10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

YouTube – Theather View, modo cinema

O YouTube acaba de apresentar um novo modo de visualização que permite ver os vídeos de uma forma bastante familiar para quem costuma ir ao cinema.

Uma das opções é escurecer toda a parte que rodeia o vídeo, de forma a focar apenas a luz no reprodutor de vídeos. Para além dessa opção, é possível activar o “Theather view” e ver o filme num tamanho maior e com uma espécie de cortinas virtuais dos lados.

Este modo está activo em alguns vídeos, como é o exemplo do vídeo de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005.

Alojamento Web

Como transformar imagens pixelizadas em imagens perceptíveis

Já tentaram fazer zoom a uma imagem muito pequena ou tentaram recuperar uma imagem muito pixelizada? Eu já e não foi nada fácil conseguir por a imagem perceptível. Mas esta tarefa não tem que ser trabalhosa e morosa.

James Diebel and Jacob Norda, da Universidade de Stanford, desenvolveram uma aplicação em flash, chamada VectorMagic, que transforma as imagens bitmap em imagens vectoriais. Esta transformação permite que uma foto pixelizada se torne em algo com "cabeça, tronco e membros" e poupa-nos imenso trabalho. Claro que o resultado não é uma reprodução exacta da realidade, mas fica muito melhor que os bitmaps pixelizados.

Alojamento Web

Folding@Home – use o seu computador para ajudar a curar doenças

Folding@Home é um projecto de computação distribuida criado para estudar a formação e deformação das proteínas, por forma a recolher dados que ajudem a combater doenças como Alzheimer ou Huntington.

Para conseguir processar a enorme quantidade de dados necessários, o projecto necessita que os utilizadores, como eu ou você, cedam um pouco do seu processador. Actualmente, o Foldgin@Home tem uma rede de computação distribuida com uma capacidade superior a 1 PetaFlop. É muita capacidade de processamento junta, tudo graças aos utilizadores que todos os dias ajudam o projecto e a si mesmos. Mas, quanto maior for a capacidade de processamento, melhor.

Para dar o seu contributo, apenas precisa de ter uma ligação à internet e instalar um pequeno programa – disponível para GNU/Linux, Mac OS X, Windows e até Playstation 3 – que fará o processamento dos dados sem causar impacto no desempenho do seu computador. Só assim é possível processar mais dados num espaço de tempo mais curto, uma vez que nenhum supercomputador consegue bater vários milhares de computadores a trabalhar em conjunto.

Com um bocadinho do poder do seu processador, pode ajudar a combater o cancro. Faça o download da aplicação e comece hoje a erradicar alguns dos males que atingem o ser humano.

Download da aplicação
Portal português de Folding@Home