Linux e Multimédia

Nestes últimos dias tenho visto vários sites sobre multimédia em Linux. Como a maior parte deles fala da componente vídeo, decidi pesquisar mais um pouco sobre o assunto e tentar encontrar uns programas para edição e captura de vídeo, e constatei que o que não falta são programas; o problema é que a maior parte deles são um pouco instáveis.

 

Dos vários programas que fiz download, a maioria tive que compilar. A taxa de sucesso foi reduzida, já que os meus conhecimentos do Linux não são os maiores. No entanto consegui compilar uma versão modificada do ffmpeg (para poder fazer screencast), o freej (um programa muito fixe para VJs) e o effectv (um programa de edição de vídeo em tempo real). Já consegui fazer algumas coisas básicas com o effectv e o ffmpeg mas, como a minha webcam é das rascas, não consigo fazer brincadeiras em tempo real com o freej (embora o freej dê para usar vídeos, imagens e texto e criar efeitos com e entre eles).

 

Também fiz download de alguns pacotes, como o LiVES, o Kdenlive e o Cinelerra. Destes três, acho que o Kdenlive é o melhor para editar vídeo e o LiVES o pior. O Cinelerra está no meio, com algumas funcionalidades muito boas, mas muito menos intuitivo que o Kdenlive. O Kdenlive tem menos efeitos e menos funcionalidades, mas permite uma melhor edição de vídeo e suporta mais formatos.

 

Há mais software para vídeo, como o GePhex, o Veejay e o Moldeo, mas não consegui compilar estes programas.

 

Todos estes projectos têm pequenas equipas a trabalhar neles e a estabilidade dos programas é um pouco reduzida. Mesmo assim é a prova que em Linux existem ferramentas multimédia boas e que só não há melhores porque falta "mão-de-obra".

Há vários programas para trabalhar com multimédia, mas também há várias distros mais viradas para isso. Que distribuições e programas recomendam para trabalhar em multimédia? E qual é a vossa opinião sobre a multimédia em Linux?

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

6 thoughts on “Linux e Multimédia”

  1. eu por acaso precisava duns programas para dj(mas mais para fazer o som e nao para mixes) encontrei o lmms mas é um pouco lixado trabalhar com.
    quem souber programas assim para o ubuntu que diga SFFV

  2. Bem axo k a multimedia do linux esta a crexer como tudo, a poucos anos atraz nao s ouvia falar nem em linux so parentes do brazil, agora com o creximento que esta a ter tambem a multimedia crexe.
    Existe varios programas k ate sao bem melhores do que os pagos e para o windows, ainda temos a possibilidade de poder modificar é preciso saber 1 pouco d programacao o que infelizment nao sei. Mas acreditem que isto vai crexer a 1 nivel mt grande em que os pagos vao ter que trabalhar mt pra xegarem ao pornto deles.

  3. Concordo que a multimédia esta a crescer no Linux, adoro Linux. Mas as empresas que criam hardware também tem de dar suporte aos seus produtos ou o Linux não era crescer muito. Tenho por exemplo uma X-Fi e não consigo po-la a dar no Linux, o que é pena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.