VLC Media Player 1.0.0 RC1

Um dos mais famosos “media players” que existe é sem duvida nenhuma o VLC (VideoLanOrg), e hoje finalmente chegou a versão 1.0.0, depois de muitos meses em desenvolvimento.

Pronto ainda não está bem na versão 1.0.0 final, está na versão 1.0.0 mas ainda é uma versão RC (Release Candidate).

Para quem o quiser experimentar (não me deu nenhum problema) faça o download neste site.

O changelog está aqui.

Alojamento Web

Songbird 1.1 – Player de música opensource

Songbird mac

O que é o Songbird?

O Songbird é um reprodutor de música opensource bastante completo, ao estilo do iTunes, criado em XUL, a plataforma modular de desenvolvimento da Mozilla.

Graças a usar o motor da Mozilla, o SongBird é multi-plataforma e tem ainda suporte a themes e extensões de terceiros.

Novidades do Songbird 1.1

Songbird mac

O SongBird 1.1 está recheado de novidades, desde melhorias no performance do reprodutor a novas features interessantes.

É possível agora obter a Artwork dos seus albúms de música a qualquer momento, para tal basta efectuar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Get Album Artwork”.

O novo conjunto de bibliotecas gstreamer permitem obter um melhor performance em sistemas operativos Windows.

Pode-se adicionar pastas a um sistema que irá automaticamente importar e sincronizar informações das músicas presentes nessas páginas e é ainda possível aumentar o número de filtros de pesquisa e de ordem no momento que estamos à procura de uma música.

A loja online de música 7digital MP3 Store foi integrada na nova versão do Songbird, o que lhe possibilitará agora comprar músicas de alta qualidade de som, tal como é possível no iTunes.

O SongBird tem agora também o suporte a 100% de dispositivos MTP e é possível a sincronização de músicas protegidas pelo sistemas DRM do Windows presentes nas músicas destes dispositivos.

Estas são as grandes novidades do SongBird, no entanto o Songbird pode ser configurado e personalizado ao gosto de cada um.

Tal como disse, o Songbird disponibiliza online um directório de extensões que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu reprodutor de música.

Por exemplo, é possível enviar um tweet para a sua conta no Twitter com informações relativas à música que está a ouvir no momento, ou até trocar informações utilizando a sua conta Last.fm.

Alojamento Web

Muziic – Ouvir música do YouTube

Musiic

Para quem não conhece, o Muziic é uma aplicação desktop que permite a qualquer pessoa com sistema operativo Windows, ouvir músicas através do YouTube.

Basicamente este software permite ouvir músicas do YouTube, mas sem a necessidade de utilizar o seu browser. O Muziic é como um reprodutor de música normal, como o Winamp, iTunes ou Windows Media Player, mas onde a playlist é obtida através dos servidores do YouTube.

O Muziic permite criar várias playlists, canais e ainda é possível escolher entre várias skins como opção à skin escura que vem com o player por omissão.

Alojamento Web

ScreenCastle – Fazer screencasts online

Screencastle

O ScreenCastle é uma pequena aplicação que corre através duma máquina virtual java, a partir do seu browser.

Com esta aplicação torna-se muito mais fácil fazer qualquer tipo de tutorial em screencast e assim partilhar com outras pessoas o seu conhecimento a nível informático.

É também bastante mais fácil demonstrar pequenas falhas e assim ser ajudado em qualquer fórum de suporte.

A aplicação tem algumas opções, sendo possível configurar a área que se deseja capturar e no final é ainda possível guardar no seu disco ou enviar para o ScreenCastle que lhe irá fornecer um conjunto de códigos para disponibilizar o vídeo fóruns, sites ou no seu blog pessoal.

Alojamento Web

Miro 2.0

Miro

Depois de muito tempo de espera, ai está ele. O Miro 2.0, um video player gratuito e opensource que lhe permite agregar no seu desktop milhões de vídeos e inclusive subscrever rss feeds com ficheiros bittorrent para fazer o download de centenas de séries.

O Miro 2.0 tem um novo interface, bastante mais agradável e rápido e permite-lhe navegar no directório de vídeos e ver o seu vídeo numa janela externa.

Poderá adicionar serviços como o Hulu e YouTube à sua barra lateral e assim ver os conteúdos subscritos, criar playlists e ver filmes em full HD.

O Miro 2.0 é compatível com o novo e recente Miro Guide, um directório de vídeos criado especialmente para quem usa o Miro.

Infelizmente deparei-me com um facto que me deixou bastante descontente ao deslocar-me ao Launchpad, que é a tradução para português não estar completa.

Ajudem a traduzir o Miro, volto a dizer que o Miro é totalmente gratuito e Opensource.

Alojamento Web

YouTube – Seleccione o segundo em que o vídeo começa

WebTuga

O YouTube adicionou uma nova opção no seu video player que permite aos utilizadores indicarem em que segundo é que o vídeo irá começar a reproduzir, por exemplo, se temos um vídeo de meia hora,cheap youtube views mas só queremos mostrar o que aparece a partir do minuto 15, basta adicionar o valor à variável “start”.

<object width=”425″ height=”344″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/ALJ20SxrmLc&hl=en&fs=1&start=100“></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/ALJ20SxrmLc&hl=en&fs=1&start=100” type=”application/x-shockwave-flash” allowfullscreen=”true” width=”425″ height=”344″></embed></object>

Neste exemplo ele vai começar o vídeo ao segundo 100, ou seja, a partir do 1:40 minuto para a frente. Aqui fica o exemplo:

Alojamento Web

Real Player 11 para Linux

RealBaseado no projecto opensource Helix Player, o Real Player 11 para Linux já está disponível para download, permitindo assim a possibilidade de reproduzir formatos multimédia como por exemplo o rmvb com codecs livres.

A interface é protagonizada pela tecnologia GTK, facilitando assim a integração do reprodutor com o seu ambiente gráfico.

Alojamento Web

Novo botão no YouTube Player?

YouTube Player

Estava hoje a ver alguns vídeos de humor no Até Tem Piada, quando de repente me deparo com algo diferente no player do YouTube.

Um novo botão, com uma espécie de cassete desenhada. Infelizmente, logo depois de actualizar a página, o player já não era o mesmo, mas tive o cuidado de tirar uma screenshot ( imagem acima ).

Qual será a função deste novo botão?

Alojamento Web

Nvidia Tegra – O futuro dos dispositiveis móveis

Nvidia Tegra, é o novo conceito criado pela empresa de renome internacional conhecida por produzir Placas Graficas e Chipsets, a Nvidia.

Consiste basicamente em criar o MID (Mobile Internet Device), mais avançado do mundo, com capacidade para jogar, ver filmes em full hd e muito mais.

Aqui fica uma tabela com alguns dos modelos iniciais:

Nvidia Tegra

nVidia Tegra

Alojamento Web

Big Buck Bunny disponível para Download

Big Buck Bunny

Já aqui tínhamos falado acerca deste projecto e se pensam que era só conversa de charada, bem que se enganam.

O Big Buck Bunny foi lançado ontem dia 30 de Maio e, para além da possibilidade de comprar o DVD, está disponível para download em vários formatos e em vários mirrors.

Este é o segundo filme opensource criado pela Blender Foundation e em breve poderá haver um terceiro, no entanto não irá começar a ser criado antes do lançamento do Blender 2.5 numa versão estável para uso.

Fique com uma pequena apresentação do filme e se lhe agradar, faça download do filme completo.

Big Buck Bunny