Firefox 3.5 beta 4 – Preview

Mozilla Developer Center

O Firefox 3.5 será lançado em breve e os resultados da versão Beta 4 são bastante satisfatórios.

Uma das grandes novidades do Firefox 3.5 é a inclusão do “Privade Browsing Mode”, um modo de navegação totalmente privado, em que não são gravadas nem passwords, nem são adicionadas entradas ao histórico.

Uma outra novidade é também um novo sistema que permite arrastar tabs para fora do Firefox de forma a criar uma nova janela e também passar janelas para abas, possibilitando também a transferência de abas de janela para janela.

O Firefox 3.5 tem suporte também para algumas tags especificas de novos elementos do HTML 5, como é o exemplo do <video> e <audio>, permitindo assim a visualização de vídeos no Firefox, sem necessidade de plugins adicionais.

Para os webdevelopers o Firefox traz imensas novidades, como o suporte a outros tipos de letra via download pela propriedade @font-face do CSS.

O novo motor JavaScript TraceMonkey traduz-se numa maior rapidez na interpretação do javascript e no loading dos sites. Para além disso, o Firefox 3.5 tem suporte nativo para JSON.

Estas são algumas das novidades presentes no Firefox 3.5 beta 4 que merecem ser exploradas.

Alojamento Web

PTScripting apresenta o PTnet Script v0.1b

Como todos sabem, defendo o IRC como melhor protocolo de comunicação online. Tem sido a minha primeira escolha quando necessito de reunir com várias pessoas e/ou tirar dúvidas acerca de qualquer coisa.

Apesar do uso do IRC ser cada vez menor, ainda existem bastantes redes onde se encontram bastantes utilizadores.

Em Portugal existem algumas redes de pé e existe inclusive uma comunidade que se dedica à criação de scripts para o mIRC.

A PTScripting reúne várias informações que poderão ser úteis para os utilizadores de IRC que usem o cliente mIRC e não só.

Hoje a comunidade PTScripting anunciou o inicio de um novo script mIRC que irá estar de tal forma organizado que possibilitará a qualquer pessoa personalizar o seu cliente de IRC.

Para além disso, este novo script terá integrado algumas funcionalidades para quem utiliza a rede PTnet, tendo portanto como nome PTnet Script v0.1b.

Alojamento Web

WebTuga GameServers Management Script

WebTuga Script

Alguns de vocês provavelmente têm dado pela minha falta (ok, não tanto pela minha falta, mas sim pela falta de posts no WebTuga). Pois bem, tenho andado um pouco ocupado a brincar com a linguagem bash.

Já tinha tido o prazer de brincar com esta linguagem à alguns anos, depois foi-me leccionado no 12º do Curso Tecnológico de Informática (coisa pouca) e este fim de semana tentei fazer algo de útil para o meu dia a dia.

Trata-se nada mais nada menos do que um pequeno script que permite gerir gameservers, neste caso limitado ao Counter-Strike 1.6, mas que poderá ser adaptado a outros tipos de servidores e completado, pois ainda são necessárias algumas configurações antes da sua utilização.

Deverá criar antes de mais um utilizador chamado “cs”, que terá como shell a “/bin/bash” e “/home/cs/” como home. Lá dentro deverá ter também uma pasta chamada “server” com uma instalação por defeito do motor counter-strike 1.6 steam.

O código não está nada de mais e pode ainda ter algumas falhas. No entanto, peço a quem melhor perceber da línguagem que faça uma revisão e caso alguém faça alguma modificação ao código, deixo aqui o meu incentivo a partilhar aqui connosco.

Aqui vai o código:

Alojamento Web

Nvidia Tegra – O futuro dos dispositiveis móveis

Nvidia Tegra, é o novo conceito criado pela empresa de renome internacional conhecida por produzir Placas Graficas e Chipsets, a Nvidia.

Consiste basicamente em criar o MID (Mobile Internet Device), mais avançado do mundo, com capacidade para jogar, ver filmes em full hd e muito mais.

Aqui fica uma tabela com alguns dos modelos iniciais:

Nvidia Tegra

nVidia Tegra

Alojamento Web

PlayOnLinux 3.0 / Arietis


PlayOnLinux
é um front-end para o Wine que facilita a instalação de aplicações e jogos do Windows na sua distribuição Linux.

A nova versão, apesar de suportar os mesmos scripts da versão 2, tem agora um novo aspecto para a interface de instalação de aplicações.

O PlayOnLinux v3 foi testado com a plataforma de jogos Steam, o Internet Explorer 6, Safari, Notepad++, Office 2003 e muitos mais.

Para além destas novidades, existe agora uma nova categoria para "Educação", o chamado EduOnLinux.

Site: PlayOnLinux v3

Alojamento Web

Big Buck Bunny disponível para Download

Big Buck Bunny

Já aqui tínhamos falado acerca deste projecto e se pensam que era só conversa de charada, bem que se enganam.

O Big Buck Bunny foi lançado ontem dia 30 de Maio e, para além da possibilidade de comprar o DVD, está disponível para download em vários formatos e em vários mirrors.

Este é o segundo filme opensource criado pela Blender Foundation e em breve poderá haver um terceiro, no entanto não irá começar a ser criado antes do lançamento do Blender 2.5 numa versão estável para uso.

Fique com uma pequena apresentação do filme e se lhe agradar, faça download do filme completo.

Big Buck Bunny

Alojamento Web

IPV6 – O dia em que o router morreu

Um pequeno e engraçado vídeo sobre o IPV6 pela mão de uma camada de geeks…

IPV6

Alojamento Web

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Alojamento Web

WordPress – 5 anos de …

Wordpress 5 anos

O WordPress é sem dúvida o CMS do momento. A cada dia são mais os blogs criados na plataforma WordPress e até mesmo sites empresariais a usarem esta solução.

Tivemos o lançamento do WordPress 2.5 que foi bastante bem recebido pela comunidade mundial de bloggers e os rumores das novidades do WordPress 2.6 já colocaram a maioria dos bloggers eu euforia.

Mas hoje em especial, é um dia bastante importante para o WordPress, pois este completa o seu quinto aniversário desde que foi lançada a sua primeira versão.

5 anos de WordPress e de muita evolução, parabéns ao Matt e à restante comunidade de designers, desenvolvedores e tradutores que têm cada dia ajudado a melhorar o funcionamento e desempenho deste script.

Alojamento Web

OLPC XO 2.0 – O que podemos esperar de…

 

Video OLPC 2.0


Ontem, dia 20 de Maio, em Cambridge na OLPC Global Country Workshop, o fundador do projecto OLPC, Nicholas Negroponte, anunciou a segunda versão do OLPC XO, o portátil de baixo custo para crianças de países subdesenvolvidos, que terá o nome de XO-2 e avançou que a campanha "Give 1, Get 1" será reaberta em Agosto ou Setembro de 2008.

Com o consumo reduzido para 1 Watt, este novo portátil terá cerca de metade do tamanho da primeira versão e incluirá dois ecrãs sensíveis ao toque, possibilitando ainda a leitura de livros digitais ( eBooks ) na horizontal, ao estilo de um livro real, com página esquerda e direita.

O teclado poderá ser alterado, visto que é integrado num dos ecrãs, podendo ser usado numa versão simples para crianças mais novas e numa versão mais complexa, com possibilidade de várias línguas, para crianças com mais idade.

Cada ecrã tem um custo de 20$, graças aos LCD’s dos reproductores de DVD portáteis e o preço estimado para o portátil será de 70$.

Negroponte estima que o portátil será lançado em 2010.

PS: Eu quero!