VirtualHostX v2.0 – Gerir Servidor Web no seu Mac

VirtualHostX

Com os Mac Mini cada vez mais acessíveis e com o lançamento do novo Mac Mini Server, torna-se cada vez mais interessante testar macOSx em ambientes de servidor.

Se está a pensar em utilizar o seu Mac como servidor web, então provavelmente irá necessitar de uma ferramenta como o VirtualHostX 2.0.

VirtualHostX

O VirtualHostX permite-lhe facilmente alojar vários websites no seu Mac, permitindo-lhe de uma forma rápida e intuitiva, criar e gerir virtual hosts no servidor Apache.

Se é webdesigner e tem um Mac, então esta ferramenta é um “must” para si, pois permitir-lhe-á gerir vários projectos no mesmo servidor sem a necessidade de ter conhecimentos avançados nem abrir o Terminal para brincar com os comandos disponíveis.

A versão 2.0 deste software permite-lhe controlar algumas opções do Apache e é compatível com MAMP, Xampp e com o servidor web que vem por defeito no macOSx.

  • Configurar automaticamente o servidor web
  • Funciona com MAMP, XAMPP e com servidor web default do macosx
  • Partilhar os seus hosts com outros utilizadores da mesma rede local
  • Directivas personalizadas do Apache
  • Backup e restauro das definições do servidor
  • Criar um ambiente de desenvolvimento completo no seu Mac

Poderá fazer o download do VirtualHostX v2.0 aqui.

Alojamento Web

Dell apresenta Inspiron Zino HD

Inspiron Zino HD

A Dell acaba de lançar os seus novos Mac Min… oops, mini computadores Inspiron Zino e Inspiron Zino HD. Estes computadores são tal como o Mac Mini da Apple, ideais para utilizar como Media Center ou computadores de escritório.

Estes dois produtos da Dell estão para já apenas disponível na Irlanda e no Reino Unido, no entanto é provável que ambos estejam disponíveis em breve para outros países.

Desenhado para caber em qualquer local, o design do Inspiron Zino HD foi pensado ao pormenor, criando um quadrado perfeito de 7,8″, disponível em 7 cores e 3 padrões únicos como opção (a opção de tampa colorida tem um valor adicional de £20, o que é totalmente panisga…).

Para além disso a tecnologia Dell garante um excelente rendimento, principalmente num produto que é esteticamente pequeno, utilizando processadores de tamanho reduzido e outro hardware de baixo consumo de energia.

Inspiron Zino HD

Poderá levar até 8GB Dual Channel DDR2 de memória, tem opção de utilizar uma gráfica ATI Radeon HD 3200 ou uma ATI Radeon HD 4330 512MB, drive de gravação de DVDs ou Blu-Ray ROM como opcional e até 1TB de disco 7200rpm.

Inspiron Zino HD

Os preços variam são a partir dos 249£ no modelo Inspiron Zino e 299£ no modelo Inspiron Zino HD.

Info: Inspiron Zino HD e Inpiron Zino

Alojamento Web

Apple actualiza Mac Mini, iMac, Mac Pro, Airport Extreme e Time Capsule

Apple

A Apple Store hoje esteve offline, o que quer dizer que haviam novidades para ser lançadas. E apesar de não ser dia de Keynote, a Apple surpreendeu tudo e todos ao actualizar toda a gama de computadores desktop.

Com a crise a passar, a Apple tem que acompanhar o mercado e evoluir conforme a tecnologia avança. Hoje, por incrível que pareça, a Apple actualizou finalmente o Mac Mini com novos processadores e maior capacidade para memória, o que permite ter até 4GB de Ram.

Para além disso, foi actualizado também o Mac Pro com processadores Intel Xeon Nehalem e agora com maior variedade de placas gráficas.

Em relação aos iMac, os processadores foram actualizados, se bem que ainda não está disponível nenhuma versão com Quad Core, bem como o preço que teve uma leve redução.

A Airport Extreme e o Time Capsule viram também o seu hardware melhorado, com a implementação de uma nova antena, o que permite utilizar o dobro da banda e fazer até 50 ligações em simultâneo.

Discretamente, para além de todas estas actualizações já descritas, a Apple lançou também um novo teclado “Apple Keyboard” com fios, sem o teclado numérico e com duas portas USB 2.0, bastante semelhante ao modelo já existente em versão wireless, mas com as duas portas USB e também actualizou os processadores das gamas de topo do Macbook Pro.

Alojamento Web

Encontro de Gerações – Quando o Cube e o Mini se encontram

A Apple sempre teve peças lindíssimas. Para mim, um Apple é quase tanto peça de decoração como computador – que saudades do meu iMac G4 “Lamp”… – que ninguém consegue ficar indiferente.

Se considerarmos que o Cube é um percursor do MacMini, então podemos dizer que existe aqui um cruzamento – ou no minimo encontro – de gerações.

E claro, lindíssimo como sempre

Sem mais demoras as fotos e o passo-a-passo:

http://web.mac.com/richwillis/Rich_Willis_Mac_Mini_Cube/Rich_Willis_Mac_Mini_Cube_Project.html

Via Engadget

Alojamento Web

Media Center Com Base No Front Row

O Front Row é uma mais valia do Mac OS X, que nos permite disfrutar – e que maneira – dos fantasticos ecrãs de 20″ e 24″ nos iMac Aluminum e dos Cinema Displays. Mas há quem aproveite ainda mais e torne o seu Mac Mini num verdadeiro media center, capaz de fazer inveja a qualquer um.

http://homepage.mac.com/chamady/MacMiniReview/Media_Center_Macintosh_Project.html

Podem ver um projecto com o passo-a-passo e imagem final. Reparem que isto já é um pouco antigo, imaginem agora com as novas Tvs Full HD, uma placa de tv hybrida como a pinnacle e330 ou a elgato hybrid e um serviço HD como o Meo ou o Zon Box… 

Também existe este projecto:

http://www.hicksdesign.co.uk/journal/mac-mini-media-centre

Via Lifehacker

 

Alojamento Web

Actualização: Apple Baixa Em 100 Euros O Preço do Mac mini

Hoje a Apple não actualizou apenas o iMac, o Mac mini também sofreu uma baixa de preço de 100 euros passando agora a custar 499€ o modelo de 1,83 GHz e 699€ o modelo de 2,0 GHz.

Este é um modelo muito apreciado pelos switchers pois podem manter a maioria do hardware que possuem e também por este ser incrivelmente pequeno.

Fica uma pergunta no ar: será que esta é só uma medida da Apple para acabar com o stock para depois actualizar o hardware do Mac mini.

Podem ver mais detalhes sobre o Mac mini no site da Apple.

Alojamento Web

Rumor: iMac Será Actualizado Dentro De Uma Semana

Já tínhamos falado aqui que o iMac iria ser actualizado e aqui que para além da actualização também sofreria um ligeiro emagrecimento.

Agora o Geek Sugar vem dar um novo impulso a estes rumores, dizendo que a actualização será feita dentro de uma semana.

Como os anteriores rumores este também diz que o iMac passará a ser equipado com os novos processadores Penryn, receberá um disco rígido com maior capacidade e muito possivelmente também deve receber um pouco mais de memória RAM como vêm a acontecer com os outros modelos.

Via 9to5mac

Alojamento Web

Rumor: MacBook E MacBook Pro Poderão Sofrer Um Redesenho

Surgiram vários rumores que apontam par um redesenho do MacBook e  do MacBook Pro. Estes dois modelos mantêm os seu design à vários anos, de facto, o iBook e o MacBook são muito parecidos, assim como o PowerBook e o MacBook Pro.
O MacBook o que receberá o maior redesenho, deixando de utilizar plásticos e tornando-se mais amigos do ambiente, utilizando alumínio ou aço.

O MacBook Pro poderá ficar com o aspecto do iMac de alumínio e o MacBook Air, sendo um resultado a fusão dos designs e dos materiais.

Algumas fontes dizem que os modelos poderão ganhar bordas negras ao lado do ecrã como acontece no iMac,  trackpads mais largos e com o teclado ao estilo do MacBook Air.
Os modelos manterão o tamanho de 13, 15 e 17 polegadas, mas as bordas do ecrã serão menores.

Ainda não se sabe se estes receberão uma actualização nas especificações técnicas, mas é de esperar que estes passem a utilizar os novos processadores da Intel (MonteVina) com velocidade entre os 2.26 e os 2.8b GHz e com um a velocidade do front-side bus de 1066MHz (os actuais são a 800MHz). Também é de esperar que o MacBook possa receber uma gráfica melhor.

Estas actualizações podem ser anunciados em Junho na WWDC08.

Podem ver em baixo um esquema onde se mostra a evolução do design dos portáteis da Apple:

(Cliquem na imagem para aumenta-la)

Via AppleInsider

Alojamento Web

Firefox – o Lucky Luke do Mac OS X

Como muito provavelmente esta notícia vai ser abafada, venho mencioná-la aqui no Webtuga, para que ela "não caia no esquecimento".

Adrian Kingsley-Hughes, da ZDNet, anunciou neste site que a versão para Mac PS X do Firefox 3.0 Beta 5 é mais rápida que o Safari 3.1 na interpretação de JavaScript. O teste, da autoria do próprio, foi feito num Mac Mini.

O teste inclui tarefas como a mostragem de imagens 3D, tagcloud, criptografia e manipulação de datas.

Este resultado poderá não parecer muito relevante – e é certo que muito fã da Apple vai dizer isso mesmo -, mas o Javascript é cada vez mais utilizado nos sites à lá Web 2.0 (Gmail, Google Reader, etc).

via Joelcalado.com

Alojamento Web

Firefox – o Lucky Luke do Mac OS X

Como muito provavelmente esta notícia vai ser abafada, venho mencioná-la aqui no Webtuga, para que ela "não caia no esquecimento".

Adrian Kingsley-Hughes, da ZDNet, anunciou neste site que a versão para Mac PS X do Firefox 3.0 Beta 5 é mais rápida que o Safari 3.1 na interpretação de JavaScript. O teste, da autoria do próprio, foi feito num Mac Mini.

O teste inclui tarefas como a mostragem de imagens 3D, tagcloud, criptografia e manipulação de datas.

Este resultado poderá não parecer muito relevante – e é certo que muito fã da Apple vai dizer isso mesmo -, mas o Javascript é cada vez mais utilizado nos sites à lá Web 2.0 (Gmail, Google Reader, etc).

via Joelcalado.com