Mozilla Labs Jetpack

JetPack

A Mozilla anunciou um novo projecto no Mozilla Labs chamado JetPack, um projecto para explorar novas formas de expandir e personalizar a web pelo Firefox.

“In short, Jetpack is an API for allowing you to write Firefox add-ons using the web technologies you already know.”

Ou seja, o Mozilla Labs Jetpack permitirá a criação de pequenos addons que permitirão a personalização das páginas web ao gosto do utilizador final e ainda a expansão das funcionalidades dos serviços utilizando APIs.

A versão 0.1 integra a API do Twitter, jQuery e inline debuging para quem usa o Firebug.

Alojamento Web

Mozilla Labs – Concept Series

Mozilla Concept Series

A Mozilla quer melhorar a experiência entre o utilizador e a Web, criando assim um browser com novas capacidades.

É então essa a razão pela qual o Mozilla Labs está a juntar ideias, mockups e protótipos e a aceitar apresentações de novos Concepts num projecto ao qual lhe dão o nome de Mozilla Labs Concept Series.

Para já está disponível uma amostra criada pela Adaptive Path para a criação de um browser fullscreen, sem qualquer tipo de toolbars ou barras de endereços, funcionando num ambiente 3D e com várias docks à volta do ecrã.

Aqui fica o primeiro vídeo com uma versão do browser, chamado Aurora, orientada para os desktops:

E no segundo vídeo podemos encontrar a versão para dispositivos móveis, controlada pelo toque.

Alojamento Web

Mozilla Labs apresenta Weave 0.1


A Mozilla Labs anunciou uma nova ferramenta experimentar que tem como objectivo tornar mais fácil o acesso e o controlo do utilizador de aplicações desktop da Mozilla.

Tem o nome de Weave e vai, através de serviços web, permitir ao utilizador ter acesso aos dados da sua aplicação em qualquer lado. Para isso será necessário uma conta no Mozilla Services, onde ficarão guardados os seus favoritos, o histórico, as passwords, preferências, etc.

Isto será bastante util para quem acede à Internet fora de casa, podendo ter o Firefox tal e qual como o tem em casa em poucos segundos.

O Weave encontra-se na versão 0.1 e pode ser instalado em qualquer máquina que já tenha a versão Firefox 3 beta. Nesta versão já é possível a sincronização de favoritos e do histórico de várias instalações para a mesma conta e todos esses dados são encriptados.

Para já é possível autenticar-se a um único servidor ( labs.mozilla.com ), o que poderá dizer que em breve poderá ser possível usar este serviço em redes privadas, empresas num próprio servidor.

Apesar de já ser possível instalar o Weave, deverá tomar precauções ao usar a aplicação.

No entanto, caso deseje instalar o Weave 0.1, deve seguir as seguintes instruções:

1 – Deslocar-se ao https://services.mozilla.com/ e criar uma conta;
2 – Verificar a sua conta, clicando no link de verificação enviado para o seu e-mail;
3 – Instalar o Weave, que é uma espécie de extensão para o Firefox e outros, e reiniciar o Firefox;

Após reiniciar o Firefox, será-lhe pedido que configure o Weave, mas antes de tudo é-lhe pedido que faça o backup dos seus favoritos.

Terminada configuração, o Weave vai sincronizar os seus favoritos e o histórico com a sua conta e a partir de agora poderá aceder aos seus dados em qualquer computador efectuando os mesmos passos.

Para a versão 0.2 do Weave está prometida uma API para facilitar o desenvolvimento de outros serviços web, controlar o acesso à informação de dados específicos e ainda uma UI que permitirá a mudança de interface da aplicação.

A Mozilla pretende com esta ferramenta:

– Fornecer serviços web opcionais alojados pela Mozilla, tal como o Google, a Microsoft, o Yahoo e o Sapo têm;
– Possibilitar os acesso total aos seus dados, melhorando a experiência online do utilizador final, determinando se esta será partilhada ou não com o seu grupo de amigos, família ou ainda de total acesso livre;

Esta nova aplicação vem abrir novas oportunidades e introduzir um novo significado ao Web Browser.