DarkCopy – escrever sem distracções

DarkCopy

Quem “bloga” diariamente, necessita de ter algum espaço sem distracções e com algum silêncio para se poder concentrar no que está a escrever. Alias, não é necessariamente limitado à actividade do blogging, quando estamos a escrever uma tese, a estudar ou a fazer algo que necessite de concentração, necessitamos de anular qualquer tipo de distracções.

A algum tempo atrás descobri uma aplicação para macOSx chamada WriteRoom que permitia escrever num ambiente totalmente livre de distracções, com fundo preto e com a letra a verde, cores estas que podem ser personalizadas.

Infelizmente essa aplicação não é gratuita, tendo uma licença Shareware. Mas hoje descobri um site que permite fazer exactamente o mesmo serviço.

O DarkCopy permite escrever o texto online directamente no seu browser e posteriormente salvar num ficheiro de texto em formato *.txt.

É possível também editar o texto em FullScreen, onde pode aceder a uma toolbar no topo do browser.

Coloquem uma boa música no vosso reprodutor de música, visitem o DarkCopy e comecem a escrever até vos doer os dedos… Bons textos!

Alojamento Web

PyRoom, um editor de texto para escrita concentrada

Para escrever, eu gosto de ter um editor de texto simples, não intrusivo e leve. O Gedit costuma ser mais que suficiente, mas, como a maioria das aplicações, não permite focar a atenção do utilizador apenas nela, mesmo que esteja maximizada – existem demasiados botões e outros widgets quase que a pedir atenção. Por outro lado, tem um verificador ortográfico, uma ferramenta de enorme (e metam enorme nisto) utilidade.

Eu não tenciono deixar de utilizar o Gedit, ou o Leafpad ou mesmo o Scribes – outros dois excelentes editores de texto -, mas para textos mais longos ou que obriguem a uma maior concentração, vou passar a utilizar o PyRoom.

Este editor de texto é escrito em Python – o nome, como o algodão, não engana -, é ultra leve, é executado em ecrã inteiro (fullscreen), permite alterar o tamanho da letra, mudar as cores da aplicação, utilizar o rato para seleccionar texto e, claro, guardar os documentos. Na janela do programa apenas aparece a zona de inserção do texto. Simples e ideal para quem se quer concentrar apenas em bater texto.

Pena é não ter um corrector ortográfico e não permitir a alteração do tipo de letra – pelo menos não ter essa opção na aplicação.

Para instalarem esta aplicação, primeiro têm que instalar o bazaar (apt-get install bzr ou então visitando o site oficial para descarregarem e compilarem o código-fonte) e depois executar o seguinte comando na pasta onde querem descarregar a aplicação: bzr branch http://bazaar.launchpad.net/~brunobord/pyroom/trunk pyroom

Não estou a pensar escrever um romance, policial ou poesia, mas parece-me que vou passar a utilizar mais vezes este editor de texto para escrever as minhas divagações. Quem sabe se, daqui a uns tempos, não as publico e ganho uma fortuna.

PyRoom, via Genbeta.com