OLPC: XO com GNU/Linux vai ser vendido na Amazon

Durante uns tempos, pouco se ouviu ou leu sobre o projecto OLPC. Uma das razões para isso foi o fraco sucesso do programa «give one, get one», que apenas contemplava os Estados Unidos da América, em que um cliente comprava um destes netbooks e metade desse valor era usado para enviar um netbook para uma criança de um país em vias de desenvolvimento.

Entretanto, o projecto procurou novas estratégias e parcerias. A Amazon mostrou interesse e o anúncio da parceria não tardou. Hoje, ficamos a saber que a Amazon vai iniciar a comercialização do XO – apenas o modelo com GNU/Linux – já no próximo dia 17, num programa semelhante ao «give one, get one», mas que também abrange os países europeus (sim, Portugal incluído): o cliente paga 400 dólares americanos (mais ou menos 321.36 euros) e metade desse valor é usado para enviar um XO a uma criança de um país em vias de desenvolvimento.

Para enviar os XO às crianças, uma outra parceria foi feita, esta com a International Telecommunication Union.

A venda do XO na Amazon não é a única novidade deste projecto. De acordo com o site pcworld.com, o XO deverá receber uma actualização ao hardware no primeiro trimestre de 2009. Mais memória RAM, mais espaço para armazenamento, um processador mais rápido e um novo receptor wireless deverão fazer parte do XO-1 Gen 1.5, o nome de código da possível nova versão do XO.

{via Desktop Linux}

Alojamento Web

Podcast Triplo Expresso – 3º episódio ( Netbooks )

Triplo Express

O terceiro episódio do podcast Triplo Expresso foi gravado em directo ontem e teve como tema principal os Netbooks.

Para além de aprofundarem o tema principal, falando do OLPC, Asus Eee PC, MSI Wind e do mais recente projecto “Magalhães”, os 3 bloggers falarem acerca do Cuil, do iPhone e do suposto telefonema de Steve Jobs a um jornalista em relação ao seu estado de saúde.

No final, o Phil, o David Rodrigues e a Maria João Valente deixaram as suas sugestões de leitura.

Cliquem aqui para ouvirem o podcast.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 19/05/08 – 25/05/08

Boa noite a todos, para acabar o dia vou fazer um pequeno apanhado dos melhores posts desta semana na rede WebTuga.

Esta semana começamos da melhor forma, com a notícia de que alguém foi atacado por ovos voadores. O OVNI só foi identificado assim que se despenhou na parede mais próxima.

Foi também no início desta semana que nos deram a conhecer o futuro OLPC XO 2.0. O portátil parece prometedor, esperemos para ver se o preço coincide com os preços avançados.

Fiquem com os melhores posts…

Até já… mua!

Alojamento Web

OLPC XO 2.0 – O que podemos esperar de…

 

Video OLPC 2.0


Ontem, dia 20 de Maio, em Cambridge na OLPC Global Country Workshop, o fundador do projecto OLPC, Nicholas Negroponte, anunciou a segunda versão do OLPC XO, o portátil de baixo custo para crianças de países subdesenvolvidos, que terá o nome de XO-2 e avançou que a campanha "Give 1, Get 1" será reaberta em Agosto ou Setembro de 2008.

Com o consumo reduzido para 1 Watt, este novo portátil terá cerca de metade do tamanho da primeira versão e incluirá dois ecrãs sensíveis ao toque, possibilitando ainda a leitura de livros digitais ( eBooks ) na horizontal, ao estilo de um livro real, com página esquerda e direita.

O teclado poderá ser alterado, visto que é integrado num dos ecrãs, podendo ser usado numa versão simples para crianças mais novas e numa versão mais complexa, com possibilidade de várias línguas, para crianças com mais idade.

Cada ecrã tem um custo de 20$, graças aos LCD’s dos reproductores de DVD portáteis e o preço estimado para o portátil será de 70$.

Negroponte estima que o portátil será lançado em 2010.

PS: Eu quero!

Alojamento Web

LiveCD do OLPC XO

Se gostavam de experimentar o OLPC XO, mas não têm disponibilidade ou vontade de o adquirir, experimentem o LiveCD desta distribuição baseada no excelente Debian GNU/Linux.

A mais recente versão deste LiveCD é baseado na development build 689 do OLPC e vem com suporte para os seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão.

 Pode não ser o mesmo que o próprio portátil, mas já permite ficar a conhecer um pouco a plataforma.

Download, via alt1040.com

Alojamento Web

OLPC: campanha prolongada até ao final de Dezembro

OLPCA poucos dias do final da campanha One Laptop per Child (OLPC), o presidente da fundação com o mesmo nome da campanha – OLPC – decidiu prolongar a duração desta até ao final de Dezembro.

Na base desta decisão está o enorme número de pedidos verificados nos últimos dias, no feedback positivo que a campanha tem recebido e nos pedidos feitos por várias pessoas para que o prazo fosse aumentado, por forma a poderem organizar grupos para participar nesta iniciativa.

Infelizmente o OLPC está apenas disponível para cidadãos dos Estados Unidos da América e do Canadá. O preço de um OLPC ronda os 199 dólares, sendo que a compra de uma máquina reverte na entrega de outra a uma criança desfavorecida.

Alojamento Web

Dia da Liberdade de Software

Hoje, 15 de Setembro, festeja-se, um pouco por todo o mundo, o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software). Para além dos festejos, serão mostradas as virtudes e benefícios do uso de Software Livre.

Mais de 330 equipas em 90 países participarão neste evento, que conta com o apoio das Nações Unidas, Canonical, Danish Unix User Group, Google, MindTouch, Free Software Foundation, Zenoss, ManComun.Org, IOSN, Linux Magazine, Zac-Ware, The Open CD e OLPC. Infelizmente, Portugal não tem uma equipa oficial, mas mais anos virão e a criação de uma equipa para o evento pode estar para breve.

O Software Freedom Day começou no dia 28 de Agosto de 2004; na altura, mais de 70 equipas de todo o mundo participaram no evento. No segundo ano do evento, a data de festejo mudou para o dia 10 de Setembro e, mais tarde, foi estabelecido o terceiro sábado de Setembro como o Dia da Liberdade de Software.

As comemorações deste dia também estão a acontecer, de forma informal, em Portugal, este país agarrado tão agarrado à Microsoft. O site Programas Livres está a oferecer o cd oficial do projecto a quem deixar, até às 23h59m de hoje, um comentário no artigo sobre o Dia da Liberdade de Software; para ganhar um cd, basta apenas, no comentário, contar a vossa história de mudança do software proprietário para o software livre. Também no âmbito das comemorações, mas fora do país, o projecto The Open CD actualizou o conteúdo do CD com software livre para Windows e já o tem disponível; se tiverem interessados, podem fazer o download aqui.