MacOSx Snow Leopard – O que esperar…

A Apple teve ontem uma excelente apresentação de todas as novidades que têm vindo a desenvolver nos últimos meses.

Foi renovada a gama de Macbooks, lançado o novo iPhone 3Gs e apresentadas várias novidades para o Snow Leopard.

O Snow Leopard será lançado em Setembro e terá um custo de 129$ ou 29$ para utilizadores que já tenham o Leopard. O Pack Família terá um custo de 49$.

Entre as várias novidades, destacam-se algumas, como o Finder que foi totalmente reescrito e apesar de não apresentar alterações a nível do interface, tem bastantes melhorias no seu desempenho.

As stacks agora permite funcionalidades avançadas, como navegação entre pastas, facilitando o acesso a toda a informação.

O Expose tem também uma nova funcionalidade, permitindo expandir as janelas de uma determinada aplicação através da Dock, possibilitando uma melhor gestão de janelas abertas.

Foi anunciado também o Quicktime X que permitirá a edição e partilha de vídeos com outras pessoas e tem para além disso bastantes melhorias a nível do interface.

O Snow Leopard apresenta nova opções de acessibilidade, melhorando assim a utilização do OSx para pessoas de certa forma fisicamente incapacitadas.

Uma das funcionalidades que não pode passar ao lado é a introdução do suporte para Exchange nas aplicações Mail.app, Address Book e iCal de forma totalmente gratuita.

Foram feitas melhorias a nível da arquitectura do sistema de forma a aproveitar melhor as potencialidades de processadores com vários core a 64-bits.

A nível de gráficos, o Snow Leopard apresenta um novo standard aberto utilizado já por várias empresas, o OpenCL.

A keynote da Apple na WWDC 09 foi marcado também pelo anúncio do novo iPhone 3Gs por apenas 199$ nos modelos de 16GB e 299$ nos modelos de 32GB. O iPhone 3G 8GB anterior baixou para 99$ (preços para contractos AT & T).

Alojamento Web

Microsoft Office 2010 – Screenshots do Outlook

Office 2010 Logo

Algumas imagens do novo Outlook 2010 foram distribuídas na Internet por um dos membros da Education team da Microsoft.

Pelas poucas informações que existem, o Microsoft Office 2010 vai ter uma user interface bastante semelhante à do Office 2007.

Outlock 2010

Tenho que concordar que a mudança drástica da interface da versão Microsoft Office 2003 para a interface do Office 2007 me deixou com uma perna atrás.

Não utilizo frequentemente este tipo de suites de produtividade e quando uso tenho sempre alternativas gratuitas como o Google Docs online ou o OpenOffice, no entanto como a maioria das empresas e escolas utiliza este software, acho bem que não alterem o interface sistematicamente a cada versão, pois só irá dificultar a vida aos estudantes e outros utilizadores.

Outlock 2010

Ao que parece o novo Outlook irá apresentar novas funcionalidades suportadas pelos servidores Exchange e também terá integrado o painel Ribbon, com varias opções de edição e comandos, já conhecido por quem usa o Office 2007.

À primeira vista parece visualmente muito mais limpo, no entanto não chega à simplicidade do Mail.app da Apple. Em breve a Microsoft e a equipa de desenvolvimento irá trazer-nos mais informações e imagens acerca dos produtos que vão estar disponíveis na próxima suite de produtividade, até lá, ainda temos tempo para nos adaptar-nos a soluções opensource. 😛

info via ZDnet Blogs