RIP GeoCities

26 de Outubro de 2009 fica na história como o dia em que o serviço GeoCities da Yahoo foi encerrado.

Quando foi lançado em 1994, o serviço permitiu a milhares de cibernautas criarem as suas páginas pessoais e afins e partilhá-las com o resto do mundo. Muito por culpa das redes sociais, o GeoCities chegou ao fim.

Sem dúvida que marcou uma geração e nos foi muito útil. Quem não se recorda das já míticas páginas com fundos berrantes, das imagens animadas em .gif a piscarem por todo o lado ou das clássicas páginas com conteúdos escolares de onde retirávamos (por vezes, integralmente) os resumos dos textos para trabalhos da escola?

Independentemente disto, a Yahoo, que já encerrou os registos para o GeoCities há algum tempo atrás, também irá apagar todos os dados das páginas GeoCities.
E é por esta razão que uma equipa de arquivistas está a tentar recolher o máximo de páginas possíveis para que toda esta informação não desapareça sem deixar rasto.
A título de curiosidade, a equipa estima conseguir recolher cerca de 10 terabytes de dados.

RIP GeoCities e obrigado pelas vezes que nos safaste!

Alojamento Web

Porque é que os projectos web falham?

Projectos Web

O WebTuga existe à quase 4 anos e tem tido os seus altos e baixos, no entanto nunca pensei em desistir deste projecto pois mesmo que existam pessoas que não apreciem o projecto, sei que existem outras que o apreciam e ao mesmo tempo sei dar valor ao trabalho que tem sido desenvolvido por mim e por algumas pessoas da equipa WebTuga.

No entanto, não é acerca do WebTuga que eu quero falar, mas sim acerca dos projectos que nascem e morrem de um momento para o outro sem deixar rasto. Quando comecei a trabalhar no projecto WebTuga, lembro-me de existirem várias comunidades, vários sites e vários projectos e pessoas individuais e pequenos grupos. Alguns desses sites faziam parte das minhas visitas diárias, no entanto com o passar do tempo esses projectos morrem, alguns deles ainda existem, se bem que não têm manutenção à anos. Posso avançar que cerca de 90% dos sites que à dois anos tinham qualquer tipo de parceria ou amizade com o WebTuga, já não mais existem.

É uma triste realidade que infelizmente acontece ainda hoje. Vejo pequenos projectos, blogs, fóruns que passado um mês do seu lançamento, são deixados ao abandono ou simplesmente vendidos a outras pessoas que não sabem o que fazer com aquilo.

Na vossa opinião, qual é a principal razão que leva à “morte” destes projectos? Será que as pessoas se iludem por pensar que um projecto alcança o topo logo nos primeiros dias?

Deixo referência a alguns dos projectos aos quais me refiro: TucowsPT, FRevolution, Imagem do dia, Speedway Informática, entre outros…

Alojamento Web

Ganhe visitas com o Topsites WebTuga

Depois de muito tempo inactivo, o WebTuga Topsites volta ao activo para dar oportunidade a outros projectos a divulgação e desta forma poderem marcar a sua presença na Internet.

Se tem um site, um blog ou um fórum que deseja divulgar mas não quer gastar dinheiro em campanhas publicitárias no Adwords ou outros sistemas do género, então o WebTuga Topsites é a solução ideal.

Para que o seu site tenha destaque no WebTuga Topsites, basta registar-se e colocar o código que lhe é fornecido no seu site. Desta forma poderá ganhar mais visitas e para além disso, terá a oportunidade de ver o seu site destacado no blog WebTuga.

Sim, todos os meses será destacado um site aleatório aqui no blog WebTuga, queremos desta forma incentivar a todas as pessoas que tenham pequenos projectos a se registarem no WebTuga Topsites.

São apenas alguns segundos que perde a registar-se e a colocar o código no seu site e serão centenas ou até milhares de visitas que irá ganhar sem gastar um cêntimo.

Mostre-nos os seus projectos, demonstre o que vale, nós estamos aqui para o ajudar na divulgação.

Alojamento Web

A moda das barras

Já mais alguém mais reparou que muitos sites andam a adicionar barras superiores aos sites que vemos através deles?

Começou com o StumbleUpon, agora também o Digg e o Facebook têm uma barra superior…

Qualquer dia não se pode… Sempre que alguém abrir um site via um link qualquer tem uma barra por cima, que em muitos casos ocupa espaço demais do ecrã…

Sou só eu que acho que estas barrinhas fazem mais mal do que bem? Ocupam espaço no ecrã e não são assim tão úteis.

Alojamento Web

Top 10 sites em Angola

Angola

Segundo as estatísticas do Alexa, o Live.com, o Hi5, o Yahoo e o MSN.com são mais visitados que o Google.com, no entanto o Google marca presença com o Google.com, Google.pt, Google.it.ao, Google.com.br e YouTube.com, já o Blogger.com está em 11º.

Deixo-vos aqui com a lista dos 10 sites mais visitados em Angola:

  • 1 – Live.com
  • 2 – Hi5.com
  • 3 – Yahoo.com
  • 4 – Msn.com
  • 5 – Google.com
  • 6 – Google.it.ao
  • 7 – Google.pt
  • 8 – Google.com.br
  • 9 – Uol.com.br
  • 10 – YouTube.com

O Sapo.pt encontra-se em 16º lugar segundo o Alexa, em frente do Ask.com. Poderá encontrar a lista mais detalhada aqui.

Alojamento Web

ecoder – editor de código web based

ecoderO ecoder vai ser provavelmente o meu próximo “mini-IDE” para edição e desenvolvimento de pequenos excertos de código nos meus sites.

Este novo projecto tem como objectivo criar uma espécie de WYSIWYG com algumas funcionalidades bastante engraçadas e que permitiram editar os seus ficheiros de código online no seu próprio site.

Inclui um file browser que permitirá o envio de ficheiros e a edição de vários ficheiros em simultâneo recorrendo a um sistema de tabs, sintaxe colorida e ainda combinações de teclas para executar pequenas acções.

Actualmente como temos cPanel instalado no nosso servidor, tenho utilizado bastante o File Manager do cPanel para a edição de ficheiros, criação de pastas e outro tipo de tarefas, no entanto irei provavelmente dar a oportunidade ao ecoder para uso pessoal.

Alojamento Web

Cobra do Milho necessita de um nome

Esta semana finalmente recebi a minha primeira cobra para ter como animal de estimação. Como sou principiante, optei por uma Cobra do Milho (Corn Snake).

É também o meu primeiro réptil, depois de ter hamsters e conseguir fazer com que a minha mãe perdesse a fobia aos ratos, agora é a vez de ela perder a fobia às cobras ( porque apesar de elas não necessitarem de ser alimentadas todos os dias, eu sou muito esquecido… ).

É bastante pequeninha (cerca de 35cm) e é mais fina que uma caneta. No primeiro dia tive um pouco de receio em pegar na “minhoca”, no entanto hoje ela já teve a dar umas voltinhas aqui nos meus dedos, pulsos e braços.

Sinceramente pensei que a cobra iria ser muito mais agressiva, mas não. Calmamente ela explora o mundo novo com que se deparou e adquire confiança no “terreno” do faunarium.

No entanto, esta amigalhaça ainda não tem nome. Até agora tenho-a chamado de unknown, mas gostava que vocês me ajudassem a escolher um nome para a cobra.

Todos aqueles que sugerirem um nome para a cobra vão ganhar um backlink para o seu site/blog/fórum.

Fiquem aqui com um vídeo da dita cuja:

Alojamento Web

App Store a 27 de Junho?

Vários sites avançam que a App Store poderá estar disponível a 27 de Junho, avançando assim o lançamento do iPhone OS 2.0, agendado para início de Julho.

Estas suposições têm como base o site da Apple Austrália ter colocado no site do iPod Touch que a App Store estará disponível a 27 de Junho

No entanto, o site da Apple Austrália já foi actualizado e representantes da Apple confirmaram que o lançamento ainda será a 11 de Julho.

Fica então a questão.

Alojamento Web

WordPress – 5 anos de …

Wordpress 5 anos

O WordPress é sem dúvida o CMS do momento. A cada dia são mais os blogs criados na plataforma WordPress e até mesmo sites empresariais a usarem esta solução.

Tivemos o lançamento do WordPress 2.5 que foi bastante bem recebido pela comunidade mundial de bloggers e os rumores das novidades do WordPress 2.6 já colocaram a maioria dos bloggers eu euforia.

Mas hoje em especial, é um dia bastante importante para o WordPress, pois este completa o seu quinto aniversário desde que foi lançada a sua primeira versão.

5 anos de WordPress e de muita evolução, parabéns ao Matt e à restante comunidade de designers, desenvolvedores e tradutores que têm cada dia ajudado a melhorar o funcionamento e desempenho deste script.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 19/05/08 – 25/05/08

Boa noite a todos, para acabar o dia vou fazer um pequeno apanhado dos melhores posts desta semana na rede WebTuga.

Esta semana começamos da melhor forma, com a notícia de que alguém foi atacado por ovos voadores. O OVNI só foi identificado assim que se despenhou na parede mais próxima.

Foi também no início desta semana que nos deram a conhecer o futuro OLPC XO 2.0. O portátil parece prometedor, esperemos para ver se o preço coincide com os preços avançados.

Fiquem com os melhores posts…

Até já… mua!