Partychat – Grupo de Chat no GTalk / XMPP

Partychat

Fiquei ontem a conhecer através do @bugabundo (site) o Partychat, uma forma de criar um grupo de chat para utilizar no Google Talk ou outro cliente Jabber/XMPP.

O Partychat é construído em cima da plataforma Google App Engine e permite-lhe utilizar qualquer cliente de instant messaging com suporte jabber, como Gmail, Gtalk, Adium, Pidgin ou outro.

Todas as mensagens enviadas para o grupo são gravadas, portanto não irá perder nenhuma conversa enquanto estiver offline. Para além disso não é necessário reentrar no grupo depois de fazer logout.

Partychat

Existem vários comandos que podem ser executados no chat, de forma semelhante ao IRC. Já foram criados cerca de 2343 grupos de chat e na ultima semana cerca de 2533 pessoas utilizaram o serviço.

Pode não ser muito, no entanto é uma alternativa bastante interessante ao groups.im para msn.

No site do Partychat pode encontrar mais informações acerca de como criar e entrar em grupos de chat e os comandos que tem disponível para utilizar.

Alojamento Web

Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Ubuntu 9.10

Finalmente está disponível o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala que nos chega com grandes novidades, alguns dias após o lançamento do Windows 7 da Microsoft.

Entre as novidades distinguem-se o novo Ubuntu Software Centre e a integração com o Ubuntu One.

A integração com o Ubuntu One, que lhe permite sincronizar e partilhar online até 2GB de conteúdo do seu computador, não é a única melhoria do Ubuntu no que toca a ferramentas de funcionamento na “nuvem” (Cloud), o Ubuntu 9.10 inclui várias imagens para utilizar em máquinas virtuais em servidores remotos em serviços como o Ubuntu Enterprise Cloud ou a Amazon EC2.

O Pidgin foi substituído por um novo cliente de instante-messaging, o Empathy, sendo uma solução bastante semelhante ao Pidgin, no entanto é criada com base na framework de comunicações Telepathy e funciona de uma forma modular, permitindo outros programadores implementarem outros protocolos de comunicação ao software. O Empathy tem também suporte para chamadas de vídeo nas redes/protocolos que suportem e permite o seu funcionamento em fullscreen.

O Cheese é a ferramenta de captura de fotos e vídeos, foi também melhorado, tendo um aspecto bastante simples, semelhante ao do PhotoBooth do macOSx, tornando assim o seu uso em Netbooks bastante eficiente.

O gestor de arranque eventos de arranque System-V foi também substituído pelo Upstart, e o USplash foi substituído pelo XSplash, tornando assim o boot mais rápido.

O kernel presente nesta versão do Ubuntu é o Kernel Linux 2.6.31, enquanto que o sistema de ficheiro ext4 está agora disponível por omissão no sistema.

Em relação ao ambiente de trabalho, o Ubuntu é uma das primeiras distribuições a incluir o Gnome 2.28, que proporciona bastantes melhorias no ambiente gráfico do desktop. De destacar o Gnome Bluetooth que permite gerir ligações a telemóveis e outros dispositivos que utilizem esta tecnologia e para além disso será possível através do NetworkManager utilizar a ligação dos telemóveis para aceder à Internet. O gdm foi também totalmente rescrito, tornando o ambiente de login muito mais acessível e intuitivo.

AppArmor foi também melhorado, tendo agora a integração com a Libvirt no uso do KVM ou QEMU, com o Firefox, Dovecot e outras aplicações.

As grandes mudanças, fazem com que quem actualize o sistema pelo Synaptic não obtenha todas as alterações efectuadas pelo sistema, visto que o Ubuntu 9.10 tem agora o Grub 2 e outras alterações mais complexas que impossibilitam as alterações on-the-fly.

Para quem quiser actualizar Ubuntu, poderá utilizar o seguinte comando na Consola:

sudo update-manager -c

Caso deseje fazer download da imagem de cd para gravar, basta escolher a versão que deseja sacar e um mirror que se encontre perto de si na página de download do Ubuntu.

Download Ubuntu

Alojamento Web

Volery – Instalar software comum no Windows

Volery

O Volery é um aplicação web que permite a criação de um pacote de instalação com várias aplicações comuns para o utilizador instalar no seu Windows.

As aplicações disponíveis são conhecidas e instaladas com os dados default e sem lixo desnecessário como toolbars, etc.

Poderá adicionar várias ferramentas no seu pacote, incluindo Firefox, Safari, Skype, Adobe Reader, Google Chrome, Winamp, Dropbox, OpenOffice, Thunderbird, BumpTop, VLC, uTorrent, iTunes, Spotify, Songbird, Evernote, IrfanView, eMule, 7-Zip, WinRAR, KMPlayer, Avast, AVG, Notepad++, Python, RealVNC, Putty, WinSCP, plugins Flash, Foxit Reader, Gimp, Java, Opera, FileZilla, CCleaner, Picasa, Pidgin, CutePDF, Defraggler, XnView, Launchy e finalmente o Google Earth.

No final basta esperar que o pacote seja gerado e instalar.

Alojamento Web

Mac4Lin – Transformar Linux em MacOSx

Mac4Lin

Saiu recentemente o Mac4Lin versão 1.0 final, um conjunto de alterações que permitem transformar o seu sistema operativo Linux na interface do macOSx Leopard.

O Mac4Lin faz alterações no Gnome, Xfce, na janela de login GDM e algumas aplicações mais conhecidas, como o Firefox, Metacity, Songbird e Pidgin.

Para fazer estas alterações, só tem que fazer download do pacote pela página oficial no SourceForge, extrair e executar um ficheiro shell (.sh) de forma a que as alterações sejam aplicadas.

Alojamento Web

Programas de IM


Recentemente vi-me deparado com um problema, o Windows Live Messenger (versão 2009 build 14.0.8064.206) não entregava mais ou menos 1 terço das mensagens que eu escrevia nem recebia 1 terço das que era suposto receber, e eu pus-me a pensar porquê…

Deve ser por eu estar a usar wireless no portatil e o WLM não gostar de redes wireless?!

Mas depois pensei, deixa ca testar outro programa qualquer… Testei o Pidgin e funciona sempre a 100% entrega as mensagens todas no protocolo do WLM (MSNP). Testei também outros softwares de outras “redes” como o Yahoo Messenger e o Google Talk. E surpresa das surpresas, todos entregam as mensagens todas assim como as recebem todas.

Como todos os testes foram feitos sempre a usar o wireless, o problema deve ser o Windows Live Messenger a utilizar redes wireless…

Então será que é so um bug qualquer no programa? Visto que o Pidgin usando o mesmo protocolo entrega as mensagens todas, o problema não é do protocolo (MSNP) em si, mas sim do programa…

Pronto fui forçado a mudar para o Pidgin, e é se quero “falar” com os meus contactos do WLM sem problemas.

E vocês, que programa usam e porquê?

Já tiveram algum problema destes com algum programa de chat?

Alojamento Web

Pidgin 2.5.4

PidginComo sabem ontem aconteceram alguns problemas com MSN. Muitos dos clientes que utilizam a biblioteca libpurple começaram a ter problemas ao ligarem-se aos servidores da Microsoft e portanto muitos de vocês sentiram na pele a sensação de ficar sem MSN.

Felizmente o mundo OpenSource responde rapidamente a este tipo de falhas e passado poucas horas deste problema, a equipa do Pidgin já lançou uma nova versão que entre várias correcções, já permite efectuar a ligação aos servidores da Microsoft sem qualquer problema.

Portanto se utilizava o Pidgin, faça já o download da ultima versão, Pidgin 2.5.4 e conecte-se à rede MSN sem qualquer problema (ou então IRC).

Alojamento Web

Problemas no MSN – protocolo 15

Não consegue entrar no msn? Está a desesperar? Então venha ter connosco ao #webtuga @ irc.quakenet.org 😛

Ao que parece, a Microsoft parou de aceitar ligações de clientes de Instant Messaging que utilizam a versão 15 do protocolo. Uma falha dos servidores ao detectar um certificado que retorna a lista de contactos poderá ser a causa de tal aparato e que afecta praticamente todos os clientes que utilizem a libpurple.

São vários os clientes que utilizam este protocolo, incluindo as ultimas versões do AdiumX e do pidgin.

Portanto, se não está a conseguir conectar-se ao MSN, está na hora de voltar ao antigo (mas não morto) IRC

Alojamento Web

Snarl – Notificações à la Growl no Windows

Snarl

Para quem usa o macOSx, as notificações do growl já não são novidade nenhuma, no entanto, apesar de no Windows existirem as tooltips, não têm a aparência e a originalidade do growl.

Hoje apresentamos-lhe o Snarl, uma aplicação flexível que permite que as notificações sejam bastante semelhantes às do Growl e poderá ser configurado ao gosto de cada um, visto ter disponível vários styles.

Para além das tradicionais notificações do Windows, existem também plugins que funcionam com o Firefox, iTunes, Pidgin, Songbird e muitas mais aplicações de terceiros.

Alojamento Web

CD Software Livre na Escola: 2.ª Edição disponível

A DGIDC/ECRIE, em parceria com a Sun Microsystems Portugal, disponibilizou a nova versão do CD "Software Livre na Escola". Neste CD, professores e alunos terão acesso a 24 aplicações livres, onde se incluem o OpenOffice, Pidgin, Firefox, GIMP, VLC, Blender, Modellus e JMOL.

Para além das aplicações, poderão descarregar os manuais das aplicações, também eles disponibilizados gratuitamente, e a capa e contracapa do CD.

O CD tem perto de 672 MB, por isso comecem já a descarregá-lo.

Alojamento Web

Instant Messaging Via Bonjour

O Bonjour é a implementação da Apple do protocolo Zeroconf. Através dele, podemos configurar partilhas de pastas ou impressoras, quase sem nenhuma configuração. Menos conhecida é a vertente comunicativa do Bonjour.

Através do Bonjour podemos configurar uma rede de IM em miniatura dentro da nossa LAN. Para isso apenas precisamos de 2 computadores (Mac ou PC, é indiferente) no mínimo e que esses computadores se encontrem dentro da mesma Subnet. Em hardware de rede, não é preciso mais que um simples router, com wireless caso deseje ligar um PC por esta via.

Para fazer os 2 computadores comunicarem é preciso que estejam a correr Mac OS X 10.4 ou superior ou Windows 2000 ou superior. É também preciso que estejam a correr os serviços do Bonjour (precisa de instalar no Windows, no Mac OS X estão sempre ligados).

Agora, é preciso um cliente de IM que suporte o protocolo Bonjour. As minhas recomendações vão para o Adium em OS X e o Pidgin em Windows, pois são autênticos poliglotas e são ambos baseados nas mesmas bibliotecas. O processo de configuração dos clientes de IM é extremamente simples, e portanto não vai ser coberto aqui.

Depois de verificar se temos tudo o que precisamos, vamos começar então a “montagem”.

Primeiro é preciso configurar os 2 computadores para estarem na mesma Subnet. Actualmente a grande maioria dos routers trás um servidor de DHCP embutido, que se assegura de atribuir os IP e de os colocar na mesma Subnet. Caso o seu router não tenha DHCP ou não esteja a usar um router, consulte a ajuda do seu sistema operativo (o que duvido que seja necessário pois já deve ter tudo configurado).

Depois, instale o cliente de IM que escolheu e siga o assistente de configuração dele.

Já temos a nossa mini rede de IM configurada. Os utilizadores são automaticamente adicionados à sua lista de contactos, pelo que não terá que adicionar nicks. Caso tenha escolhido o Adium/Pidgin, pode ainda configurar outro protocolo de IM, pois eles suportam a grande maioria dos mais usados.

Agora que já tem uma rede de IM interna configurada, relaxe e fale com a sua família através dela, ou então comece a explorar o que o Bonjour lhe pode oferecer (apenas como dica, configurar um servidor Web com o Bonjour é tão fácil como uma rede de IM).