Mozilla Labs apresenta Weave 0.1


A Mozilla Labs anunciou uma nova ferramenta experimentar que tem como objectivo tornar mais fácil o acesso e o controlo do utilizador de aplicações desktop da Mozilla.

Tem o nome de Weave e vai, através de serviços web, permitir ao utilizador ter acesso aos dados da sua aplicação em qualquer lado. Para isso será necessário uma conta no Mozilla Services, onde ficarão guardados os seus favoritos, o histórico, as passwords, preferências, etc.

Isto será bastante util para quem acede à Internet fora de casa, podendo ter o Firefox tal e qual como o tem em casa em poucos segundos.

O Weave encontra-se na versão 0.1 e pode ser instalado em qualquer máquina que já tenha a versão Firefox 3 beta. Nesta versão já é possível a sincronização de favoritos e do histórico de várias instalações para a mesma conta e todos esses dados são encriptados.

Para já é possível autenticar-se a um único servidor ( labs.mozilla.com ), o que poderá dizer que em breve poderá ser possível usar este serviço em redes privadas, empresas num próprio servidor.

Apesar de já ser possível instalar o Weave, deverá tomar precauções ao usar a aplicação.

No entanto, caso deseje instalar o Weave 0.1, deve seguir as seguintes instruções:

1 – Deslocar-se ao https://services.mozilla.com/ e criar uma conta;
2 – Verificar a sua conta, clicando no link de verificação enviado para o seu e-mail;
3 – Instalar o Weave, que é uma espécie de extensão para o Firefox e outros, e reiniciar o Firefox;

Após reiniciar o Firefox, será-lhe pedido que configure o Weave, mas antes de tudo é-lhe pedido que faça o backup dos seus favoritos.

Terminada configuração, o Weave vai sincronizar os seus favoritos e o histórico com a sua conta e a partir de agora poderá aceder aos seus dados em qualquer computador efectuando os mesmos passos.

Para a versão 0.2 do Weave está prometida uma API para facilitar o desenvolvimento de outros serviços web, controlar o acesso à informação de dados específicos e ainda uma UI que permitirá a mudança de interface da aplicação.

A Mozilla pretende com esta ferramenta:

– Fornecer serviços web opcionais alojados pela Mozilla, tal como o Google, a Microsoft, o Yahoo e o Sapo têm;
– Possibilitar os acesso total aos seus dados, melhorando a experiência online do utilizador final, determinando se esta será partilhada ou não com o seu grupo de amigos, família ou ainda de total acesso livre;

Esta nova aplicação vem abrir novas oportunidades e introduzir um novo significado ao Web Browser.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

One thought on “Mozilla Labs apresenta Weave 0.1”

  1. Viva,
    esta funcionalidade que a noticia fala já está disponível à mais de um ano pela google.
    eu já uso o google sync à quase dois anos, e este tem as mesmas funcionalidades aqui apresentadas pelo mozzila wave.
    podem verificar a informação do google sync em :
    [url]http://www.google.com/tools/firefox/browsersync/[/url]

    Posso dizer que esta funcionalidade é mesmo muito boa, principalmente para pessoas como eu que estão sempre a usar computadores diferentes para trabalhar.

    Bom Natal para todos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.