SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil

WebTux

O SuseStudio é um projecto que permite através de um gerador web based criar uma distribuição Linux com apenas aquilo que necessita, bastante semelhante ao já existente Nimblex, referido anteriormente aqui no WebTuga.

O projecto ainda está em fase Alpha e poderá candidatar-se submetendo o seu endereço de e-mail no formulário presente na página principal do projecto.

Já tinha conhecimento deste projecto à algum tempo e estava ansioso para que me enviassem o convite.

Criar distribuição através de template

SuseStudio
O primeiro passo para criar a sua distribuição através do SuseStudio é escolher o tipo de template que deseja. Todos os templates são baseados em openSuse 11.1 e poderá escolher desde openSuse 11.1 em modo texto, sem ambiente gráfico, optimizado para servidores, openSuse 11.1 Minimal X, onde apenas tem um ambiente gráfico minimalista com o servidor X, openSuse 11.1 KDE 3 com o ambiente KDE3 e OpenSuse 11.1 KDE 4 com o KDE4, o OpenSuse 11.1 com o ambiente gráfico Gnome e ainda o OpenSuse 11.1 JeOS com um ambiente pequeno que apenas ocupa 84MB em ficheiro compactado em zip.

Nome da distribuição Linux

Depois de feita a escolha do tipo de template que deseja, será redireccionado para um novo wizard que lhe irá pedir o nome a dar à sua distribuição.

Nesta nova janela terá acesso a vários menus de configuração onde poderá optar por seguir todos os passos ou saltar os passos que desejar, voltar atrás para alterar, etc…

Adicionar repositórios à distribuição

SuseStudio

Continuando a seguir as indicações do wizard, irá agora chegar à aba “Software”. Nesta nova aba, a primeira opção permite-lhe adicionar repositórios adicionais à sua distribuição baseado em software ou através do url.

Poderá ainda procurar repositórios pesquisando por software, pacotes e pelo nome dos repositórios.

Adicionar software à distribuição

O passo principal para tornar uma distribuição personalizada é permitir instalar software e pacotes que desejamos.

Para tal o SuseStudio tem um conjunto de aplicações separadas por categorias que poderá instalar ou desinstalar a qualquer altura na sua distribuição.

Poderá escolher desde software de desenvolvimento, aplicações servidor, jogos, ferramentas multimédia, etc…

Continue reading “SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil”

Alojamento Web

OpenSource PHP – Colecção de scripts em PHP

OpenSource PHPOpenSource PHP é um directório de scripts e CMS (Content Management Systems) em PHP.

Como o próprio nome indica, todos os scripts disponibilizados são código livre. No site podemos encontrar aplicações para criar galerias de fotos online, sistemas de Wiki, gestores de base de dados e até mesmo software para a criação de redes sociais.

Tenho seguido o site todos os dias e por incrível que pareça, todos os dias encontro algo que tinha procurado no passado.

Por aqui este já está nos meus favoritos e tenho a certeza que fará muito jeito a alguns dos nossos leitores.

Alojamento Web

PlayOnLinux 3.0 / Arietis


PlayOnLinux
é um front-end para o Wine que facilita a instalação de aplicações e jogos do Windows na sua distribuição Linux.

A nova versão, apesar de suportar os mesmos scripts da versão 2, tem agora um novo aspecto para a interface de instalação de aplicações.

O PlayOnLinux v3 foi testado com a plataforma de jogos Steam, o Internet Explorer 6, Safari, Notepad++, Office 2003 e muitos mais.

Para além destas novidades, existe agora uma nova categoria para "Educação", o chamado EduOnLinux.

Site: PlayOnLinux v3

Alojamento Web

AnyColor 0.1.2 para Firefox 3

AnyColor

AnyColor é uma extensão para Firefox que permite alterar a tonalidade de cores do theme on the fly.

Não, não é um simples theme para Firefox, pois com esta extensão poderá alterar a aparência e personalizar-lo ao seu gosto, sem a necessidade de reiniciar o Firefox.

AnyColor permite-lhe:

  • Escolher as suas próprias cores e pré-visualizar-las imediatamente;
  • Seleccionar a sua imagem para o background para o topo e para o fundo do Firefox;
  • Escolher um dos pacotes de cores já criados ou criar o seu próprio;
  • Criar “appearance scripts” e mudar a aparência do browser recorrendo a conteúdo gerado dinamicamente.

Esta extensão só funciona em Firefox 3, logo não nos responsabilizamos por qualquer perca de informação devido à instalação deste addon no seu computador.

Download: Mozilla Addons

Alojamento Web
Alojamento Web

Pesquisas do Google com melhor aproveitamento de espaço

Eu gosto do Google e dos seus serviços, mas tenho que ser sincero: há coisas que podiam ser melhoradas. Uma dessas coisas é a pesquisa, onde o espaço está muito mal aproveitado. A solução – ou uma delas – é o script "Google Extra" para o Greasmonkey. Este script adiciona, à direita das pesquisas, caixas com os resultados de vídeos, da wikipédia, de imagens e sinónimos de uma busca que façamos.

Mesmo não gostando muito do Greasemonkey, esta extensão pode ser bastante útil. Mas apenas para utilizadores do Firefox e derivados; nos restantes browsers, não está disponível.

Google Extra, via meiobit.com

Alojamento Web

Aumente as funcionalidades do GIMP com mais de quarenta plugins

O GIMP, por si só, é um editor de imagem muito poderoso, mas as suas funcionalidades podem ser estendidas através de texturas, scripts, paletes de cores, módulos e plugins.

Para dar uma ajuda na expansão das funcionalidades deste editor de imagem livre, o site Techzilo.com fez uma lista de mais de quarenta plugins, direccionados para fotografia, webdesign ou tarefas genéricas.

Techzilo.com

Alojamento Web

Lista de jogos para Linux

Uma das coisas que os recém-chegados a GNU/Linux perguntam é: e jogos para isto, pah? Nós vamos responder a esta pergunta com alguma sugestões interessantes para os utilizadores.

Alguns dos muitos jogos que existem para GNU/Linux com gráficos 3D ou 2D todos bonitinhos são o Tremulous (do género do Quake), o Gridwars (tipo Asteroids, mas mais à frente), VDrift (um jogo de carros igual a tantos outros), World of Padman (não se deixem enganar pelos bonecos, porque este jogo é muito violento), Glest (jogo de estratégia), Wormux (um clone do Worms) ou o Flight Gear (simulador de voo). Qualquer um destes jogos é garantia de muitas horas passadas em frente ao computador.

Mas há muitos mais jogos para GNU/Linux. Um dos locais que podem pesquisar é a Wiki do Ubuntu, que tem uma lista de jogos muito grande (alguns já mencionados acima). Um outro local é o Ubuntu Games, um site dedicado a fornecer pacotes de instalação de jogos para o Ubuntu. Outros locais com menção a jogos que poderão visitar são o Linuxgames, TechGage, Games for Linux ou The Linux Gamers’ Game List.

Esta é apenas uma pequena mostra dos jogos disponíveis para GNU/Linux. Há muitos mais, mas queremos que nos digam quais. Partilhem connosco os vossos jogos favoritos que não foram mencionados nesta lista. Se houver boa participação, fica prometido um novo artigo sobre jogos.

Boas "tuxadas"!

Alojamento Web

Dicas para um bom Programador

Ser um bom programador nem sempre é fácil, para os iniciantes e até mesmo programadores experientes há sempre problemas que podem ser evitados poupando assim grandes dores de cabeça. E como aprender nunca é demais o Webtuga deixa-vos algumas dicas importantes:

1- Organiza a tua própria biblioteca; Ter um CD-Rom ou uma caixa de disquetes com trabalhos de código aberto pode ser sempre útil para consultas posteriores, guardar todo o trabalho, todos os tutoriais acompanhados durante a aprendizagem e ate mesmo projectos de código aberto (phpBB, wordpress, etc.) é importante. A exploração tambím é uma forma de aprendizagem.

2- Pesquisar scripts na Internet; Na Internet temos acesso a vários scripts de código aberto que podemos utilizar nos nosso projectos mas também os podemos usar para serem estudados. O importante não é copiar e utilizar, mas sim entender como foi feito e como funciona.

3- Comentar tudo o que for necessário; Organizar o código e aplicar comentários é importante, assim qualquer pessoa entenderá o teu projecto, e mesmo quando tenha-mos de editar o código algum tempo depois também nos ajudará a nós próprios.

4- Melhorar sempre que possível; Tudo o que funciona pode nem sempre estar bem, é importante tentar explorar novas ideias. Não existe apenas uma maneira de se fazer determinada coisa, é importante que se faça tudo pelo mais simples e funcional possível.

5- Participar e partilhar ideias; Através do Messenger, IRC e comunidades na Internet, mailing lists e fóruns de discussão podes sempre conhecer outras pessoas que também sejam programadores, partilhar ideias e conseguir novas soluções é importante para o teu desenvolvimento como programador.

Para quem quer começar a programar e nunca teve contacto com nenhuma linguagem, pascal ou C são excelentes linguagens para iniciantes, para alem de fácil aprendizagem ao conhecer estas linguagens obtêm-se bases para qualquer outra linguagem de programação.

Links úteis: http://www.opensourcescripts.com/ – Scripts gratuitos em varias linguagens.

Alojamento Web

Fluxbox 1.0

Ao fim de quatro anos e meio, foi finalmente lançada uma versão estável do gestor de janelas Fluxbox! Esta release marca a introdução de novos temas e de um novo tema por omissão, actualizações de várias traduções (entre elas o português e o português brasileiro) e adição do utilitário fluxbox-remote (permite aceder aos comandos do Fluxbox através de scripts).

Estava a ver que nunca mais chegava uma nova versão estável deste excelente gestor de janelas. Agora só falta chegar aos repositórios do Debian Lenny, para eu poder desfrutar das novidades.

Download da source