Open Text Book – conhecimento livre

O conhecimento deve estar disponível a todos. Isso é um dado adquirido, ou devia ser. Assim como o conhecimento, também o software deveria estar disponível a todos, para poderem modificar, recompilar, redistribuir, etc. Mas não é de software livre que vos vou falar. Vou falar-vos de um projecto igualmente interessante, cujo objectivo é disponibilizar livros gratuitamente e em formato electrónico.

O projecto chama-se Open Text Book e foi criado pela Open Knowledge Foundation, fundada em 2004 com o objectivo de promover e proteger o conhecimento livre. O Open Text Book assenta na filosofia da Open Knowledge Foundation e tem o objectivo de promover livros livres, disponíveis para download sem qualquer custo.

O Open Text Book conta com várias categorias e publicações. Os utilizadores podem encontrar livros sobre arte, computação, geologia, linguística, música e até física. Algumas das publicações incluem "A Text-Book of the History of Painting", da autoria de John Charles Van Dyke e "Calculus" de Benjamin Crowell.

Para além de fazer o download dos livros, podem contribuir com obras literárias. Para isso, basta serem autores de alguma obra e disponibilizá-la numa licença livre ou então contactar um autor, para este disponibilizar uma obra, também sob uma licença livre.

Visitar o Open Text Book

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.