linuX-gamers – uma distribuição linux para jogos

linux-Gamers

Para aqueles que pensam que jogar em Linux é impossível, venho informar que estão bem enganados.

Jogar em Linux pode não ser a melhor opção, mas não quer dizer que é impossível correr jogos para além do SuperTux ( Versão do Super Mario super viciante ). Existem até jogos bem engraçados para Linux e gratuitos.

Mas o motivo que me leva a escrever este artigo, é o facto de existir uma distribuição optimizada especificamente para jogos. Essa é uma das vantagens do sistema operativo Linux, qualquer pessoa, grupo ou empresa pode pegar no código-fonte e criar versões orientadas especificamente para uma certa função.

linuX-gamers.net é o nome da distribuição liveDVD baseada em Arch Linux que incluí os drivers para placas gráficas ATI e nVidia e uma mão cheia dos melhores jogos gratuitos a 3-dimensões.

Na distribuição podemos encontrar alguns jogos conhecidos como Ufo:ai, um jogo de estratégia, Torcs, um simulador de corridas de carro, Tremulous, Vegastrike, Teeworlds, Savage, Sauerbraten, Openarena, Nexuiz, Giest e muitos outros.

Download: linuX-gamers.net

Alojamento Web

Nexuiz 2.4 foi lançado e vem com muitas novidades

nexuiz

Quem disse que não há jogos bons para GNU/Linux?! Vejam o Nexuiz, por exemplo. Este é um dos first-person shooters livres mais populares. E apesar de ser livre, é um jogo capaz de "viciar" muitos utilizadores.

Ontem, foi lançada a versão 2.4 deste jogo. O menu foi recriado; foram adicionados dois novos mapas; os modelos dos itens e armas foram actualizados; a performance gráfica e de rede foram optimizadas, assim como a inteligência artificial; o consumo de memória foi melhorado; e os gráficos do jogo, como os reflexos da água, estão mais "pipi".

Se são fãs deste tipo de jogos, o Nexwiz é uma boa alternativa à emulação de títulos conhecidos, dentro deste género de jogos, para Windows.

Download

via Phoronix.com

Alojamento Web

Sabayon 3.4, revisão F

Saiu uma nova revisão do Sabayon 3.4, revisão F. Pensem nestas revisões (ou updates, como preferirem) como actualizações importantes da distribuição, mas insuficientemente grandes para serem considerados uma nova versão. Melhor, pensem nisto como um service pack do Windows.

Nesta revisão, a sessão live está até três vezes mais rápida, graças aos melhoramentos da ferramenta de configuração do OpenGL, o Beagle só é iniciado quando o utilizador o deseja, o suporte para o sistema de ficheiros Ext4 foi actualizado e o Portage – o sistema de gestão de pacotes – tem uma maior performance. O editor de texto Vim foi incluido na instalação padrão, assim como a versão 8.40.4 dos drivers das gráficas ATI.

O Sabayon é uma distribuição GNU/Linux, disponível para processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel, baseada no Gentoo e é direccionada para o Desktop e fãs de jogos, graças à inclusão dos jogos Warsow, Torcs, Savage2 e Nexuiz. No ambiente gráfico utiliza o KDE 3.5.7, GNOME 2.18.2 e o Xorg 7.3, suporta leitura e escrita em partições NTFS e, de acordo com os seus criadores, tem o melhor sistema de detecção de hardware.

Download do Sabayon

{Fonte: Fóruns Sabayon, via Distro Watch}