iPod Nano 5G com câmara integrada

iPhone Nano

A grande novidade do evento Apple foi sem dúvida o iPod Nano com a câmara de vídeo embutida, o suporte a rádio FM e ainda o pedometer.

O iPod nano é sem dúvida o leitor de mp3 mais vendido em todo o mundo, com cerca de 100 milhões de vendas no total.

A Apple decidiu que o iPod Nano ainda não estava a 100% e portanto decidiu melhorar este pequeno gadget, adicionando-lhe a cereja no topo.

Câmara iPhone Nano

iPod Nano Orange

O iPod Nano 5G têm uma câmara integrada com micro que permite rapidamente capturar imagem e som, tornando-o assim não só em apenas um agradável leitor de mp3 com suporte a vídeo, mas também numa mini versão da pocketcam Flip Mino.

Com a câmara poderá capturar vídeos e adicionar efeitos em tempo real, tal como no Photo Booth e posteriormente basta ligar ao seu computador, sincronizar e poderá partilhar com todo o mundo via mobile.me, Youtube, Facebook ou qualquer outra rede social de partilha de vídeos.

Com a adição da câmara, o ecrã também teve um pequeno aumento em relação ao modelo anterior para 2,2″.

Rádio FM com pausa

Se sempre sonhou com um iPod com rádio FM, então este é o mp3 para si. O iPod Nano vem equipado com uma excelente ferramenta para ouvir rádio fm, possibilitando-o também saber quem é o cantor ou a banda e o nome da música que está a tocar.

Para além disso poderá também associar tags às rádios que vai encontrando e até mesmo fazer pausa à emissão e voltar novamente a ouvir a emissão do mesmo ponto onde parou. Poderá até mesmo recuar até 15 minutos atras.

Pedometer e Nike+


Com o seu kit de desporto Nike +, poderá utilizar o seu iPod Nano para controlar as suas caminhadas, graças ao Pedometer.

Graças ao Pedometer que utiliza o acelerómetro integrado, é-lhe possível saber a distância percorrida, as calorias queimadas, a duração e outras informações que podem depois ser sincronizadas com a sua conta no site nikeplus.com.

VoiceOver

Igualando ao iPod Shuffle, o iPod Nano passa agora a ter a funcionalidade de VoiceOver, que permite saber informações da música que está a ouvir com apenas um claque no botão central de Click Wheel.

Preço iPod Nano 5G

Apple iPod Nanos

Os iPod Nano 5G estão disponíveis em 9 cores e têm um custo de 139€ para a versão de 8GB e 169€ para a edição de 16GB. (Preços da Store Portuguesa)

Alojamento Web

Como criar um blog – parte 2

E aqui estamos nós para a segunda parte do artigo “Como criar um blog”. Desta vez o objectivo será criar a imagem do site, ou seja, colocar o site com um aspecto que o agrade a si e ao publico alvo.

Algumas das sugestões aqui dadas são apenas a minha opinião pessoal, poderão até haver melhores alternativas.

Como criar um logótipo

Uma das melhor formas de criar uma imagem única é ter um logótipo original, simples e que fique memorizado na cabeça dos seus leitores.

Exemplos disso são os logótipos de marcas como a Apple ou a Nike, simples e de fácil memorização.

Se não tem jeito para o design, procure algum designer com provas dadas de que tem jeito para a coisa. Esta opção pode não ser muito acessível para quem quiser iniciar um blog, mas se acreditamos em algo, devemos investir nele não?

A escolha do logótipo tem que ser algo feito com pés e cabeça. O logótipo deverá ter a ver com o tema do seu blog, não fazia sentido colocar uma bola de futebol num logótipo sobre um site de gadgets, bem como um telemóvel num logótipo de um site sobre desporto.

Principalmente escolha um logótipo que o permite criar várias tonalidades de cor.

Para além do logótipo, poderá em alternativa criar uma mascote, no entanto no caso da mascote terá que ter em causa que esta deverá mostrar várias posições.

Escolher o theme do blog

Após ter o logótipo do blog, deverá ter em conta na tonalidade de cores do blog.

Se for um site sobre Rock, não fará sentido colocar uma tonalidade de cores claras, muito pelo contrário, as cores deverão ser escuras. Se por outro lado, for um site sobre casamentos, não fará sentido colocar cores escuras.

Neste caso, como estamos a usar o WordPress, aconselho-o a dar uma vista de olhos pelo directório de themes oficial. Aí poderá encontrar vários themes compatíveis com o seu gosto e filtrar os resultados, escolhendo se deseja themes widget-ready, escuros, claros, com o código válido, uma, duas ou mais colunas, etc.

Em qualquer dos casos poderá fazer pequenas alterações no seu theme de forma a acertar pequenos detalhes.

Acima de tudo o que se deseja é que você se sinta bem com o design do seu próprio site e que a maioria dos seus leitores gostem do mesmo.

Caso deseje desenvolver o seu próprio theme, deverá ter alguns conhecimentos prévios em HTML e CSS e ler a excelente documentação do WordPress no Codex @ WordPress.

Deverá tentar perceber a hierarquia de um theme WordPress e em caso de dúvida, verificar o código de outros themes.

Facilmente poderá adicionar várias sidebars dinâmicas que podem ser geradas através do backend do WordPress.

Na minha opinião, o WordPress é um dos CMS mais fáceis de criar themes, por isso alguém com alguns conhecimentos, não terá dificuldade em criar um theme ao seu gosto.

A próxima parte do tutorial vai ser a escolha dos plugins para o WordPress, por isso não deixem de ler o WebTuga diariamente, pois não tem data definida para escrever esse artigo.

Veja a primeira parte do tutorial: Como criar um blog – parte 1
Alojamento Web

Apple Quer Por-nos em Forma

Num conjunto de novas patentes, a Apple quer por-nos em forma, usando o iPhone/iPod Touch. As patentes descrevem uma série de programas relacionados com o “lifestyle”, como programas para gerir dietas ou exercícios.

Alguns dos dados necessários para as aplicações seriam recolhidos através dos acelerómetros dos aparelhos, um pouco ao estilo do kit da Nike para o iPod Nano.

As patentes ainda descrevem programas para fazer a gestão da vida familiar ou hábitos em casa.

Alojamento Web

A evolução do logótipo da Apple

O primeiro logótipo da Apple foi criado em 1976 por Steve Jobs e Ronald Wayne, o terceiro fundador da empresa.

Na imagem podia-se ver Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira, aquando a denominação da Lei da Gravitação.

No entanto esse mesmo logótipo foi substituido no mesmo ano pela Maça Colorida, criado pelo Rob Janoff, que permaneceu até principios de 1999.

Em 1990, Steve Jobs insistiu em simplificar o logótipo, para tal manteu-se a forma, mas retirou-se as linhas do arco-íris que o compunha.

A partir de aí, o logotipo apenas sofreu alterações na cor, podendo ser encontrado de várias cores ( habitualmente as 3 da direita na figura acima ).

Hoje em dia a simplicidade de logótipos como o da Apple e da Nike faz com que a marca seja reconhecida através do logo, mesmo que este não seja acompanhado pelo nome da marca.

citando Applesfera