Opera 10 alpha 1

Opera 10

Hoje em dia, graças à facilidade de acesso ao código fonte de alguns browsers, existem centenas de navegadores.

O Opera, apesar de não ser OpenSource, é um dos browsers com melhores resultados na renderização de HTML e JavaScript e para além disso está disponível para várias plataformas.

O Opera 10 já está a ser desenvolvido e recentemente foi disponibilizado ao publico o Opera 10 alpha 1.

Nesta nova versão, o motor de renderização vai ser substituído pelo Opera Presto 2.2 que promete melhores velocidades e segue os standards à risca.

No Opera 10 não vai existir o problema com a compatibilidade dos tipos de letras em diferentes plataformas, graças ao Web Fonts.

Para além disso o novo motor de renderização permite obter melhores resultados no que toca à opacidade dos elementos duma página e também apresenta melhorias a nível de SVG, permitindo o uso de tipos de letra SVG e animações por JavaScript.

Em relação ao DragonFly, este também apresenta novidades como a edição em tempo real de DOM e a monitorização do tráfego HTTP.

Ainda falando em relação ao motor de renderização, este passa a 100% o Acid 3 test.

Outra das características do Opera 10 é um corrector ortográfico, melhorias e novidades a nível do cliente de e-mail, que agora permite o envio de e-mails em HTML graças ao editor WYSIWYG, suporte para widgets na plataforma Linux e ainda um sistema para actualização automática do browser.

Alojamento Web

Como construir um computador Linux com 150$

tux webtugaJose Fermoso, um dos editores do blog Gadget Labs da Wired, escreveu um excelente artigo que o ensina como construir um computador "Powered by Linux" por apenas $150 dólares.

A motherboard que já inclui CPU , tem suporte para até 6 portas USB, uma porta LAN 10/100 e duas portas SATA. A acompanhar, temos uma memória ram de 512MB que poderá ser expansível até 1GB ( máximo que a motherboard suporta ), um disco de 80GB da Seagate, um leitor de CDs 52x. Tudo isto dentro de uma caixa branca e simples.

E claro, o motor de tudo isto será uma distribuição Linux, que custa niclas.

Como sugestão, o blogger aconselha também a comprarem o livro "Building a PC For Dummies".

Para os interessados, fica aqui a referência ao artigo.

Alojamento Web

Damn Small Linux 4.3 Download

Tux WebTuga

Damn Small Linux, ou DSL para os amigos, é um sistema operativo com o kernel Linux com as aplicações mais importantes e que apenas ocupa 50MB.

É possível correr o sistema operativo em Live CD para operações básicas ou então instalar numa Pen ou num disco rígido.

As novidades nesta versão são apenas actualizações de aplicações 3rd party e algumas alterações na aparência do gestor de janelas, o FluxBox.

Changelog

Alojamento Web

Concurso T-Shirt WebTuga

WebTuga LogoWebTuga Tux

No dia 22 de Abril, foi apresentado no fórum o novo logótipo do WebTuga que irá representar a nossa comunidade nos próximos tempos.

De forma a levar o WebTuga ao mundo exterior ( para além da web ), decidimos que seria uma boa ideia criar umas t-shirt’s WebTuga. No entanto, gostávamos de saber como é que os membros preferem as camisolas, ou seja, se preferem com o logo à frente ou atrás, se o nome "WebTuga" aparece em baixo do logo, ao lado ou na manga da camisola, etc…

Foi então que surgiu a ideia de criar um concurso para que os WebTugueiros possam criar exemplos de t-shirts WebTuga, usando o novo logótipo.

O prémio para o vencedor será um exemplar com o desenho premiado.

Vejam mais informações no fórum para participar.

Alojamento Web

Personas – uma forma mais simples de personalizar o Firefox

personasA Mozilla, entidade por detrás do Firefox, está a desenvolver uma extensão que possibilitará a personalização automática, sem necessidade de programar e sem complicações, do Firefox: Personas.

A Personas ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, por isso não esperem grande funcionalidades. Mas, no futuro, possibilitará a criação de temas para o Firefox através de tecnologias web como o HTML, CSS, PNG, JPG, Javascript, SVG e Canvas.

Depois de instalada a extensão, um ícone aparece no canto inferior esquerdo do browser. Ao clicar nele, o utilizador poderá escolher uma das muitas "caras" (personas) disponíveis.

Alojamento Web