[OffTopic] Desenvolvimento tecnológico

AppleSe há coisa que me espanta é o avanço tecnológico nos últimos 10 anos, mas também o avanço da sociedade nos últimos 100.

Muita coisa se tem passado, a invenção do telefone e posteriormente o telemóvel, o computador, a Internet, tudo isto tem contribuído para que a comunicação entre pessoas de qualquer local do mundo seja cada vez mais fácil.

Só de pensar que há apenas 500 anos atrás Cristóvão Colombo descobriu as América e hoje qualquer pessoa pode viajar, comunicar e partilhar experiências com outras culturas totalmente diferentes.

Temos de nos render e dar os parabéns a todos aqueles que contribuíram para tal desenvolvimento, sem eles hoje em dia provavelmente não tínhamos um Mac ou um iPod ou iPhone.

Gostaria de vos questionar qual acham que foi o ponto que mais ajudou o desenvolvimento da sociedade. Para mim, uma pessoa que será possivelmente o responsável por parte deste desenvolvimento é Henry Ford, que implementou a produção em série.

Imaginem se hoje em dia não tivéssemos a implementação da produção em série nas empresas? (Imaginem só quanto mais tempo não teriam que esperar os miúdos pelo Magalhães).

E não, não estava bêbado quando escrevi este post, simplesmente acho que devemos pensar bastante no mundo que nos rodeia e dar valores a pessoas que ajudaram a transformar o mundo em que vivemos.

Alojamento Web
Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod touch

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, continuando a nossa saga pelos lançamentos dos vários iPods. Vamos mostrar o vídeo da Apple Music Event 2007, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod touch:

O iPod touch em equipado com Wi-Fi 802.11b/g e, como o iPhone, possui uma versão móvel do navegador Safari e um cliente de visualização do YouTube.

Este é o 1º produto da Apple multi-touch a ser vendido fora dos estados unidos.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod Vídeo

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, era suposto continuar as anteriores rubricas sobre as sucessivas apresentações dos iPods, mas após muita procura não consegui achar o vídeo da apresentação de nenhuma versão até à 5ª geração.

O vídeo a seguir decorre no Apple Event San Jose 2005, onde Steve Jobs apresentou ao mundo a 5ª geração do iPod, chamado de iPod Vídeo :

Esta nova geração destaca-se pela capacidade de armazenamento e o executar de vídeos H.264/MPG-4. É vendido em duas versões 30 GB e 60 GB, ambas mesmo a versão de 60 GB é mais pequeno que o anterior modelo.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod shuffle de Segunda Geração

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, continuando a nossa saga pelos lançamentos dos vários iPods. Vamos mostrar o vídeo do Apple Showtime Event 2006, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod shuffle de 2ª geração:

Entre as novidades está um grampo que permite prender o iPod shuffle à roupa, o interruptor que desempenhava a função de desligar e alterar a forma como as músicas são tocadas foi separado para evitar acidentes durante a escolha entre “Em ordem” e “Aleatório”. A ligação USB da 2ª geração de iPod shuffle é feita através de uma dock.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod shuffle

Hoje na rubrica “Directo do Passado” vamos continuar a nossa saga, pelos lançamentos dos vários iPods. Vamos mostrar o vídeo da Macworld San Francisco 2005, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod shuffle:

O iPod shuffle introduziu a memória flash nos iPods. A revista PC Magazine revelou numa reportagem que acredita que o iPod shuffle possui o melhor sistema de áudio de todos os iPods. Não possui ecrã e por isso possui opções limitadas para a navegação. Pesa em cerca de 22 gramas e seu tamanho é quase o mesmo de uma pequena caixa de pastilhas. Vem em dois modelos: um de 512 MB e um de 1 G.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução à 3ª geração do iPod nano

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, era suposto continuar as anteriores rubricas sobre as sucessivas apresentações dos iPods, mas após muita procura não consegui achar o vídeo da apresentação do iPod nano de 2ª geração, sendo assim passamos para o iPod nano de 3ª geração, o vídeo a seguir decorre no Apple Music Event 2007, onde Steve Jobs apresentou ao mundo a 3ª geração do iPod nano :

Foi lançado em 5 de Setembro de 2007, tem como principais novidades, uma ecrã maior, com uma resolução de 320 por 240 (o ecrã do novo iPod nano é o ecrã com maior densidade de pixels lançado pela Apple, possui 204 pontos por polegada), novos jogos, e um menu diferente (igual ao do iPod de 5ª geração). Está disponível no modelo de 4GB, apenas com a cor cinza e 8GB, em cinza, preto, azul, verde, product red e o novo cor-de-rosa.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod nano

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, em continuação das anteriores rubricas, vamos mostrar o vídeo do Apple Music Special Event 2005, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod nano:

O iPod nano, da Apple, é a segunda linha de iPods em tamanho reduzido. Sucedeu à linha iPod mini, com menos 62% de volume. Possui uma ecrã LCD, conseguindo mostrar fotografias, e liga-se ao computador via USB 2.0. Utiliza memória flash, diferentemente do iPod mini que utilizava micro drive. Este estava disponível em duas cores, branco e preto. Estava disponível em duas versões 2 GB e 4 GB.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução ao iPod mini

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, em continuação da anterior rubrica, vamos mostrar o vídeo da Macworld San Francisco 2004, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o iPod mini:

Este foi o segundo membro da família iPod, foi lançado para competir com os leitores de musica com memória flash.

Alojamento Web

Directo do Passado: Introdução do iPod

Hoje na rubrica “Directo do Passado”, vamos mostrar um vídeo da Apple Music Event 2001, onde Steve Jobs apresentou ao mundo o 1º iPod:

Este que desde o inicio foi um sucesso, embora apenas 2 anos mais tarde é que tenha acontecido a grande expansão, com o iPod tornar-se o gadget mais vendido do mundo, sendo o ícone de uma geração.