CherryPal – um mini-computador para a web

CherryPal

A empresa cherrypal criou um novo mini-computador, o CherryPal C100, direccionado apenas para trabalhar com aplicações web.

O CherryPal Desktop tem um processador de 400 MHz, 256MB de memória, um disco Flash de 4GB, duas portas USB, uma entrada Ethernet, entradas para Headphones, entrada VGA e está ainda equipado com uma placa Wifi 802.11b/g.

Equipado com o sistema operativo Linux, o CherryPal vem com algumas aplicações pré-instaladas, das quais o OpenOffice.org, o iTunes, um reprodutor multimédia desenvolvido pela CherryPal e um cliente de Instant Messaging da CherryPal com suporte para múltiplos protocolos de comunicação.

Para além da memória Flash de 4GBs, o CherryPal oferece também 50GBs de espaço online para armazenamento de ficheiros e informação. Todos os dados das aplicações do CherryPal são encriptados e armazenados em servidores do serviço Amazon S3.

O CherryPal é:

  • Económico – gastando apenas 2 watts de energia;
  • Ecológico – É composto por menos 80% das partes de um computador normal
  • OpenSource – Corre aplicações livres, como é o caso de Linux e do Firefox

O preço do computador é de 249$ pagos via Paypal e o computador será distribuído já no final de Julho.

Fica na dúvida qual o “iTunes” que eles falam, pois não é do meu conhecimento a existência de uma versão do verdadeiro iTunes para Linux.

Alojamento Web

Como instalar o Ubuntu num Asus Eee PC

Todos temos uma costela de hacker: gostamos de alterar algo, de ver como funciona, de lhe conferir novas funcionalidades, de optimizar. É por esta razão que os mini-computadores como o XO e o Eee Pc têm tanto sucesso entre os entusiastas da informática; a relativa facilidade com que estes computadores podem ser alterados e podem ser usados para criar algo novo é um grande atractivo.

Recentemente falei-vos de um Eee PC onde foi instalado o Mac OS X. Como poderam ver pelo vídeo, este computador tinha umas "marosquices" para poder funcionar com o sistema operativo da Apple. Hoje, venho falar-vos da possibilidade de instalar o Ubuntu neste mini-computador da Asus: basta ler estes guias do Sampletheweb.com (parte 1 e parte 2).

Esta dica poderá ser adaptada a outras distribuições, como, por exemplo, o Gentoo, o Fedora ou o Debian; basta que dêem uso a essa vossa costela de hacker.

Alojamento Web

Xubuntu para o Asus EEE PC

eeeXubuntu

Meus amigos, se estão a pensar em comprar um Asus EEE PC, fiquem a saber que lhe podem instalar um dos membros da família Ubuntu: o Xubuntu. Mas é um Xubuntu um pouco diferente, porque este vem preparado para funcionar, out-of-the-box, no hardware do mini-computador do momento; de resto, é o Xubuntu de sempre: leve, seguro, estável.

eeeXubuntu