Mozilla divulga planos para o Firefox 4

A Mozilla revelou os seus planos para a próxima versão do browser Firefox e a grande mensagem que passou foi o facto de quererem fazê-lo “super rápido“.

Uma das grandes alterações levadas a cabo no Firefox 4 foi o restyling da interface, que agora está mais limpa e directa com um um estilo “à la Google Chrome“. A justificação para este novo visual, segundo Mike Beltzner (director do projecto Firefox) é que um browser com um visual mais limpo transmite melhor a sensação de velocidade ao navegar (veja-se o exemplo do Google Chrome).
Outro ponto positivo é o facto de o Firefox 4 tirar muito mais partido da interface Aero e OS X, respectivamente:

Algumas características e controlos considerados dispensáveis pela equipa do Firefox serão removidos nesta nova versão, para darem lugar a um melhor desempenho do browser. Beltzner está ciente de que estas remoções poderão gerar descontentamento entre a comunidade de utilizadores, mas avança que estas alterações são pelo melhor.

Uma característica do Firefox 4 que deverá agradar à grande maioria dos utilizadores será a capacidade de se actualizar internamente (igual ao Google Chrome), de maneira a evitar o modo irritante como actualmente somos avisados de que existe um update por fazer.

A Mozilla não se esqueceu dos developers, e assim sendo, o Firefox 4 irá tirar partido da API Jetpack, que permitirá aos developers desenvolverem add-ons em HTML, CSS e Javascript. E segundo a Mozilla, os add-ons construídos sob esta API não irão bloquear o browser por completo, como acontece várias vezes com as versão actuais. Uma óptima notícia, portanto.

A Mozilla aponta Novembro como data de lançamento do Firefox 4.

Alojamento Web

Como tornar o Finder ainda melhor!

Logo que começamos a usar o Finder, vemos que é potente e com muitos truques, fácil de configurar e bastante agradável do ponto de vista gráfico. Contudo damos por nós com várias janelas abertas espalhadas pelo desktop. Não era tão bom se pudesse-mos ter o modo de Tabs como no Safari ? Pois bem, uma empresa pensou no mesmo, meteu mãos à hora e lançou uma aplicação chamada TotalFinder.


Está ainda na sua versão ALPHA.
Mas já tem bastante opções muito úteis, tais como:

Navegação por Tabs;
Colocar as Pastas no cimo;
Abrir duas Pastas em Paralelo;
Mostrar os ficheiros escondidos;
Não criar os ficheiros (.DS_Store);
Customizar o icon do Finder na Dock;
..entre muitas outras mais avançadas!

DownloadTotalFinder v0.7.1.
Web Site: http://totalfinder.binaryage.com/

Alojamento Web

Como desactivar o som de arranque do Mac

Muitos Macusers gostam do som do sistema arranque do Mac, mas há definitivamente vezes durante a inicialização que queremos apenas silêncio, digamos, uma biblioteca, um café ou mesmo na cama a altas horas da noite. Se quisermos interromper temporariamente o som do arranque, basta apenas pressionar a tecla do Mute do Mac, isto irá silenciar o som de arranque para o sistema, exclusivamente o boot / reboot.

Se quisermos uma solução mais permanente para desligar o som de arranque do Mac, há um painel de preferências que faz exatamente isso. Com o StartupSound, podemos ajustar o volume do som de arranque ou silenciar-lo completamente.

O StartupSound.prefPane é uma Aplicação Freeware!
Funciona a 32/64 bit e foi testado com as seguintes características:

• iMac 2GHz Intel Core 2 Duo / Mac OS X 10.4.11, 10.5.8 e 10.6.1
• PowerBook G4 867MHz 12.1″ / Mac OS X 10.4.11 e 10.5.8

DownloadStartupSound.prefPane
WebsiteStartupSound

Alojamento Web
Alojamento Web

Como instalar o Snow Leopard num PC (OSX86/Hackintosh)

Já muitos amigos me perguntaram como é que se instala o Max OS X num PC ou Portátil, eu reencaminho-os para a Internet. Mas, também fiquei com a pulga a trás da orelha e fui procurar…

Encontrei o famoso Projecto OSx86 (http://wiki.osx86project.org/) onde está reunida muita informação relativa a como instalar o Mac OS X num PC.

Mas não é só por aqui que se encontra toda a informação, há uma lista interminável de sites , foruns, redes sociais e blogs de aficionados, há ainda muitos vídeos por essa net fora!

Vejam este vídeo de como instalar o Snow Leopard num PC

(Vídeo no Youtube)

Há ainda quem vá mais longe e instale o Snow Leopard num PEN USB

(Vídeo no Youtube)

Achas interessante criar uma lista de sites onde se fala sobre este assunto ?

Alojamento Web

Actualização de Segurança 2010-001 Mac OS X

A Actualização de Segurança 2010-001, recomendada a todos os utilizadores, aumenta a segurança do Mac OS X.

Não se esqueçam que vão ter de reiniciar o computador depois desta actualização!

Este documento destaca as actualizações de segurança dos produtos Apple. Para protecção dos clientes, a Apple não divulga, discute ou confirma questões de segurança até ter sido efectuada uma investigação completa e estarem disponíveis quaisquer correcções ou versões necessárias. Para obter mais informações sobre a segurança dos produtos Apple, consulte o website Segurança dos produtos Apple.

Encontrará informação adicional acerca do conteúdo de segurança desta actualização em: http://support.apple.com/kb/HT1222?viewlocale=pt_PT.

Alojamento Web

Actualização do Cliente AirPort 1.0

03-airport_utility

AirPort Client Update 2009-002

Esta actualização é recomendada para todos os computadores Macintosh que tenham instalado o Mac OS X Snow Leopard 10.6.2 e corrige as seguintes situações:

• Incapacidade de ligar/desligar a placa AirPort, em alguns casos, depois de efectuar a actualização do Mac OS X Leopard

• Perda ocasional da ligação de rede quando é utilizada a funcionalidade Reactivar por pedido

• Impossibilidade de criar uma rede computador-a-computador ou de partilhar a ligação à Internet em alguns computadores MacBook, MacBook Pro e Mac mini

Podes efectuar o download desta actualização aqui (13MB). Mais informações aqui.
Depois de efectuares esta actualização é necessário reiniciar o computador!

AirPort1.0

Alojamento Web

Actualização do Java para Mac OS X 10.5 e 6

Java_MacOSX_1.0

Apple lança uma actualização em grande do Java para as árias versões do Mac OS X.

Java for Mac OS X 10.6 Update 1
A Actualização 1 do Java para Mac OS X 10.6 fornece melhoramentos de compatibilidade e segurança actualizando o Java SE 6 para a versão 1.6.0_17.

Saia de quaisquer navegadores web e aplicações Java que estejam abertos e volte a abri-los depois de instalar esta actualização.

Encontrará informações detalhadas acerca desta actualização no site:http://support.apple.com/kb/HT3892?viewlocale=pt_PT

Encontrará informações acerca do conteúdo de segurança desta actualização no site:http://support.apple.com/kb/HT1222?viewlocale=pt_PT

Download 78MB


Java for Mac OS X 10.5 Update 6
Para os que ainda utilizam o esta versão, também há uma actualização disponível. Podem actualizar via (Actualização de Software) ou efectuar o download aqui. Para mais informações sobre esta versão, vejam o site: http://support.apple.com/kb/HT3891

Alojamento Web

Apple lança Novos Drivers para o Magic Mouse


A Apple apresentou o novo Magic Mouse sem fios, o primeiro rato a utilizar a revolucionária tecnologia Multi-Touch da Apple. Utilizada pela primeira vez no iPhone, iPod touch e trackpads em portáteis Mac, a tecnologia Multi-Touch permite aos utilizadores navegar através de gestos intuitivos com os dedos. Em vez de botões mecânicos, rodas ou bolas de deslocação, toda a parte superior do Magic Mouse é constituída por uma superfície Multi-Touch. O Magic Mouse é fornecido de série com o novo iMac e está também disponível como um acessório Mac separado

Contudo a Apple lançou duas actualizações dos Drivers do novo Magic Mouse para o Mac OS X 10.5.8 (Leopard) e Mac OS X 10.6.1 (Snow Leopard). Para quem pretende ir comprar esta pequena maravilha, é recomendado que faça primeiro o download destas drivers e ficar assim totalmente preparado para usar assim que o ligar.

Mac OS X 10.6.1
Wireless Mouse Software Update 1.0 for Snow Leopard
Download 63.9MB

Mac OS X 10.5.8
Wireless Mouse Software Update 1.0 for Leopard
Download 36.2MB
Alojamento Web