UptimeRobot – Monitorizar o Uptime dos sites

UptimeRobot

UptimeRobot é uma aplicação web que lhe permite monitorizar de forma totalmente gratuitos até 50 sites com um intervalo de verificação de 5 minutos e receber alertas por e-mail e SMS quando o site se encontrar offline. Em breve estarão também disponíveis as opções de receber notificações via RSS ou Twitter.

Mais uma excelente aplicação a ser adicionada à nossa lista “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site“.

Alojamento Web

Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site

Server Uptime

Hoje em dia é bastante importante ter o seu site sempre disponível e no caso de ter um negócio online é crucial ter um uptime de 100% ou bastante perto disso.

Muitas das vezes o seu site fica offline e você nem dá por isso, mas esse pequeno downtime pode ser o suficiente para perder um leitor/visitante constante ao seu site ou até mesmo um cliente no caso do eCommerce.

Para que saiba sempre quando o seu site não está acessível, o WebTuga reuniu um conjunto de ferramentas de monitorização de sites e servidores. Existem bastantes aplicações, web ou desktop based, gratuitas e pagas, em que cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, esperemos que a lista abaixo lhe seja útil.

Continue reading “Ferramentas para Monitorizar o Uptime do seu site”

Alojamento Web

Optimus em baixo

Fail TVI

Ao que parece, a rede de telecomunicações Optimus esta com problemas. No twitter pessoas de todo o pais não conseguem fazer chamadas.

Hoje esta tudo a dar o “badagaio”… primeiro foi o Google App Engine que teve um downtime de 4 horas e agora e a Optimus… o que será a seguir? TVI? Espero bem que sim…

Resta-nos aguardar… podem seguir a tag #optimus no Twitter para saber progressos e criticas dos clientes.

Alojamento Web

Sapo Puny URL

PunyUrl

O Sapo desenvolveu um novo webservice que permite criar URLs curtos. Até aqui nada de novo, já existem centenas ou até milhares de serviços do género, muitos deles apontados aqui no WebTuga, no entanto o PunyURL, o nome do serviço, tem muito mais para oferecer do que um simples serviço de criação de endereços curtos.

O Sapo Puny URL cria-lhe não um, mas dois endereços curtos para cada link que enviar, sendo que um deles é em Unicode, o que aumenta em muito o número de combinações possíveis.

A equipa do Sapo deixou no Blog Developers um conjunto de respostas a questões que o poderão esclarecer melhor em que consiste o serviço e quais as principais novidades implementadas.

Blog Developers

Quantos URLs conseguem ter na plataforma?

Os que quiseres 🙂 As PunyURLs em Unicode permitem ter aproximadamente 41,000 URLs únicas comprimidas num único caracter; com dois caracteres existem 1,7 mil milhões de combinações possíveis.

Este serviço fornece alguma API para developers que queiram integrar este serviço nas suas aplicações?

Sim! Fornecemos uma API nos Web Services do SAPO em http://services.sapo.pt/Metadata/Service/PunyURL e fornecemos uma “Bookmarklet” que os utilizadores podem acrescentar à sua barra de favoritos para criar automaticamente uma PunyURL para a página que estejam a ver.

Que casos práticos de utilização prevêem?

O Twitter, o envio de URLs por SMS, dizer um endereço na internet que é complicado pelo telefone… as URLs no formato http://br3.sl.pt são bastante práticas para soletrar – não há maiúsculas nem minúsculas. Essencialmente situações em que a brevidade seja importante. No caso da PunyURL em Unicode poupamos *imenso* espaço, e pode ser útil em serviços como o Twitter, em que se clica na URL.

Como é que isto funciona por baixo e que tecnologia está envolvida?

Os serviços de compressão existentes de URLs têm uma base de dados por detrás que mapeia a URL enviada para um número. A URL comprimida é o número convertido de base 10 – o nosso sistema de algarismos – para base 62 – 26 letras maíusculas + 26 letras minúsculas mais os dez algarismos.

O número 500,000 é assim convertido para ‘264w’ em base 62.

No PunyURL funcionamos de forma ligeiramente diferente em *ambas* as URLs comprimidas que fornecemos.

Os browsers modernos permitem caracteres acentuados, como é o caso do domínio da Força Aérea Portuguesa, http://www.forçaaérea.pt/.

Na realidade, o domínio ‘forçaaérea.pt’ é convertido em ‘xn--foraarea-u0aw.pt’, através dum sistema de codificação chamado “Punycode“, definido no RFC 3492.

Estas regras de conversão permitem que caracteres Unicode europeus, russos e asiáticos possam ser utilizados em domínios.

No PunyURL utilizamos os caracteres dos diversos planos asiáticos, o que nos permite definir o número 500,000 em apenas dois caracteres: 㐋촔.

Assim o serviço pode armazenar milhões de endereços dos nossos utilizadores e continuar a fornecer domínios curtos sem termos de reciclar endereços, o que significa que ficam sempre permanentes.

No caso dos endereços em ASCII, http://b.oi.sl.pt/, utilizamos um truque de DNS chamado “Wildcarding” que permite que endereços não criados vão parar a determinado site. É o que acontece há já alguns anos com o SAPO: http://perl.sapo.pt/ resulta numa pesquisa pela palavra ‘perl’, porque o domínio .sapo.pt aponta para a Pesquisa do SAPO quando não existe um hostname definido.

No caso do www.sapo.pt, este está definido e não vai à pesquisa do SAPO.

Que protecções contra spam foram implementadas?

Verificamos quais os hosts de destino, não permitimos referências circulares e monitorizamos a sua utilização. No entanto, disponibilizamos o serviço de “preview”; se se acrescentar um ‘-‘ ao final de uma PunyURL consegue-se ver qual o destino da mesma sem ter de visitar o destino.

Por exemplo: http://b.kp.sl.pt/-.

Vejam como fica tão giro um link para o WebTuga, http://濄.sl.pt. Parabéns à equipa do SAPO pelo excelente projecto.

Alojamento Web

Conheça o iXvirgin

Toda a gente sabe que o Iphone é o telemóvel da moda, tem tudo: GPS, guitarras, pianos, flautas, monitores cardiacos, vibradores, enfim so não fabrica dinheiro.

Agora foi descoberta uma nova função muito util para os pais.

–  iXvirgin- O iXvirgin ajuda você a contar para o seu papa que acabou de perder a virgindade:

lizzy-frisinger.jpg picture by deskmodpt

Esta jovem da foto chama-sse Elisabeth Frisinger, uma estudante de uma escola de Cleveland, OHIO.

Ela é conhecida por lizzy e estava de viagem com a turma, quando foi enviar uma SMS a sua amiga dizendo que tinha acabado de perder a virgindade, porém acidentalmente enviou a mensagem para o seu própio pai.

Alem de se tornar uma celebridade e sabermos que ja não é virgem foi o fim da viagem para ela.

lizzy-frisinger2.jpg picture by deskmodpt

Segue uma tradução das mensagens

“Meu Deus! Acabo de ter minha primeira vez na praia. Muito bom! Gostaria que você estivesse aqui”

Em sequida as 2 respostas do pai

“Eu suponho que quisesses mandar esta mensagem a outra pessoa Lizzy”

“A viagem escolar terminou. Amanhã 7h10 AM Delta #xxx. Use meu cartão de crédito para pagar o táxi”

iphonexperience

Alojamento Web

budurl – Links pequenos

BudUrl

Por vezes encontramos endereços gigantes que não nos favorece nada quando queremos partilhar por exemplo no Twitter ou então enviar numa SMS e em situações do género.

Para resolver este problema existem vários serviços web que permitem criar endereços mais curtos, no entanto, o budurl tem permite para além de “encurtar” o url, obter estatísticas em tempo real acerca dos cliques e acessos do mesmo.

Para tal basta criar uma conta e em menos de 10 segundos poderá criar endereços curtos e gerir os cliques.

No futuro o budurl terá mais novidades, como gráficos estatísticos, alertas e relatórios enviados por e-mail, a santíssima API, RSS feeds, criar endereços personalizados e a possibilidade de adicionar tags e posteriormente procurar endereços por tags.

Alojamento Web

AppleStores em Baixo em todo o Mundo

As AppleStore de todo o mundo estão em baixo, quando faltam duas horas para a WWDC 2008.

Temos de esperar até ás 18 para o que vai ser lançado. O já esperado iPhone 3G deverá ser anunciado, mas ainda falta saber se vai ser colocado à venda imediatamente.

Não se esqueçam, podem seguir a Keynote de Steve Jobs na WWDC 2008 aqui ou através do twiter aqui.

Alojamento Web

Cobertura WWDC 2008 no AppleTuga, pelo site, pelo Twitter ou por SMS

Pois é caros amigos, têm sido longos os dias a criar uma solução que nos facilite fazer a cobertura da keynote de Steve Jobs na WWDC 2008 para vocês todos.

Para aqueles que quiserem seguir a cobertura pelo site, podem aceder à nossa solução de “Live Coverage“. Mas para quem deseje algo mais prático, oferecemos também a possibilidade de acompanhar a cobertura do evento através do seu Twitter, para isso, basta seguir os updates mais importantes pelo AppleTuga Live e ainda poderá receber as notificações por SMS usando a sua conta do Twitter.

AppleTuga @ WWDC 2008

Alojamento Web

Apple Patenteia Um Serviço De Mensagens Instantâneas Para O iPhone

A Apple registou mais uma patente, esta consiste numa interface para um serviço de mensagens instantâneas para o iPhone/iPod touch.

Um serviço de mensagens instantâneas nativo no iPhone é uma das características que os donos dos iPhones mais querem. Com a chegada do SDK isso é possível, mas não permite que a aplicação funcione em background (isto é, a aplicação não funciona quando o iPhone está a “dormir” ou a correr outros aplicações), mas agora esta patente vem possibilitar que o serviço de mensagens instantâneas funcione em background.

Esta patente foi pedida em Agosto do ultimo ano, mas só agora foi mostrada ao mundo, funciona de uma forma muito parecida com a aplicação de SMS do iPhone.

Segundo o AppleInsider este serviço pode substituir os MMS, serviço que o iPhone não possui.

Esta aplicação pode ser uma introdução do iChat no iPhone. Talvez em Junho este serviço venha incorporado na nova versão do firmware.

Via AppleInsider

Alojamento Web

Enviar SMSs a partir do Outlook 2007

Interessante… O Microsoft Outlook 2007 permite o envio de mensagens de texto. Esta funcionalidade não está disponível na instalação por omissão, mas não é muito difícil activá-la.

Primeiro, é necessário registar o número de telemóvel no smsofficer.com. Após a realização do registo, vão receber uma mensagem com um código de verificação. Confirmem o registo e verifiquem se, no local onde se cria um novo email, está disponível uma opção para criar uma nova mensagem de texto.

Isto parece interessante, mas perde logo o interesse, pelo menos para os utilizadores caseiros, quando tem que se pagar para utilizar o serviço. Ao efectuarem o registo no serviço, recebem 10 créditos para utilizar; mas, assim que os gastarem, têm que pagar para continuarem a enviar SMSs do Outlook 2007.

Fonte: Labnol.org