Sysadmin Day 2009

Sysadmin

Hoje celebra-se o sysadmin day, ou seja, o dia do administrador de sistemas. Muitos de vocês devem-se estar a questionar “Mas que raio é um sysadmin?”, pois bem, eu explico.

Um Sysadmin ou Administrador de Sistemas é aquela pessoa que se certifica que se certifica que todo um vasto sistema funciona, pode ser um simples computador, como pode ser um conjunto de servidores ou até mesmo uma datacenter.

O trabalho do sysadmin é assegurar-se que os seus sites estão online e a funcionar correctamente, que os seus e-mails são entregues, que a sua rede de partilhas de ficheiro está a funcionar, ou que o seu software está sempre actualizado.

Cabe ao sysadmin também prever que o mundo acabe e usar os seus poderes de Deus (root access) ou os “supercow powers” para proteger um sistema.

O Administrador de Sistemas é também aquele sujeito a quem ligamos às 4 da manhã a perguntar a razão pelos sites estarem offline. É aquela pessoa que tem que estar sempre contactável e que não deixamos dormir descansados.

Nós por cá obrigamos o nosso sysadmin a tirar carta de condução de carrinho de mão, pois é necessário transportar os servidores de vez em quando, como pode ver na foto abaixo:

SysAdmin day

É sysadmin, já sonhou em ser sysadmin, já foi sysadmin ou conhece histórias que se passaram com sysadmins? Então partilhe as suas histórias connosco…

Ah… e quase que me esquecia… ouça esta música “Sysadmin Song” dedicada a todos os sysadmin pelo mundo fora…

Alojamento Web

ecoder – editor de código web based

ecoderO ecoder vai ser provavelmente o meu próximo “mini-IDE” para edição e desenvolvimento de pequenos excertos de código nos meus sites.

Este novo projecto tem como objectivo criar uma espécie de WYSIWYG com algumas funcionalidades bastante engraçadas e que permitiram editar os seus ficheiros de código online no seu próprio site.

Inclui um file browser que permitirá o envio de ficheiros e a edição de vários ficheiros em simultâneo recorrendo a um sistema de tabs, sintaxe colorida e ainda combinações de teclas para executar pequenas acções.

Actualmente como temos cPanel instalado no nosso servidor, tenho utilizado bastante o File Manager do cPanel para a edição de ficheiros, criação de pastas e outro tipo de tarefas, no entanto irei provavelmente dar a oportunidade ao ecoder para uso pessoal.

Alojamento Web

Cisco Data Center 3.0

Cisco Blade Server

A Cisto apresentou recentemente a Cisco Data Center 3.0 que não é nada mais nada menos do que um conjunto de mudanças que irá tornar a criação de uma datacenter de forma mais económica e onde terá para além de um total controlo dos custos, um crescimento do seu mercado mais significativo.

Para dar inicio a este conjunto de mudanças, a Cisco Systems apresentou o seu novo servidor Blade. O novo Cisco Unified Computing System (UCS) CS B-Series é baseado nos novos processadores Intel Nehalem e integra uma nova tecnologia de memória que permitirá aumentar significativamente o número máximo de máquinas virtuais por cada máquina.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Cisco Unificed Computer System ou em DataCenter Knowledge.

Alojamento Web

IP Locals – Quais os sites alojados num servidor

IP Locals

O IP Locals é uma excelente ferramenta que pode ser bastante útil para administradores de sistemas (mais conhecidos por sysadmin) e para curiosos.

Com este serviço online, poderá encontrar os sites que estão alojados no mesmo servidor que uma determinada página.

Os resultados não são 100% fiáveis, no entanto pode-se ter uma ideia de qual o tipo de sites alojados num determinado servidor.

Por exemplo, poderá verificar quantos sites estão alojados no mesmo servidor que o seu e assim verificar se o servidor está sobrecarregado.

Existem várias ferramentas semelhantes a esta, no entanto algumas delas são pagas e/ou não devolvem resultados tão completos como o IP Locals.

Alojamento Web

ServersMan – Webservers para iPhone

ServermanFiquei a conhecer o ServersMan@iPhone pelo Visual Beta, que consiste numa aplicação para o iPhone que permite tornar o seu iPhone num pequeno webserver.

O acesso ao servidor é garantido por uma VPN da FreeBit, a empresa responsável pelo desenvolvimento desta aplicação.

Apesar da aplicação estar apenas disponível em Japonês, a sua configuração é fácil e não terá dificuldades em tornar o seu iPhone num servidor.

Alojamento Web

Android será 100% Open Source

Logo do android

Segundo diz o Google, ao contrário do que se tem dito, a plataforma Android, bem como todos os seus componentes e bibliotecas necessárias para fazer o port da plataforma para novos dispositivos, serão totalmente opensource para uso comum.

A licença usada será a ASL v2, ou seja, Apache Software License v2, usada também em projectos como o servidor HTTP Apache, o Tomcat e muitos outros grandes projectos opensource, existindo apenas duas excepções como é o exemplo do software que já está actualmente coberto por licenças, como é o caso do kernel Linux que usa a GPL ( Gnu Public License ) e ainda no que toca ao software Eclipe, que será licenciado pela licença Eclipse Public License (EPL).

O que poderá não ser open-source, serão as aplicações 3rd party criadas por desenvolvedores, que poderão ao abrigo da licença ASL v2, escolher qual será o licenciamento a proteger o seu software. Ou seja, o desenvolvedor poderá escolher se deseja ou não partilhar o código.

Alojamento Web

ThePlanet – Explosão na DataCenter H1

Como devem ter reparado, o WebTuga tem estado off desde há alguns dias. Tudo isto deve-se ao facto da DataCenter em que temos o nosso servidor dedicado alocado, ter tido um curto-circuito que fez com que não só o servidor do WebTuga ficasse sem energia, mas também 9000 outros servidores.

Felizmente ninguém ficou ferido e nenhum dos servidores ficou danificado, no entanto a equipa de incêndio aconselhou/não permitiu que o sistema de backup de energia fosse ligado de forma a não provocar outras pequenas réplicas deste problema.

A equipa ThePlanet tem estado a reunir esforços de forma a normalizar a situação. No meio de tanto azar, o Dragon ( nome que dá-mos ao nosso servidor/bicho de estimação ) estava localização no segundo piso da DataCenter, chamado de Phase 2, que já tem o problema resolvido, entre outros 6000 servidores. No entanto, os restantes 3000 servidores localizados na Phase1 estão ainda a ser alimentados por uma fonte de energia de backup, situação que deverá ser temporária e que irá provocar algum tempo de downtime nos próximos dias.

No meio disto resta-me pedir a compreensão de todos os clientes e utilizadores do WebTuga, pedimos desculpa se de alguma forma não fomos ao vosso encontro para vos esclarecer a situação, mesmo tendo sido tendo sido criado um blog temporário que substituiu a homepage do WebTuga Hosting.

Resta-me também dar o meu apoio a toda a equipa ThePlanet, que apesar de todo o azar, tem tentado resolver a situação de forma a diminuir os prejuízos a todos os seus clientes.

O mais difícil já está resolvido e pensemos pela positiva, em vez de serem 9000 servidores sem energia, poderiam ter sido 9000 servidores danificados.

E agora, vamos lá rapaziada que isto sem blogar durante 2 dias não dá com nada…

Alojamento Web

Sweetter 2.0 – Sistema de blogging gratuito

Com a chegada do Twitter à Internet, introduziu-se também um novo conceito de microblogging.

O Twitter, com milhares de utilizadores, tem tido um tremendo sucesso muito devido também ao número de aplicações que usam a sua API.

Para aqueles que andam atrás de um sistema de microblogging para instalar no seu site ou no servidor da empresa para partilhar as suas actividades, os seus sentimentos, etc, existe o Sweetter.

O Sweetter é um serviço de microblogging gratuito escrito em Python que lhe permite não só "microblogar" como também escrever as suas listas to-do, votar nos "microposts" dos outros utilizadores e ter um Karma conforme o seu número de votos, positivos ou negativos.

Para além disso o Sweetter tem também a possibilidade de escolher plug-ins que lhe permitirão enviar as suas mensagens para o seu Twitter ou Jaiku.

Visite já o site e verifique com os seus próprios olhos. E para aqueles que pensam que podem comprar o Sweetter, leiam esta página.

Alojamento Web

Clan [ueb] voltou!

Logo do clan ueb

Não é mentira, o clan UEB voltou mesmo.

Os [ueb] são o clan oficial do WebTuga e este verão voltam para arrasar.

O clan conta com novos jogadores, novo servidor e em breve irá ter um novo site.

Para já podem aceder ao servidor dos [ueb] e combinarem PCWs no novo canal de IRC na PTnet, #ueb.

Ah… e não se esqueçam que a qualquer altura poderemos estar a recrutar novos jogadores, por isso estejam atentos ao nosso fórum.

Toca a dár as boas-vindas aos nossos novos jogadores!

Server: 81.92.219.214:30000

Alojamento Web

Wareando – Gerar links premium MegaUpload


Tanto o Rapidshare e o MegaUpload, como muitos outros serviços, têm contas premium opcionais para quem necessite de descarregar mais conteúdo dos servidores do serviço.

A grande vantagem das contas premium é não ter limites nem restrições ( quase ).

Para quem não estiver disposto a gastar uns trocos, pode sempre recorrer a geradores de links Premium.

O Wareando é isso mesmo, um site que lhe permite gerar links premium para o MegaUpload, podendo assim fazer downloads sem qualquer restrição.

site