iTunes Venderá Filmes dos Grandes Estúdios?

Segundo o Hollywood Reporter, espera-se que a Apple anuncie na Quinta-Feira (não explicita se hoje se para a semana) que chegou a acordo com a maioria dos grandes estúdios para vender filmes no iTunes, disponíveis no mesmo dia que em DVD.

O novo acordo envolveria Fox, Walt Disney, Paramount, Universal, Warner Bros, Sony Pictures, Lionsgate e New Line, e permitirá à Apple vender (não alugar) filmes de todas estas editoras no mesmo dia em que saíssem em DVD. É afirmado que a MGM não participa neste acordo.

O sucesso da Disney, que vendeu (até Março) 4 milhões de filmes via iTunes, poderá ter impulsionado os outros estúdios a fazer este acordo com a Apple, que pode levar, inclusive, a uma canibalização das vendas em DVD.

Este acordo criaria pressão nos concorrentes do iTunes (como o Amazon Unbox e o Microsoft XBox Live Marketplace), podendo fazer da Apple um líder dominante no mercado digital de filmes, tal como é no de músicas.

Relativamente a preços, é avançado que estes poderão atingir os 15$, tal como já acontece com os da Disney, que são vendidos a 15$ para títulos novos e 10$ para títulos antigos.

O anúncio era esperado para o início desta semana, talvez no dia em que o iTunes fez os seus 5 anos.

Alojamento Web

Directo do passado: Introdução ao G4 Cube

Foi na Macworld New York 2000, que Steve Jobs apresentou ao mundo o G4 Cube:

Foi na Macworld New York 2000, que Steve Jobs apresentou ao mundo o G4 Cube:

Embora este tenha inovado no design, falhou por ser demasiado caro, não era o suficiente potente e difícil de fazer upgrades. O G4 Cube é “posto no gelo”, em Julho de 2001, com a Apple a prometer que iria “renascer”. Quatro anos mais tarde, na Macworld San Francisco 2005, Steve Jobs apresentou o Mac Mini, este teve uma maior aceitação por parte do publico.

Alojamento Web

Safari para Windows Actualizado

A Apple também aproveitou o dia de hoje para actualizar o Safari para Windows, introduzindo-lhe novas funções e corrigindo alguns bugs.

Em linhas gerais, a nova versão do Safari permite introdução de caracteres internacionais, redimensionamento da janela por qualquer lado, novos atalhos de teclado e maior e melhor estabilidade, compatibilidade, segurança e performance.

O update está disponível via Software Update ou por download directo.

Download | Safari for Windows 3.0.4 (imagem retirada do TUAW)

Alojamento Web

Caminho para o Leopard: Nova Dock 2D

Bom, parece que a Apple está a voltar ao estado normal. E por estado normal entenda-se empresa que se preocupa com os clientes e os ouve. Estamos a 1 dia e poucas horas de dia 26, que será um dia histórico, e ainda se vão descobrindo aos poucos algumas novidades do Leopard.

Lembram-se do quão horrível a Dock 3D ficava quando estava nas laterais? Parece que a Apple arranjou uma solução para isso. Pode não ser tão elegante como a Dock em 3D, mas a resolução foi a criação de uma Dock em 2D. A nova Dock no entanto encaixa perfeitamente no estilo do Leopard, com o seu fundo preto e bordas brancas, juntamente com as pontas arredondadas. Pode não reflectir as janelas ao passar por isso mas, será isso realmente necessário?

Mas as novidades não se ficam por aqui. Também havia quem não gostasse mesmo da Dock 3D, estivesse ela onde estivesse, portanto é agora possível usar a Dock que foi criada para as laterais na parte de baixo do ecrã.

Estará a Apple a voltar à Apple que conhecemos e amamos? Pelo menos assim o parece.

Alojamento Web

26 de Outubro: Dia de Leopard!

É oficial, o Leopard vai ser lançado a 26 de Outubro (mas não em Portugal).

A Apple confirmou hoje o lançamento do Leopard a 26 de Outubro, como os rumores disseram. O novo Mac OS X conta com mais de 300 actualizações em relação ao Tiger, e é o maior update de sempre de um sistema operativo da Apple.

Entre as novidades estão o novo look, o novo Finder, o Spaces, Time Machine, Quick Look e algumas funções novas no iChat. Ao fazer uma breve pesquisa pela lista das mais de 300 actualizações do Leopard descobri uma que nos interessa particularmente.

Finalmente, a Apple reparou que ao lado de Espanha existe um pequeno país chamado Portugal. E que quer isto dizer? Que dizer que nos livrámos de vez do Mac OS X em Português do Brasil, pois a nova versão está disponível em Português de Portugal.

No comunicado oficial, e num típico humor de Steve Jobs, pode-se ler:

“Leopard, the sixth major release of Mac OS X, is the best upgrade we’ve ever released,” said Steve Jobs, Apple’s CEO. “And everyone gets the ‘Ultimate’ version, packed with all the new innovative features, for just $129.”

A nova actualização vem agora com o pacote completo, ou seja, FrontRow (para isso é preciso um Mac com receptor de IR) + PhotoBooth + BootCamp.

Tal como já se esperava pelas últimas betas, para correr o Leopard é necessário um Mac com um PowerPC G4 a 867 MHz, um PowerPC G5 ou um processador Intel e 512MB de RAM.

Amanha serão escritos uma série de posts referentes às novas funções do Leopard, detalhadamente.

E para terminar este post, tal como diz a Apple: Add a new Mac to your Mac (Adicione um novo Mac ao seu Mac)!

Alojamento Web