Vídeo da Instalação do Windows Se7en


(Vídeo: Instalação Windows Se7en)

Ontem decidi inscrever-me no programa de beta testing publico para o Windows Se7en. Fiz o download sem qualquer dificuldade, ao contrário de algumas pessoas que tiveram dificuldades na transferência da imagem do Windows 7. No entanto não percebo porque é que a Microsoft não utilizou tecnologia Bittorrent para disponibilizar o ISO do Windows 7, tal como sugerido pelo Carlos Martins.

Para instalar o sistema operativo necessitava de uma drive de armazenamento com algum espaço e não podia ser USB, portanto lá pesquisei e encontrei um vídeo onde explicava como abrir o WD MyBook e retirar o disco rígido. É bastante fácil, basta um pouco de esforço para retirar a capa exterior e por dentro temos o disco rígido (green product), e um adaptador Sata -> USB.

Inscrevi-me no programa beta do Windows 7, foi-me dada uma chave e fiz o download do iso pelo Macbook e lá gravei a imagem para um DVD. Em seguida retirei o disco Sata do meu computador e substitui-o pelo disco do Western Digital.

Coloquei o DVD na drive dvd, liguei o computador e arranquei pelo DVD. Formatei uma das partições que tinha no disco em Fat32, o que foi um pouco confuso devido ao gestor de partições. A instalação foi bastante rápida, apesar de ao início demorar a descompactar os ficheiros.

Ao fim de alguns minutos tinha o Windows 7 instalado e a correr perfeitamente. A primeira coisa que me lembro de acontecer ao entrar no sistema pela primeira vez foi ver uma tooltip de aviso. Abri a tooltip e o Windows Se7en já tinha detectado que não tinha nenhum Anti-vírus instalado e portanto estava-me a sugerir procurar alguns online.

A barra de tarefas cá no fundo está um pouco diferente, no entanto é um bocado estranha pois junta as aplicações abertas com as aplicações favoritas.

O menu iniciar está bastante semelhante ao Windows Vista, nada a apontar. Quanto ao Windows Explorer tem agora mais opções de organização, ocultar ou não detalhes, mostrar título da pasta na parte superior e ocultar barras laterais.

Se existe algo que melhorou no Windows 7 foi mesmo o Paint, que agora tem brushes e Shapes e está muito mais rico a nível visual e de ferramentas.

Existe também agora um novo jogo, onde o jogador é colocado no papel de um Pasteleiro e tem que fazer o bolo como o cliente pediu. Engraçado, mas o nível de dificuldade do jogo é zero, o que irá facilmente aborrecer pessoas com mais de 10 anos.

Uma coisa que me chamou à atenção foi o Windows Update, que agora não se limite a mostrar actualizações para o software Windows, mas também nos mostra actualizações disponíveis para as drivers e firmware do nosso hardware (placa gráfica, monitor, placa de rede, placa de som, etc).

Internet Explorer 8 parece estar mais estável, faz a renderização das páginas muito melhor, tem um scrool bastante mais leve e tem uma feature bastante interessante, Sites Relacionados. Penso que utiliza uma API do Google ou do Alexa para verificar isso, ou então é algo inside Microsoft.

Gostei também da PowerShell v2, uma aplicação simples que nos permite escrever pequenos scripts shell, bastante útil para executar pequenos comandos quando necessário.

Ao clicar-mos nos periféricos de rede, temos a possibilidade de ver o software que está a correr na rede e a porta que este está a utilizar.

Pouco de novo apresenta, no entanto parece fazer uma melhor gestão dos recursos. Vamos ver o que a Microsoft nos revéla em próximas beta releases.

Alojamento Web
Alojamento Web

Parte dos problemas do Vista podem ter origem nos drivers da Nvidia

Porque é que o Windows Vista crasha mais vezes que o preço do petróleo sobe ou relatos de acontecimentos estranhos no processo de submissão do MSOOXML na ISO são conhecidos?

Recordam-me que a Microsoft está a ser alvo de um processo judicial por causa do famoso selo "Vista Capable"? Pois bem, alguns dos emails internos tornados públicos pela juíza encarregue do processo revelam, não só uma ajuda à Intel, mas também dados relativos à origem destes crashes.

windows vista crash

A maior fatia dos problemas, cerca de 28,8% ou 479 mil relatos, cabem aos drivers da Nvidia. Estes dados são relativos a um período não discriminado de 2007.

Até que ponto estes dados serão fiáveis? Até que ponto estes problemas com os drivers da Nvidia serão realmente graves? E como podemos ter a certeza de que isto não é marketing interno? Eu não sei. E vocês?

via Arstechnica, a quem pertence a imagem deste post

Alojamento Web

Full Circle Magazine, décima edição

A décima edição da revista Full Circle está disponível para download. Neste número, podem ver um tutorial de instalação do Linux Mint, aprender a compilar o TuxPaint e a ripar um DVD, ler a segunda parte do tutorial sobre a instalação de um servidor e ficar a conhecer a análise feita ao Asus EEE PC a correr o Xubuntu.

Download

Alojamento Web
Alojamento Web

Open Text Book – conhecimento livre

O conhecimento deve estar disponível a todos. Isso é um dado adquirido, ou devia ser. Assim como o conhecimento, também o software deveria estar disponível a todos, para poderem modificar, recompilar, redistribuir, etc. Mas não é de software livre que vos vou falar. Vou falar-vos de um projecto igualmente interessante, cujo objectivo é disponibilizar livros gratuitamente e em formato electrónico.

O projecto chama-se Open Text Book e foi criado pela Open Knowledge Foundation, fundada em 2004 com o objectivo de promover e proteger o conhecimento livre. O Open Text Book assenta na filosofia da Open Knowledge Foundation e tem o objectivo de promover livros livres, disponíveis para download sem qualquer custo.

O Open Text Book conta com várias categorias e publicações. Os utilizadores podem encontrar livros sobre arte, computação, geologia, linguística, música e até física. Algumas das publicações incluem "A Text-Book of the History of Painting", da autoria de John Charles Van Dyke e "Calculus" de Benjamin Crowell.

Para além de fazer o download dos livros, podem contribuir com obras literárias. Para isso, basta serem autores de alguma obra e disponibilizá-la numa licença livre ou então contactar um autor, para este disponibilizar uma obra, também sob uma licença livre.

Visitar o Open Text Book

Alojamento Web

Paint.NET 3.07

Paint.NET é uma ferramenta de edição e manipulação de imagem concebida para ser usada no Windows XP, Server 2003 e Vista.

Este software é criado por um antigo desenvolvedor do simples Paint que vem em todas as edições dos sistemas operativos da Microsoft, que para além de o melhorar e aplicou-lhe várias novas ferramentas, como a possibilidade de uso de camadas (layers). Paint.Net requer a .NET Framework 2 para trabalhar.

Homepage: GetPaint
Download:
Paint.net

Technorati Tags: , , ,