XP Codecpack 2.4.3

XP CodecPack

Hoje em dia existem vários formatos de vídeos com métodos de compressão diferentes, portanto existe a necessidade de instalar vários Codecs para a visualização de certos vídeos.

Com o XP Codecpack 2.4.3 pode instalar um pacote de codecs ao mesmo tempo, permitindo-lhe poupar muito tempo e algumas dores de cabeça.

Entre a lista de codecs podemos encontrar o AC3Filter, FFDShow MPEG-4 Video Decoder, Matroska Splitter, o VSFilter (DirectVobSub), entre outros.

Alojamento Web

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Alojamento Web

Kantaris 0.3.7 – Reproductor de multimédia open-source

Kantais Player

Kantaris é uma aplicação de reprodução de ficheiros multimédia, criado através do código-fonte do já conhecido reprodutor Open-Source VLC Player.

Esta aplicação reproduz a maioria dos ficheiros de media conhecidos, como são o exemplo dos AVI, MPEG, MGEG-AVC, WMV, MOV, MKV, quicktime, matroska, divx, xvid, H264, MP3, WMA, OGG e muitos outros.

Entre as novidades deste player em relação ao VLC Player está a possibilidade de ver trailers de filmes do site da Apple e ainda a integração do Last.fm no mesmo.

O único problema a apontar é o facto de não estar disponível para Linux ou macOSx, estando limitado a sistemas operativos da Microsoft, o que pode ser temporário visto que o código é livre e qualquer pessoa o poderá editar.

Site: Kantaris
Download: Kantaris 0.3.7

Alojamento Web

Flash this converte vídeos para flv e swf

O ffmpeg é uma excelente ferramenta para realizar conversões entre vários formatos de áudio e vídeo. Mas quantos de vós estão dispostos a utilizar a linha de comandos? Não sei porquê, mas penso que a maioria não está para isso.

Para que possam utilizar o ffmpeg sem terem que se atirar de cabeça para a linha de comandos, existe uma pequena aplicação chamada Flash this. Este programa gratuito, disponível apenas para Windows, não é mais que um interface gráfico para o ffmpeg e permite converter vídeos para os formatos swf e flv.

O funcionamento desta aplicação é simples: basta escolher o vídeo que se quer converter, a pasta onde se quer guardar o vídeo convertido escolher o formato swf ou flve clicar no botão Go. Simples e rápido.

Flash this!, via freewaregenius.com

Alojamento Web

RippWire e WinFF: dois utilitários para converter vídeo em GNU/Linux

GNU/Linux é o sistema com mais ferramentas multimédia. Isto é verdade, mesmo que muitas equipas de marketing e fãs de outros sistemas vos digam o contrário. Mas, normalmente, associam-se estas ferramentas a aplicações executadas num terminal, como é o caso do ffmpeg ou do mencoder.

Quando se trata de fazer a conversão de vídeos em GNU/Linux, as duas ferramentas que falei acima são mencionadas quase por reflexo. E isto tem uma razão: são incrivelmente poderosas. O problema é que muitos utilizadores não estão à vontade com o terminal. Por essa razão existem várias aplicações gráficas que permitem fazer a conversão de vídeos em sistemas GNU/Linux, como o RippWire e WinFF.

Para ficarem a conhecer melhor estas aplicações e como as instalar, leiam o artigo publicado no Linux.com. Boas tuxadas!

Alojamento Web

Convert Direct – conversão e download dos vídeos do youtube

Convert Direct é mais um site que permite fazer a conversão e download de um vídeo do Youtube para o nosso computador. Como os serviços já existentes, basta inserir a link do vídeo, escolher o formato (3gp, mp3, avi, mp4, wmv, mpeg ou mov) e converter.

Mas, para além de permitir a conversão do vídeo para vários formatos, o Convert Direct também permite fazer o download do vídeo do youtube sem conversão, ou seja, em formato FLV.

O site é porreiro e pode vir a dar jeito quando não estiver a usar o meu computador. Mas, cá em casa, continuo a preferir os bom velhos youtube-dl, ffmpeg e mencoder.

Alojamento Web

Damn Small Linux 4.0rc5

damn small linux

Ontem, saiu a quinta release candidate da distribuição Damn Small Linux (DSL) 4.0, com poucas novidades em relação à release candidate anterior.

Nesta rc5, os programas MurgaLua, Netconfig.lua e Grub foram actualizados. A opção checkfs foi adicionada ao menu do boot loader Grub, o gettime.lua e as ferramentas dfmext, add2bootlocal, add2filetools e add2Xfiletool foram adicionados aos menus dos window managers jwm e fluxbox, e os erros de HTML do guia de inicialização foram corrigidos.

O DSL é uma distribuição de GNU/Linux extremamente leve – ocupa apenas 50MB. Suporta MP3, MPEG, tem browser, cliente de ftp, visualizador de imagens, editor de texto, um excelente ambiente gráfico (Fluxbox), cliente de chat e muito mais. Uma boa escolha para aquela máquina parada num canto da casa.

Download

Alojamento Web

Mais formatos multimédia no iPhone

A empresa Transmedia anunciou que vai disponibilizar suporte para vários formatos multimédia no iPhone. Para isso vai usar o serviço Glide Mobile, que servirá como plataforma para ambiente de colaboração e partilha de ficheiros.

Os formatos suportados por este serviço são o wmv, mpg, mpeg, avi, divx, mov, mp4, 3gp, wma, wav, au, mp3, m4a, aiff, aac e ac3. Todos estes formatos estão disponíveis para as redes EDGE e Wi-Fi.

O Glide Mobile é um webOS para dispositivos móveis. Tem livro de endereços, ferramenta de email e partilha de ficheiros.

{Fonte: Download Squad}

Alojamento Web

Concurso de software livre da Universidade de Évora e lanparty Open Delta aLANtejo

lan

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora (NEEI) está a organizar o Concurso Nacional de Software Livre.

O concurso, que tem este ano a sua primeira edição, visa promover, divulgar e distinguir o software livre português e os seus criadores. Todos os projectos apresentados no concurso serão divulgados no site oficial e na Revista Linux.

Os premiados serão apresentados no evento Open Delta aLANtejo, receberão menções honrosas e um prémio monetário ainda a definir.

O júri do concurso é composto por, entre outros, alguns dos grandes nomes do software livre, como Jon "maddog Hall (da Linux Internacional), Darío Rapisardi (Programador do GNU/Linex) e Alex Beregszaszi (Programador do MPlayer e FFmpeg).

Para participar neste concurso, os interessados têm que fazer uma pré-inscrição até 18 de Setembro do corrente ano e apresentar os projectos até ao dia 23 do mesmo mês.

Para além do Concurso Nacional de Software Livre, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Évora vai organizar a quarta edição da lanparty Open Delta aLANtejo, na bela cidade de Évora.

O evento vai decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Outubro deste ano.

Ainda não estão definidos os torneiros da Lan, por isso, se estiverem interessados, dêem a vossa opinião no fórum oficial do evento.

Regras do Concurso Nacional de Software Livre
Inscrição no Concurso Nacional de Software Livre
Fórum da Open Delta aLANtejo

Alojamento Web

Linux e Multimédia

Nestes últimos dias tenho visto vários sites sobre multimédia em Linux. Como a maior parte deles fala da componente vídeo, decidi pesquisar mais um pouco sobre o assunto e tentar encontrar uns programas para edição e captura de vídeo, e constatei que o que não falta são programas; o problema é que a maior parte deles são um pouco instáveis.

 

Dos vários programas que fiz download, a maioria tive que compilar. A taxa de sucesso foi reduzida, já que os meus conhecimentos do Linux não são os maiores. No entanto consegui compilar uma versão modificada do ffmpeg (para poder fazer screencast), o freej (um programa muito fixe para VJs) e o effectv (um programa de edição de vídeo em tempo real). Já consegui fazer algumas coisas básicas com o effectv e o ffmpeg mas, como a minha webcam é das rascas, não consigo fazer brincadeiras em tempo real com o freej (embora o freej dê para usar vídeos, imagens e texto e criar efeitos com e entre eles).

 

Também fiz download de alguns pacotes, como o LiVES, o Kdenlive e o Cinelerra. Destes três, acho que o Kdenlive é o melhor para editar vídeo e o LiVES o pior. O Cinelerra está no meio, com algumas funcionalidades muito boas, mas muito menos intuitivo que o Kdenlive. O Kdenlive tem menos efeitos e menos funcionalidades, mas permite uma melhor edição de vídeo e suporta mais formatos.

 

Há mais software para vídeo, como o GePhex, o Veejay e o Moldeo, mas não consegui compilar estes programas.

 

Todos estes projectos têm pequenas equipas a trabalhar neles e a estabilidade dos programas é um pouco reduzida. Mesmo assim é a prova que em Linux existem ferramentas multimédia boas e que só não há melhores porque falta "mão-de-obra".

Há vários programas para trabalhar com multimédia, mas também há várias distros mais viradas para isso. Que distribuições e programas recomendam para trabalhar em multimédia? E qual é a vossa opinião sobre a multimédia em Linux?