Para aqueles que pensam que jogar em Linux é impossível, venho informar que estão bem enganados.
Jogar em Linux pode não ser a melhor opção, mas não quer dizer que é impossível correr jogos para além do SuperTux ( Versão do Super Mario super viciante ). Existem até jogos bem engraçados para Linux e gratuitos.
Mas o motivo que me leva a escrever este artigo, é o facto de existir uma distribuição optimizada especificamente para jogos. Essa é uma das vantagens do sistema operativo Linux, qualquer pessoa, grupo ou empresa pode pegar no código-fonte e criar versões orientadas especificamente para uma certa função.
linuX-gamers.net é o nome da distribuição liveDVD baseada em Arch Linux que incluí os drivers para placas gráficas ATI e nVidia e uma mão cheia dos melhores jogos gratuitos a 3-dimensões.
Na distribuição podemos encontrar alguns jogos conhecidos como Ufo:ai, um jogo de estratégia, Torcs, um simulador de corridas de carro, Tremulous, Vegastrike, Teeworlds, Savage, Sauerbraten, Openarena, Nexuiz, Giest e muitos outros.
Download: linuX-gamers.net