GKrellM – Monitor de Sistema MacOSx, Windows e Linux

Icon Monitor

GKrellM é uma ferramenta que permite monitorizar o sistema operativo, seja ele Windows, macOSx ou Linux, permitindo-lhe obter informações do CPU, processos, rede, memória, bateria, ligação à Internet e ainda obter informações da sua conta no projecto Folding@Home.

Existem várias opções que lhe permitem expandir as funcionalidades do GKrellM, como por exemplo mostrar as ultimas strings guardadas no clipboard, ver a hora em cidades com diferentes fuso-horários, controlo o seu player de música, etc…

Este software de monitorização de sistema está disponível não só para os três principais, Linux, macOSx e Windows, mas também para FreeBSD, OpenBSD e NetBSD.

Alojamento Web

Icecat 3.0.3 em Português Europeu

Depois de algumas horas nisto, finalmente consegui compilar o Icecat 3.0.0.3 com suporte para o Português Europeu. Em vez de terem que descarregar o browser em inglês e depois instalar o pacote de idiomas, podem descarregá-lo já em português.

Para quem já não se recorda, o Icecat é uma implementação totalmente livre do Firefox. Não tem EULAs, nem pequenos bits proprietários. É tão livre como o Emacs ou o GCC.

Para disponibilizar o Icecat em português, usei a tradução portuguesa do Firefox. Essa tradução foi sujeita a algumas pequenas alterações, que poderão ver neste diff. Se quiserem agradecer a alguém, agradeçam à equipa que traduz o Firefox para português, porque o grande trabalho de traduzir este browser é deles.

Esta versão do Icecat foi compilada para o sistema GNU/Linux. Se o quiserem executar em FreeBSD, OpenBSD, Windows, Mac OS X ou qualquer outro sistema, descarreguem o código-fonte e compilem-no. O processo é, ou deverá ser, relativamente simples.

Se, por algum motivo, o browser aparecer em inglês, vão às opções avançadas (about:config), procurem a opção «general.useragent.locale» (sem as aspas) e alterem o seu valor para «pt-PT» (também sem as aspas).

Que as vossas navegações sejam livres!

Alojamento Web

Wormux – O Worms Livre e Grátis

Um dos jogos que joguei muito na minha infância foi o Worms, aquelas minhocas a saltar de um lado para o outro aos tiros, davam para entreter a família e os amigos por umas horas.

Para aqueles que utilizam o Mac, mas gostavam de ter o Worms, sem ter de recorrer à emulação, podem encontrar agora o Wormux. Continue reading “Wormux – O Worms Livre e Grátis”

Alojamento Web

Torna a PlayStation 3 num servidor multimédia com GNU/Linux

Um dos pontos fortes dos sistemas operativos livres, seja o GNU/linux, FreeBSD, OpenBSD ou outro, é a sua portabilidade: tanto podem correr num x86, como num x86_64, SPARC, PPC, etc. Isto faz com que seja possível usá-los em imensas plataformas.

Uma dessas plataformas é a PlayStation 3, da Sony, que pode ser usada como Media Server (servidor de conteúdos multimédia). Para saberem como a podem tornar no vosso servidor multimédia caseiro, leiam o tutorial do howtoforge.com.

Alojamento Web

Transmission: o novo cliente bittorrent do Ubuntu

Várias mudanças são esperadas na próxima versão do Ubuntu. Uma delas é o novo cliente de bittorrent que virá instalado por defeito: o Transmission.

O Transmission está disponível para GNU/Linux, Mac OS X, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e Solaris, é muito leve e tem todas as funcionalidades necessárias a um cliente de bittorrent (UPnP, NAT-PMP, controlo geral e individual da velocidade de download e upload, etc).

A minha experiência com esta aplicação é muito positiva. Actualmente, é o meu cliente de bittorrent padrão, que uso para descarregar as várias distribuições que vou experimentando.

Esperem um excelente cliente de bittorent no Ubuntu.

via torrentfreak.com

Alojamento Web

Nixstaller 0.3

O Nixstaller é um projecto que se quer tornar no instalador universal para GNU/Linux. Apesar disso ser um pouco complicado, é um projecto interessante que já tem nova versão.

A nova versão, 0.3, tem um novo interface em GTK+2 (o mesmo do GNOME), suporte para OpenBSD 4.1, NetBSD 4.x e Solaris 10 e adição de novas widgets.

Download do Nixstaller