Problemas no MSN – protocolo 15

Não consegue entrar no msn? Está a desesperar? Então venha ter connosco ao #webtuga @ irc.quakenet.org 😛

Ao que parece, a Microsoft parou de aceitar ligações de clientes de Instant Messaging que utilizam a versão 15 do protocolo. Uma falha dos servidores ao detectar um certificado que retorna a lista de contactos poderá ser a causa de tal aparato e que afecta praticamente todos os clientes que utilizem a libpurple.

São vários os clientes que utilizam este protocolo, incluindo as ultimas versões do AdiumX e do pidgin.

Portanto, se não está a conseguir conectar-se ao MSN, está na hora de voltar ao antigo (mas não morto) IRC

Alojamento Web

Instantbird – o cliente de IM expansível como o Firefox

instantbirdO Instantbird é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas recentemente lançada, que utiliza o XULRunner para o interface e a libpurple do Pidgin para se conectar às várias redes de IM.

Se estiverem à espera de ver muitas funcionalidades, esqueçam. Os smilies e outras funcionalidades comuns nos programas de IM mais conhecidos ainda não são suportadas, uma vez que esta versão – 0.1 – é destinada a programadores, por forma a desenvolverem extensões e novas funcionalidades para ela. No entanto, a aplicação já suporta separadores, por via do uso do XULRunner.

Como utiliza o XULRunner, as extensões podem ser desenvolvidas da mesma forma que são criadas para o Firefox ou Thunderbird. Isto é óptimo, porque poderá permitir, entre outras coisas, a adição de novas redes de IM, novas funcionalidades e novos smilies, apenas através da instalação de extensões.

O Instantbird ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, mas já promete. Será interessante ver a que ponto chegou no início de 2008. Mas, por agora, interessa-me saber se o leitor acha que esta é uma aplicação que vale a pena ou não. Digam de vossa justiça.

{Página oficial do Instantbird}

Alojamento Web

Pidgin 2.2.1

Já está disponível a nova versão do cliente de chat multi-plataforma e multi-protocolo, Pidgin. O Pidgin é uma aplicação criada em GTK+, com suporte para as redes de chat Jabber, MSN, AIM, ICQ, Yahoo!, IRC, Napster, Gadu-Gadu, Novell Groupwise, SLIC, Rendezvous, MySpace, QQ, SameTime Trepia e Zephyr.

Nesta versão, a libpurple – o núcleo do programa – sofreu várias alterações. Foram corrigidos alguns bugs, entre os quais os erros que ocorriam durante a compilação do programa em Solaris, o erro que mostrava o tamanho errado de um ficheiro enviado pela rede MSN e as memory leaks nos protocolos XMPP e MySpace. Para além disso, as notificações do Gmail foram melhoradas.

O interface gráfico do programa também sofreu alterações. Durante a compilação, o X11 é correctamente detectado e as configurações de proxy já não se perdem quando o programa é reiniciado.

O código-fonte do programa e os binários de instalação para Windows, Fedora, CentOS e Red Hat Enterprise Linux estão disponíveis no site oficial do projecto.