hootsuite – gerir várias contas twitter

Hootsuite

O hootsuite, também conhecido por BrightKit, é a melhor ferramenta para quem necessita de gerir várias contas no Twitter, como eu por exemplo que faço a gestão do @cenourinha, @webtuga e @webtugahosting.

Para além disso, através do hootsuite poderá adicionar novos gestores e permitir-lhe assim que a conta seja gerida por várias pessoas sem ter de partilhar a password com elas.

Poderá ainda adicionar o seu código adsense nas páginas dos “links curtos” que colocar e ainda inserir automaticamente items de uma rss feed no seu twitter.

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

Sapo Spot, a verdadeira rede social

Recentemente o Sapo lançou o Sapo Spot, uma rede social que vem complementar os seus outros serviços já disponibilizados. Esta rede social, muito ao estilo do Hi5, permite-lhe partilhar informação e conhecer e rever novas pessoas.

A integração do Sapo Spot com os restantes serviços do Sapo é talvez o mais impressionante. Podemos, por exemplo, adicionar vídeos do Sapo Vídeos e fotos do Fotos Sapo ao nosso perfil, adicionar uma hiperligação para o nosso blog e mesmo partilhar os nossos favoritos do Tags Sapo. Mas a integração dos serviços Sapo não é a única; também podemos integrar esta rede com o Flickr, Youtube, Blogger e rss feeds de qualquer outro serviço ou blog.

Para ser membro, apenas necessita de ter um mail sapo, que é como se fosse a sua identificação para todos os serviços Sapo. Quando quiser adicionar amigos, poderá adicionar os contactos da sua conta de email Sapo, Sapo Messenger, MSN, Gmail, Yahoo, Aol, Hi5, MySpace, Orkut, entre muitos, muitos outros serviços.

As muitas funcionalidades desta rede social e o facto de estar muito bem integrada com os serviços Sapo e alguns serviços externos muito conhecidos, faz dela um projecto muito interessante e digno de nota. Tão digno de nota, que o Webtuga já tem um grupo. Depois de criarem uma conta no Sapo Spot, juntem-se ao grupo Webtuga.

Alojamento Web

Mozilla Thunderbird 2.0.0.6

Thunderbird leva actualização

O conhecido cliente de email da Mozilla, Thunderbird, foi actualizado. Esta actualização deve-se a dois bugs, um crítico e um moderado, descobertos na versão anterior

Este programa, para além das funcionalidades de um cliente de email normal, permite ler RSS feeds, mensagens de newsgroups e pode ser personalizado através de extensões.

Homepage: Mozilla Thunderbird
Download: Thuderbird 2.0.0.6

Alojamento Web

KDE 4.0 Alpha 2

KDE4

É com muito prazer que a comunidade KDE acaba de anunciar a segunda versão alpha do K Desktop Environment.

Este ambiente está actualmente a ser desenvolvido em Glasgow, a cidade onde está a decorrer o aKademy 2007 na Escócia, por centenas de programadores que estão a trabalhar como doidos para encontrar bugs, completar o KDE 4 e criar aplicações que corram na perfeição neste ambiente.

 Plasma KDE

O projecto mais ambicioso dentro do KDE4 poderá ser o Plasma, a nova shell do KDE4 que permite o uso do krunner, uma aplicação para iniciar programas e criar novas tarefas. Existem ainda os Plasmoids que funciona como widgets, ou seja, mostram informações do sistema e hardware, canais de rss feeds, imagens, etc.

 O Kcontrol foi substituido pelo System Settings, um novo painel de configuração com uma interface mais acessível ao utilizador e novas opções de configuração do sistema para uma personalização mais vasta.

As próximas semanas serão dedicadas a estabilização dos pacotes de libs do ambiente, para que os programadores tenham um melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis nos módulos do sistema.

A versão final espera-se que seja lançada em finais de Outubro deste ano, de modo a que todos os programadores de aplicações do sistema base tenham tempo para finalizar a importação e compatibilizar com o novo sistema.

Informações: KDE 4

Alojamento Web

Flock 0.9 beta

O Flock é baseado no Firefox, no entanto complementa-o integrando-o com redes sociais e serviços web 2.0 .

É portanto conhecido como o Browser Social e a versão 0.9 vem reforçar isso mesmo, tendo integração não só com serviços de fotos como o Photobucket e o Flickr, mas também serviços de videos, idem Youtube, Truveo, Vimeo entre outros que poderão ser posteriormente adicionados.

Mas a grande novidade é o My World. Trata-se de uma página onde estão as ultimas acções dos seus amigos nas redes sociais, bem como as ultimas fotos e vídeos enviados e ainda os últimos itens das suas RSS feeds.

No entanto as novidades não se acabam por aqui, vejam todas as mudanças na tabela de comparação da versão 0.7 com a versão 0.9 aqui.

Site & Download: Flock Beta 0.9

Alojamento Web

WebTuga com 1000+ subscritores

É com imenso prazer que informo a toda a comunidade que mais de 1000 pessoas recebem diariamente as noticias do WebTuga entrarem no site, ou seja, temos mais de 1000 subscritores da nossa RSS Feed.

Segundo o serviço de gestão de rss feeds e estatisticas usado pelo WebTuga, o feedburner, a maioria dos utilizadores usa o leitor online web-based NetVibes e em seguida está o Google Reader, como podem ver no seguinte gráfico: Obrigado a todos os utilizadores que subscrevem a rss feed, um abraço forte para eles de toda a equipa do WebTuga.

Se ainda não subscreve a rss do WebTuga, então faça-o escrevendo-se no formulário para receber em forma de newsletter, ou escolhendo um dos seguintes serviços:
Google Reader or HomepageAdd to My Yahoo!Subscribe with BloglinesSubscribe in NewsGator OnlineAdd to My AOLConvert RSS to PDFBlogarithmgritwireAdd to Technorati Favorites!Add to netvibesAdd to your phone

Opcionalmente poderão usar um leitor de rss feed de desktop, subscrevendo o seguinte rss: http://feeds.webtuga.com/webtuga

Technorati Tags: , , , , ,

Alojamento Web

OPML da Rede WebTuga

OPML WebTuga

A moda dos RSS invadiu a internet há já algum tempo, mas agora chega a moda dos OPML. OPML permite-lhe tal como o RSS, agregar as noticias de um site, sem ter de o visitar, apenas necessitando de um leitor de RSS para o efeito, no entanto, o OPML, permite-lhe agregar várias rss feeds de uma vez só.

Com o OPML você pode subscrever-se automáticamente a uma vasta colecção de rss feeds.

O WebTuga, como site inovador que é, decidiu trazer esta nova moda para Portugal, pois parece que ainda não está muito divulgada por estes ares.

Apesar de ser uma tecnologia bastante boa, ainda existem poucos software para usar esta tecnologia, no entanto a maior parte dos leitores de RSS Feeds reconheceram a tecnologia e poderá usar sem problemas.

OPML Rede WebTuga

Alojamento Web

The Venice Project > Joost

The Venice Project Joost Os criadores do Kazaa e do Skype, têm, nos últimos tempos, desenvolvido um projecto chamado de "The Venice Project".

Este projecto pretende facilitar a partilha e visualização de vídeos através da Internet, não só ao estilo do YouTube, mas também ver canais televisivos famosos como é o caso da MTV, etc…

O serviço irá disponibilizar a televisão online com melhor definição existente até hoje, o único problema para alguns de nós, é a quantidade de tráfego que o programa irá gastar, no entanto apesar do programa ter esta funcionalidade, que através do browser é muito lenta, no desktop é muito leve e permite uma boa visualização do vídeo sem falhas.

Além de ver TV, o software permite-lhe adicionar as suas RSS feeds a passar numa widget sobre o vídeo e ainda ter vários outros widgets.

No entanto, o que me chamou a atenção para escrever este artigo, é o facto do projecto já ter nome definitivo, que é "Joost". Poderá testar o programa, juntando-se ao projecto como Beta Tester.

HomePage: Joost

Alojamento Web

UniveRSS – Leitor de RSS da Microsoft para o Vista

UniveRSS Parece que a Microsoft pretende finalmente inovar. Na screenshot acima podemos ver o leitor de RSS feeds que a Microsoft está a criar para o Windows Vista. Trata-se não apenas de um leitor de RSS Feeds normal, mas sim em 3D, onde as notícias estarão divididas em caixas 3D podendo interagir com o utilizador de uma forma bastante animadora. É como embarcar numa viagem pelo sistema solar, mas aqui os planetas são cubos onde as notícias são os seus seres vivos e o logo do feed é a superfície do planeta. Na primeira versão o programa irá usar os Rss feed’s guardadas no Internet Explorer 7, no entanto próximas versões irão ter o seu próprio gestor. Está simplesmente fenomenal, vejam.. Info: Microsoft team blog’s