutsy main

Após a adição da linha de texto, grava-se e fecha-se o documento. De seguida, actualizam-se os repositórios com o comando:
sudo apt-get update

Antes de se iniciar a instalação do KDE 4.0, deve-se remover as bibliotecas das versões beta do KDE 4.0:
sudo aptitude remove kdelibs5 kde4base-data kde4libs-data

Depois de terminados os passos anteriores, pode-se proceder à instalação do KDE 4.0:
sudo aptitude install kde4-core

Dica retirada e traduzida do site ubuntugeek.com

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Alpha 2

Ubuntu LogoA distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, já tem a segunda versão alpha – Tribe, como a sua comunidade lhe chama – disponível para download e consequente teste.

Nesta segunda Tribe poderão encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24-rc5 e o daemon de som PulseAudio, bem como mais alguma estabilidade em relação à anterior versão alpha.

Para além do Ubuntu, e seguindo a linha de lançamentos habitual da Canonical, os restantes membros da família também estão disponíveis para download.

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-2/ (UbuntuStudio)