Gsolidário – Pesquise e ajude instituições de solidariedade social

Hoje fiquei a conhecer o Gsolidário através da joaninhaspereira, uma utilizadora recente do nosso fórum, que decidiu aproveitar a boleia para divulgar este projecto.

O Gsolidário é um projecto que tem como objectivo angariar dinheiro para Instituições de Solidariedade Social através do dinheiro ganho pelas pesquisas no motor de busca.

Este projecto irá para já a dar apoio à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria, à Ajuda de Mãe e à ASAS (Associação De Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso).

Para ajudar basta adicionar o motor de busca ao seu broswer como opção defeito ou então apenas dirigir-se ao site do projecto para fazer as suas pesquisas diárias.

Tenho a dizer que esta é uma excelente ideia, visto que os resultados serão praticamente os mesmos que o Google lhe daria, mas estará a ajudar estas associações sem a necessidade de fazer algum sacrificio.

Parabéns ao projecto e que consigam cumprir os seus objectivos.

Alojamento Web

Scour – Ganhe dinheiro a pesquisar

Scour - ganhe dinheiro a pesquisarTodos os dias vi-mo-nos necessitados em usar os motores de busca para realizar pesquisas e encontrar a informação necessária para o nosso trabalho.

Durante um ano, são incontáveis o número de pesquisas que fazemos. Seja para encontrar fotos de alguém conhecido, seja para encontrar vídeos ou então para encontrar o significado de uma palavra que alguém falou e que nós não conhecemos. Pesquisar, faz parte da vida de um utilizador da Internet. Aliás, o humano é um ser curioso, quer saber tudo ( pelo menos alguns… ).

Agora, com o Scour, é possível ganhar uns trocos com as suas pesquisas, para tal basta registar-se e pesquisar normalmente pelo Scour, que nos permite pesquisar vídeos, imagens e conteúdo em vários motores de busca.

Podemos avaliar as pesquisas, comentar e ainda conhecer pessoas que pesquisaram o mesmo conteúdo que nós.

Ao fazer isto, estamos a ganhar pontos, que mais tarde poderão ser trocados por dinheiro.

Poderá a partir de hoje começar a juntar uns trocos fazendo o que habitualmente faz, bastando registar-se no Scour ( link com referer ).

Alojamento Web

Equipa xTok apresenta amanhã nova versão do Blogtok

Blogtok

Actualmente existem centenas de Content Management Systems, no entanto o Blogtok destaca-se devido a ser um sistema de blogging criado exclusivamente em Portugal e um dos pioneiros na tecnologia RSS.

O Blogtok permite-lhe criar o seu blog, a sua galeria de fotos, inserir fontes de RSS na sua página e pesquisar numa base de dados de mais de 500 fontes de informação e integrar uma grande comunidade, onde poderá encontrar pessoas com todos os gostos.

A equipa xTok, estará amanhã, dia 8 de Julho de 2008, a lançar a nova versão do Portal Blogtok do qual se poderão esperar grandes novidades como um novo design, uma nova interface para a administração da sua conta, um novo gestor para a sua música ou para os seus podcasts, uma bolsa de valores que será uma espécie de karma que lhe permitirá evoluir na comunidade consoante o seu número de posts, comentários, visitas únicas entre outros.

Para além disso, o novo sistema permite a que um utilizador possa ter vários blogs, com uma única conta e ainda vários nicks.

Amanhã poderemos analisar melhor o sistema e dar-lhe melhor a conhecer as potencialidades da nova versão deste projecto que muito tem para ensinar aos restantes sistemas do género.

Alojamento Web

Powerset – O Motor de pesquisa do futuro

Chegou um novo tipo de Motor de Pesquisa à Internet. Chama-se Powerset e um dos seus objectivos é revolucionar o modo de pesquisar dos utilizadores.

Quantas vezes nos aconteceu escrever uma pergunta no Google, para depois chegar-mos à conclusão que tal não é possível?

Agora já é, para tal basta utilizar o Powerset. Neste novo motor de pesquisa, podemos escrever perguntas em vez das habituais Keywords que temos de escrever no Google e motores de pesquisa semelhantes.

Por exemplo, no Powerset podemos escrever: "Quem foi o primeiro rei de Portugal?" enquanto que no Google, teríamos de escrever: Primeiro Rei Portugal.

A pesquisa seria feita com mais naturalidade e facilidade, dando ao user mais vantagens na pesquisa.

Alojamento Web

AlertThingy já está disponível

alertthingyAlertThingy, uma aplicação para o site FriendFeed que recorre ao Adobe AIR e que é a primeira a utilizar a API do FriendFeed, foi lançada.

Este programa permite a visualização da informação de outros utilizadores do serviço, comentar itens, enviar mensagens e pesquisar informação no FriendFeed.

Como utiliza o Adobe AIR, o AlertThingy pode ser executado em Windows, Mac OS X e GNU/Linux.

O FriendFeed é um serviço que permite reunir as feeds de vários serviços web num local, para partilhar com familiares e amigos.

via Techcrunch.com

Alojamento Web

HP lançou serviço de alojamento de ficheiros

A Hewlett-Packard aderiu aos serviços de alojamento de ficheiros online e lançou o HP Upline.

Este serviço é semelhante a outros já existentes, como o Dropbox, ou seja, permite sincronizar os ficheiros entre o desktop e o serviço.

Neste serviço, os utilizadores podem partilhar os ficheiros com outros utilizadores, pesquisar ficheiros, publicar os ficheiros na internet e realizar cópias de segurança.

O HP Upline oferece alojamento ilimitado de ficheiros por 59 dólares anuais. Mas também está disponível uma conta gratuita, com apenas 1GB de espaço e um ano de duração.

HP Upline, via techcrunch.com

Alojamento Web

Pesquisa e vê vídeos do Youtube no Totem

A versão do Totem incluída no Gnome 2.22 vem com um plugin que permite a pesquisa e visualização de vídeos do Youtube directamente da aplicação.

O Gnome 2.22 será a versão incluída na próxima versão da distribuição de gnu/linux, Ubuntu.

O plugin está desactivado por omissão. Para o activarem, têm que ir ao menu Editar > Plugins. Depois, se a vossa barra lateral do Totem não estiver activa, têm que clicar no botão que diz "Barra Lateral", porque é aí que podem pesquisar e seleccionar os vídeos do Youtube.

via Tombuntu.com

Alojamento Web

Blinkx – um serviço p2p de streaming de vídeo com reconhecimento de voz

Foi lançado mais um serviço de streaming de vídeo que utiliza uma tecnologia p2p para disponibilizar os seus conteúdos: o Blinkx.

Tal como o Miro ou o Joost, os utilizadores têm que descarregar uma aplicação para poderem aceder ao serviço. Mas esta tem uma funcionalidade que a destaca das outros: reconhecimento de voz. Esta funcionalidade não está disponível em todos os vídeos mas, nos que a têm activa, os utilizadores podem clicar numa linha do texto que aparece para saltarem imediatamente para esse ponto no vídeo.

Outra funcionalidade que poderá ser interessante é a possibilidade de pesquisar informações sobre actores no IMDB, Google ou qualquer outro motor de busca.

Se estão à espera de encontrar no Blinkx aquelas séries televisivas que costumam descarregar, esqueçam; só estão disponíveis conteúdos independentes e videocasts. E isso não quer dizer que não existam bons conteúdos disponíveis, só por serem independentes – vejam a música indie, por exemplo.

Blinkx, via portfolio.com

Alojamento Web

Wikipédia atingiu os 10 milhões de artigos

wikipediaDurante esta noite, por volta das 4h da manhã, deitei-me e fiquei a ver a série The Office até adormecer. A dada altura do episódio, o "chefe" diz que foi pesquisar tácticas de negociação à Wikipédia e que esta enciclopédia virtual é uma excelente ferramenta porque toda a gente pode escrever sobre o que lhe apetece, proporcionando a informação mais fiável que se pode ter.

Como sabemos – ou deviamos saber -, a informação na Wikipédia nem sempre é fiável. E nunca se deve utilizá-la como verdade absoluta, apenas como referência. E sim, é deprimente ver a TVI, mas não estava a dar nada melhor nos outros canais.

Mas há uma verdade na fala daquela personagem da série The Office: qualquer pessoa pode escrever ou alterar uma entrada na Wikipédia. E isso traduz-me em mais de 10 milhões de artigos actualmente disponíveis nas diferentes línguas – um marco alcançado durante esta semana.

A utilizadora que inseriu o artigo 10 milhões tem o nick Pataki Márta. A entrada é sobre o pintor Nicholas Hilliard e está disponível na versão húngara da Wikipédia.

Parabéns à Wikipédia por mais este marco histórico, e votos de muitas mais entradas adicionadas a este serviço que todos, incluindo eu, costumam utilizar como referência e ponto de partida para algumas pesquisas.

via Mashable.com

Alojamento Web

Songbird 0.5 disponível

songbirdSongbird, o leitor de música baseado na mesma plataforma que o Firefox, lançou a versão 0.5.

Nesta versão está disponível o suporte para dispositivos MTP em Windows, existem novos modos de visualização da lista de músicas, o sistema de filtragem e classificação foram melhorados, e muitos bugs foram corrigidos.

Infelizmente, a optimização da performance parece ter sido esquecida. Executei-o no Debian GNU/Linux e até o simples pesquisar de um artista na minha colecção de músicas consegue ser a passo de tartaruga. Bem, mas esta não é uma versão estável da aplicação.

Download