Guerra Santa

Todos têm uma fé. Uns acreditam em Delphi, outros em Java. Há ainda os discípulos de C, de Visual Basic, HTML e outras tantas igrejas menores. São programadores, mas poderiam muito bem ser chamados de pastores.

Jamais duvide da linguagem preferida de um programador. Pode ser o caminho mais curto para a fogueira da Guerra Santa Virtual.

Como não podia deixar de ser, também cultivei a minha religião. Ainda brincava com BASIC, sem fazer nada de importante, quando conheci o Pascal. Um amigo baixara algumas apostilas de um BBS – ainda não se acedia à Internet – e assim que li fiquei convertido.

Pela primeira vez na vida vi uma linguagem estruturada. Tudo muito lógico, restrito e, ao mesmo tempo, flexível. Talvez não tão eficiente quanto o todo poderoso C, que conhecia de fama, mas muito mais eficaz que o BASIC e perfeita para a correcta aprendizagem da programação.

Devorei os tutoriais todos e em questão de dias já fazia programas em Pascal que nunca conseguira fazer em BASIC.

Convertido, jurei nunca mais usar “goto” e sempre adorar a estrutura perfeita das constantes, variáveis e sub-rotinas, organizadas e declaradas previamente, Já havia versões estruturadas de BASIC por aí, mas sempre era possível numerar as linhas e desviar o programa usando “goto”, uma verdadeira blasfêmia a ser evitada.

Veio então a interface gráfica, e o computador ficava cada vez mais acessível aos impuros e infiéis humanos normais. Apanhei o comboio um pouco tarde, quando Windows 95 já se firmava como padrão de mercado e comecei a desenvolver em Delphi, que era baseado em Pascal. Percebi, porém, que apesar da minha firme convicção, as linguagens ditas inferiores não desapareciam. Pior.

Percebi que era possível sim, desenvolver programas bons até mesmo em Visual Basic. Minha fé perdera o sentido de ser.

Pode ser difícil de admitir, mas a sua linguagem de programação preferida, assim como a sua equipa de futebol, não ganha sempre. A evolução, já dizia Darwin, depende da selecção natural e da diversidade. Não importa o quanto se batalhe e dicuta, haverá sempre  alguém fazendo um programa melhor que o seu, na linguagem que você mais odeia. E não adianta nada deita-lo na fogueira.

Tentaram esse método há uns mil anos atrás e não deu certo.


resolvi partilhar com vocês esta cronica da revista PC Master (Ano 5, Edição 51, Por Leandro Calçada). O texto demonstra na perfeição a realidade… todos nós (programadores) por uma razão ou por outra gostamos mais de uma linguagem de programação e conscientes da nossa convicção defendemos-la até ao fim, quem diz linguagens de programação, diz sistemas operativos… somos todos seguidores de alguma coisa.

Eu digo, ainda bem que não concordamos em tudo e ainda bem que existe alternativas e concorrência.

Darwin tinha razão, a evolução depende da selecção natural e da diversidade… será sempre assim…

Bom fim de semana, Cumprimentos

Alojamento Web

Vloud – aumentar o volume dos seus mp3s

Vloud

Por vezes os nossos ficheiros de som tem o volume bastante baixo e mesmo com as colunas no máximo não conseguimos obter o resultado que queremos (que é partir os vidros das janelas, apesar de nunca acontecer (quase)).

Pois bem, apresento-vos uma aplicação Web que permite aumentar o volume dos nossos mp3s, bastando apenas fazer upload dos mesmos para um pequeno formulário e indicar o nível do volume que desejamos.

Vloud torna o processo de aumentar o volume dum mp3 bastante simples.

Alojamento Web

Fedora 9 – Download

Fedora 9

Já está disponível para download o novo Fedora 9.

De entre as novidades está a versão 2-6-25 do kernel Linux, o Gnome 2.22 e ainda a oferta do KDE 4, que há muito se espera para a distribuição. A beta 5 do Firefox 3 está também incluída, oferecendo um menor consumo de recursos aliado a uma performance de topo, oferecendo uma experiência de navegabilidade muito melhor comparada com a do Firefox 2.

O chamado Sulphur, também inclui novidades a nível mais técnico, como o servidor de som PulseAudio e o PolicyKit que implementa uma segurança muito mais rígida ao sistema, que agora está incorporado de forma mais completa e firme.
O NetworkManager, que facilita configurações de rede e ligações mais simples a redes sem fios, traz agora suporte a dispositivos GSM e CDMA.

Outra novidade é o PackageKit que oferece uma gestão universal de instalações, pacotes e actualizações de forma fácil e rápida. Esta plataforma é compatível com diversos sistemas de gestão de pacotes, deste o YUM do próprio Fedora até aos doutras distribuições, o que faz do PakageKit uma bela implementação para outras soluções.

O tema visual Nodoka foi também aprimordiado. Está mais limpo e mais refinado no Fedora 9. Agora é mais consistente e mais polido e suporta as novidades da nova versão do Gnome.

O Fedora está disponível em 3 downloads: Install Media, Desktop Live Media e KDE Live Media. As dua últimas são versões LiveCD com instalador.
Alojamento Web

AVG Anti-Virus Free Edition 8.0 Download

Como todos sabemos, a segurança em qualquer sistema operativo nunca é demais. Mesmo quando somos utilizadores com experiência, podemos ter software malicioso a correr na nossa máquina sem dar-mos conta disso.

Uma das formas de prevenção contra vírus informáticos é o uso de um Anti-Virus.

Existem várias soluções de Anti-Virus gratuitas e até open-source, no entanto a solução que nos interessa e na qual vamos falar é a nova versão do Anti-Virus da Grisoft, o AVG Anti-Virus Free Edition 8.0.

O AVG Anti-Virus Free Edition 8.0 tem como principal novidade, a implementação de um sistema de Anti-Spyware, que elimina todos os processos maliciosos que espiam informações no seu sistema.

A versão gratuita pode ser apenas usada em computadores para uso pessoal.

Página Oficial: Grisoft

Alojamento Web

CloneDVD Mobile 1.2

Hoje em dia existem inúmeras formas de visualizar vídeos ou outro tipo de ficheiros multimédia, no entanto os dispositivos móveis e mini-gadgets estão a ter uma grande adesão por parte de toda a população.

Já não existe a necessidade de ter um leitor de dvd de sala em casa para poder ver um vídeo, nem de uma boa aparelhagem para ouvir um bom som, basta ter o gadget ideal para ter a mesma sensação enquanto nos deslocamos para as nossas actividades no dia a dia.

Podemos ouvir música no nosso iPod, iPhone, Zen Stone ou outro leitor de mp3s; podemos divertir-nos com os nossos jogos na PSP, Nintendo DS ou no telemóvel ou ainda ver um filme no nosso iPod, reprodutor de mp4 ou telemóvel.

No entanto nem sempre a qualidade é a melhor e os formatos diferem de dispositivo para dispositivo. Para tal necessitamos de um software que faça a conversão do formato de um vídeo para outro que seja suportado pelo gadget que possuímos.

O CloneDVD Mobile serve para isso mesmo, converter rapidamente os seus filmes em DVD para formatos compatíveis pelos gadgets mais usados como a PSP, o iPod, entre outros.

Para além disso, o CloneDVD, que tem um período experimental gratuito de 21 dias, permite também converter os vídeos para outros formatos como são o exemplo do DivX, o XviD, AVI ou MP4.

Homepage: SlySoft

Alojamento Web

Novo portátil do e-escolas já foi apresentado

portatil e-escolas caixa magicaO novo portátil do projecto e-escolas, já aqui mencionado, já foi apresentado. Este portátil nasce da parceria entre a Caixa Mágica e a Inforlândia, e está disponível na oferta da TMN no e-escolas. Apesar de não ser uma máquina topo de gama – nenhum portátil disponível no e-escolas o é – tem umas características bastante interessantes que me parecem ser as melhores de entre toda a oferta disponível no site desta iniciativa.

A melhor característica, pelo menos para mim, é o facto de vir com a Caixa Mágica 12 pré-instalada. Para quem não sabe, a Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa de GNU/Linux – sim, esse sistema operativo sexy usado por gente sexy. Para além da Caixa Mágica, vem com o excelente pacote de produtividade OpenOffice, muito bom suporte para os ISPs nacionais e livre de BSODs (Blue Screen of Death).

Mas estas são do software. A nível do hardware, contem com um generoso Intel® Core2 Duo / Solo até T7800 2,6 GHz, um chipset VIA VN896, uma gráfica nVidia GeForce Go 8400 Turbo Cache com memória dedicada até 895Mb, um monitor TFT 15,4″ WXGA (1280×800) HyperBrilho, até 4GB de ram DDR2 667, 3 portas USB, um leitor de cartões 7 em 1, uma placa de som 7.1, dispositivo WiFi, Webcam de 1.3 megapixeis e um disco SATA (lamento, mas não sei qual a capacidade do disco, mas aponto para os 120GB).

Nada mau este portátil. Vejamos: Caixa Mágica, OpenOffice, Intel Core2Duo, 4GB de RAM, nVidia GeForce Go 8400, leitor de cartões, WiFi; tudo em 360 x 267 x 25.4 mm e 2.6Kg.Porreiro. Se eu ainda estudasse, comprava um portátil destes.

via globpt.com

Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

Flickr já suporta vídeo

flickrBoas notícias: os utilizadores do Flickr já podem fazer upload de vídeos para este serviço do Yahoo!.

O envio de vídeos para o Flickr é, pelo menos para já, bastante limitado: os vídeos podem ter somente 90 segundos ou 150 MB de tamanho e apenas os utilizadores pro podem fazer upload deles, apesar de todos os poderem ver. Talvez, no futuro, este limite seja aumentado para algo mais razoável.

Os vídeos não terão tratamento especial no Flickr. Eles aparecerão ao lados das imagens e não numa secção ou categoria própria, e podem ser marcados com etiquetas.

Esta funcionalidade já andava a ser prometida à uns tempos e finalmente está disponível. Pena é que deixe a desejar.

via Techcrunch.com

Alojamento Web

MIT desenvolve robô capaz de expressar emoções

nexiO MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com a Xitome Design, desenvolveram o Nexi: um robô que consegue movimentar a cabeça em quatro direcções, reproduzir expressões faciais e deslocar-se à mesma velocidade dos humanos.

Para se movimentar à mesma velocidade que um humano, é usada uma base semelhante ao Segway em vez de pernas, o que lhe permite uma movimentação rápida e também um equilíbrio automático.

A face do Nexi, desenvolvida em parceria com a Xitome Design, consegue expressar 15 diferentes expressões faciais e movimentar as sobrancelhas, boca, olhos, etc, para realçar essas mesmas expressões. Quatro microfones permitem localizar a origem do som, um outro é usado para a captura de voz e um altifalante é utilizado para sintetizar a fala. Cada olho tem uma câmara que captura imagens a côr e um sensor de infravermelhos para detectar e evitar obstáculos, mesmo num local sem luminosidade.

As expressões faciais, movimento, visão, sintetização de voz, comunicação sem fios e outras funções são controladas através de um computador embebido que utiliza GNU/Linux, sendo possível controlar o Nexi remotamente.

Este robô, à primeira vista, pode parecer assustador. Mas, para mim, é fascinante, porque tem a capacidade de reproduzir expressões faciais e manter uma conversa, mesmo que ainda seja um pouco artificial.

Vídeo do Nexi, via Exame Informática e Daily Tech

Alojamento Web

OpenOffice 2.4 disponível

A versão 2.4 do OpenOffice, o famoso pacote de ferramentas de produtividade livres, foi lançada. Esta nova versão não tem as funcionalidades apregoadas para a versão 3.0, apenas algumas correcções e pequenas alterações à versão anterior. Mas não é por isso que devem deixar de utilizar esta excelente ferramenta.

De momento, apenas o site filehippo.com tem o OpenOffice 2.4 disponível para download, e somente a versão para Windows. Se utilizam outros sistemas operativos, vão visitando a página oficial do OpenOffice durante estes dias, pois a versão para o vosso sistema deverá estar disponível nos próximos dias.