CloneZilla – Clonar disco rígidos

CloneZilla

CloneZilla é um software que corre em LiveCD e que permite efectuar backups e particionar discos rígidos.

Este é o software ideal para quem necessita de efectuar uma cópia de segurança do seu disco rígido ou para quem deseja criar uma rede onde deseja que vários computadores tenham o mesmo conteúdo.

O CloneZilla é opensource e suporta vários sistemas de ficheiros, entre eles o ext2, ext3, ntfs, fat, xfs e HFS+.

Alojamento Web

GParted LiveCD 0.3.9-4

GPartedGParted LiveCD é uma distribuição bastante simples com o objectivo de correr a ferramenta de particionamento de dispositivos de armazenamento, chamada GParted.

GParted ou Gnome Partition Editor é uma ferramenta bastante útil que lhe permite formatar, alterar o tamanho, alterar o sistema de ficheiros e ainda criar partições em dispositivos de armazenamento.

Com a distribuição, poderá rapidamente preparar um computador para instalar um sistema operativo ou funcionar como partição de partilha de ficheiros, podendo escolher entre vários tipos de sistema de ficheiros.

Ao contrário de algumas ferramentas do género, o GParted é gratuito.

Alojamento Web

Windows XP: Aumentar a performance do sistema de ficheiros

windows dica xp howto performance sistema ficheiros filesystem

Por norma, no Windows XP é guardada a informação sobre a altura do último acesso a cada ficheiro. Esta simples funcionalidade, parecendo que não, aumenta o tempo de acesso aos ficheiros. Para a desactivarem, e assim aumentarem um pouco a performance do vosso sistema de ficheiros, têm que aceder ao registo do Windows (regedit); abrir a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem, adicionar o valor DWORD com o nome NtfsDisableLastAccessUpdate e confirmar; dar o valor 1 à DWORD criada; e confirmar.

Depois de seguidos estes passos, só vos resta reiniciar o computador. Mas tenham em atenção que as alterações ao registo do Windows podem ser perigosas. A realização desta alteração fica ao vosso critério e responsabilidade.

via Genbeta.com (de onde a imagem foi "gamada")

Alojamento Web

Como aceder a partições de GNU/Linux em Windows

Em sistemas GNU/Linux é possível aceder às partições de Windows e até escrever nelas: basta instalar o driver NTFS-3G. O inverso é igualmente simples: só precisam de utilizar uma aplicação que consiga detectar as partições da vossa distribuição.

Para quem não conhece essas aplicações, o site Howto Forge diz quais são e explica como trabalhar com elas para que, em Windows, possam aceder às partições que criaram para a vossa distribuição de GNU/Linux.

Alojamento Web

Como aceder a partições de GNU/Linux em Windows

linuxOs utilizadores que, por alguma razão, têm um sistema dual-boot com GNU/Linux e Windows, já podem aceder à partição de GNU/Linux enquanto estão em Windows. Para isso necessitam do programa Linux Reader, uma pequena aplicação que vos permite ter acesso de leitura à partição onde está instalada a vossa distribuição de GNU/Linux, para que possam ir aceder um documento que necessitam sem necessidade de reiniciar o computador, entrar para o sistema operativo a sério e copiar o dito ficheiro para a partição NTFS, onde está o sistema operativo mais… fraquinho.

Linux Reader, via Download Squad

Alojamento Web

Mint Linux 4.0

O projecto Linux Mint anunciou o lançamento da versão 4.0 desta distribuição de GNU/Linux direccionada para utilizadores de desktop.

Como sempre, o Mint usa a mais recente versão do Ubuntu, 7.10, como base, por isso é compatível com os repositórios e pacotes do Ubuntu e vem com o gestor de desktop GNOME 2.20.

As maiores novidades nesta versão são a inclusão de um gestor de actualizações chamado mintUpdate, que avisa o utilizador da fiabilidade de cada update, por forma a que a estabilidade do sistema não seja comprometida; e a inclusão do mintDesktop, um utilitário que permite configurar o desktop de uma forma simples e intuitiva.

Sendo uma distribuição direccionada para o desktop, já vem com suporte para vários formatos multimédia e leitura e escrita em partições NTFS. Programas como Compiz, Thunderbird, Firefox, OpenOffice, Pidgin e GIMP estão incluídos no Mint 4.0.

Para poderem desfrutar das novidades do Linux Mint 4.0, apenas têm que fazer o download e proceder à sua simples e rápida instalação. Se utilizarem a versão anterior e quiserem fazer o upgrade, leiam atentamente as instruções disponibilizadas pelos criadores desta distribuição.

Boas "tuxadas"!

Alojamento Web

Ubuntu 7.10 oficialmente disponível

A Canonical já disponibilizou a versão 7.10 do Ubuntu e respectivos congéneres. O download é de, aproximadamente, 700MB para cada membro da família Ubuntu.

O Ubuntu 7.10 vem com o novíssimo GNOME 2.20, suporte nativo de leitura e escrita para partições NTFS, mudança rápida de utilizador, utilitário gráfico para a configuração do monitor e da gráfica, applet de pesquisa melhor integrada com o sistema, efeitos 3D, Firefox com utilitário para instalação automática de plugins, instalação automática de impressoras e melhor gestão do consumo de energia.

É melhor deixar-me de conversa e dar-vos a link para download. Boas "tuxadas"!

Alojamento Web

Defraggler – software de desfragmentação de ficheiros


A Piriform, empresa responsável pelo CCleaner e pelo Recuva
avança agora com uma nova aplicação de desfragmentação de ficheiros, chamada Defraggler.

A grande novidade desta aplicação em relação às outras aplicações do género é a possibilidade de desfragmentar apenas um ficheiro, sem necessidade de proceder com a desfragmentação total do disco rígido.

Algumas especificações do software:

  • Permite seleccionar ficheiros individualmente;
  • Leve e compacto ( executável com menos de 1 MB );
  • Suporta Windows Vista;
  • Suporte aos sistemas de ficheiros NTFS e FAT32;
  • Licença Freeware!!!

O único senão da aplicação é o facto de esta não correr em sistemas 64bits, no entanto a equipa da Piriform está a trabalhar nisso.

Homepage: Defraggler

Alojamento Web

Ubuntu 7.10 beta1

A primeira beta dos Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Ubuntu Server 7.10 foram disponibilizadas hoje pela Canonical.

O Ubuntu 7.10 vem com o recém-lançado GNOME 2.20 como gestor de desktop, kernel 2.6.22 do Linux, Compiz Fusion activado por definição – caso o computador tenha os requisitos para correr programa e com o utilitário gráfico para definir as configurações do X.org (resolução, driver da gráfica, etc).

O NTFS-3G, o driver que permite o acesso de leitura e escrita a partições NTFS, vem activo por definição. Isto é particularmente útil para quem tem dual-boot com Windows, ou deixou recentemente Windows mas mantém algumas partições em NTFS.

Download Ubuntu 7.10 beta1
Download Ubuntu Server 7.10 beta1
Download Kubuntu 7.10 beta1
Download Xubuntu 7.10 beta1
Download Edubuntu 7.10 beta1

{Fonte: Desktop Linux}

Alojamento Web

Sabayon 3.4, revisão F

Saiu uma nova revisão do Sabayon 3.4, revisão F. Pensem nestas revisões (ou updates, como preferirem) como actualizações importantes da distribuição, mas insuficientemente grandes para serem considerados uma nova versão. Melhor, pensem nisto como um service pack do Windows.

Nesta revisão, a sessão live está até três vezes mais rápida, graças aos melhoramentos da ferramenta de configuração do OpenGL, o Beagle só é iniciado quando o utilizador o deseja, o suporte para o sistema de ficheiros Ext4 foi actualizado e o Portage – o sistema de gestão de pacotes – tem uma maior performance. O editor de texto Vim foi incluido na instalação padrão, assim como a versão 8.40.4 dos drivers das gráficas ATI.

O Sabayon é uma distribuição GNU/Linux, disponível para processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel, baseada no Gentoo e é direccionada para o Desktop e fãs de jogos, graças à inclusão dos jogos Warsow, Torcs, Savage2 e Nexuiz. No ambiente gráfico utiliza o KDE 3.5.7, GNOME 2.18.2 e o Xorg 7.3, suporta leitura e escrita em partições NTFS e, de acordo com os seus criadores, tem o melhor sistema de detecção de hardware.

Download do Sabayon

{Fonte: Fóruns Sabayon, via Distro Watch}