Programas de IM


Recentemente vi-me deparado com um problema, o Windows Live Messenger (versão 2009 build 14.0.8064.206) não entregava mais ou menos 1 terço das mensagens que eu escrevia nem recebia 1 terço das que era suposto receber, e eu pus-me a pensar porquê…

Deve ser por eu estar a usar wireless no portatil e o WLM não gostar de redes wireless?!

Mas depois pensei, deixa ca testar outro programa qualquer… Testei o Pidgin e funciona sempre a 100% entrega as mensagens todas no protocolo do WLM (MSNP). Testei também outros softwares de outras “redes” como o Yahoo Messenger e o Google Talk. E surpresa das surpresas, todos entregam as mensagens todas assim como as recebem todas.

Como todos os testes foram feitos sempre a usar o wireless, o problema deve ser o Windows Live Messenger a utilizar redes wireless…

Então será que é so um bug qualquer no programa? Visto que o Pidgin usando o mesmo protocolo entrega as mensagens todas, o problema não é do protocolo (MSNP) em si, mas sim do programa…

Pronto fui forçado a mudar para o Pidgin, e é se quero “falar” com os meus contactos do WLM sem problemas.

E vocês, que programa usam e porquê?

Já tiveram algum problema destes com algum programa de chat?

Alojamento Web

Google Talk para iPhone

iPhone Google Talk

Os detentores do iPhone já podem falar através do Google Talk com outras pessoas, para isso basta acederem a este endereço.

Tem uma interface bastante simples e acessível, onde podemos alterar o nosso estado e até colocar uma mensagem personalizada, procurar os nossos contactos e comunicar com estes.

Alojamento Web

Google lança nova versão do cliente de chat Google Talk

google talkA equipa responsável pelo desenvolvimento do Google Talk lançou, finalmente, uma versão actualizada deste cliente de chat do Google.

A nova versão do Google Talk, chamada Google Talk Labs Edition, permite conversações em grupo; tem novos emoticons; e notifica o utilizador da chegada de novos emails, de novo eventos do Google Calendar e novas mensagens do Orkut.

Funcionalidades como a transferência de ficheiros ou as conversações com voz ficaram de fora desta nova versão – experimental – do Google Talk., disponível apenas para Windows.

Download, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Como instalar o Mozilla Prism no Ubuntu

Prism é um projecto da Mozilla para aproximar as aplicações web do desktop. Para isso, é utilizada uma versão mais simples do Firefox, em que é possível apenas ver o site para que a aplicação foi configurada.

Em Windows, é muito simples instalar o Prism – basta descarregar a aplicação, fazer seguinte/seguinte/seguinte e depois configurar os endereços que bem se entender. No Ubuntu 8.04, ainda em beta, a coisa passa por um simples apt-get install, seguido de prism-nome-do-site.

Os sites pré-configurados para o Prism, disponíveis na futura versão Long Term Support do Ubuntu, são o Facebook, Google Analytics, Google Calendar, Google Docs, Google Mail, Google Reader, Google Talk e Twitter.

Os nomes que devem ser inseridos a seguir ao apt-get install são: prism-facebook, prism-google-analytics, prism-google-calendar, prism-google-docs, prism-google-groups, prism-google-mail, prism-google-reader, prism-google-talk e prism-twitter. Como é óbvio, não têm que os instalar todos.

via Tombuntu.com

Alojamento Web

Google Talk Chatback Badge: fique contactável a partir do seu site

google ralk chatback badgeO Google lançou uma pequena widget do Google Talk que pode ser inserida em qualquer site, permitindo que os seus visitantes conversem consigo através da rede de mensagens instantâneas do Google.

Esta widget pode ser personalizada para mostrar a mensagem de estado, o nick que é mostrado aos utilizadores e o título.

Para inserir esta widget no seu site, basta aceder ao Google Talk Chatback Badge, copiar o trecho HTML e inseri-lo na página que deseja que ele apareça.

Google Talk Chatback Widget, via Blogoscoped.com

Alojamento Web

Gmail Chat tem um novo estado: invisível

O Gmail Chat, aquela widget do Gmail para o Google Talk, já permite que os utilizadores estejam offline sem estarem offline – tipo Houdini.

Um pouco confuso, não é verdade? Mas é bastante simples: foi acrescentado o estado "invisível" a esta widget, o que permite que um utilizador apareça offline para os seus contactos, apesar de estar ligado.

Há um pequeno senão nesta nova funcionalidade. Se, por exemplo, estiverem a utilizar o Gmail Chat e o Google Talk em simultâneo, não conseguirão ficar invisíveis porque o Google Talk ainda não suporta esta funcionalidade.

Apenas os utilizadores da nova versão do Gmail que utilizem os browsers Firefox 2 e posterior e Internet Explorer 7 e posterior poderão utilizar este novo estado.

via Google Operating System

Alojamento Web

Mozilla comemora hoje o seu décimo aniversário

Ontem, 22 de Janeiro, comemorou-se o décimo aniversário do anúncio da disponibilização do código-fonte do browser Netscape Communicator, código esse que foi usado para desenvolver o Mozilla e, mais tarde, o Firefox.

Um dia após o anúncio da disponibilização do código-fonte do Netscape Communicator foi criada a Mozilla. Ou seja, hoje comemora-se o décimo aniversário da entidade que desenvolve o browser Firefox.

Parabéns à Mozilla pelo seu décimo aniversário e pelos excelentes browsers que tem disponibilizado aos utilizadores.

via Mozillazine

Alojamento Web

Funcionalidades extra para o Google Talk com o GplusMessenger 2.0

Como o desenvolvimento do Google Talk parece ter estagnado, algumas pessoas decidiram criar plugins para expandir as funcionalidades da aplicação de chat do Google para o desktop.

Uma dessas aplicações é o GplusMessenger, que chegou à versão 2.0. Com este plugin é possível usar de emoticons, enviar notificações sonoras aos outros utilizadores, criar filtros de texto, formatar o texto (negrito, itálico, etc) e ainda gravar os registos das conversações.

O GplusMessenger é uma aplicação gratuita. Para a instalar, é necessário apenas a versão 2.0 ou posterior da plataforma .NET. E, claro, Windows e Google Talk.

GplusMessenger 2.0
Google Talk

Alojamento Web

Google disponibiliza bots de tradução no Google Talk

Foto da autoria de baboon™O Google disponibilizou vários bots de tradução para o Google Talk. Entre eles, estão bots que fazem a tradução de inglês para francês, inglês para espanhol e italiano para inglês. Mas nenhum que tradução de português para outra língua, nem sequer de outra língua para português.

Os nomes dados aos bots não são muito sugestivos, pelo menos para nós, portugueses. O bot que faz as traduções de inglês para espanhol, por exemplo, chama-se en2es. Para o adicionar, basta acrescentar @bot.talk.google.com ao nome do bot. Neste exemplo, adicionar-se-ia en2es@bot.talk.google.com aos contactos do Google Talk.

Os restantes bots são: ar2en, bg2en, de2en, de2fr, el2en, en2ar, en2de, en2el, en2zh, en2fr, en2it, en2ja, en2ko, en2nl, en2ru, es2en, fi2en, fr2de, fr2en, hi2en, hr2en, it2en, ja2en, ko2en, nl2en, ru2en, uk2en, ur2en e zh2en.

Estes bots podem ser adicionados a partir da aplicação de desktop Google Talk ou através da widget do Gmail. Boas traduções.

{Fonte: Google Blogoscoped}

Foto da autoria de baboon™

Alojamento Web

Google Reader torna-se mais social

google reader

A adição de funcionalidades aos serviços do Google não param. Desta vez foi o Google Reader o premiado, ao receber uma funcionalidade que o torna mais social.

No Google Reader já é possível adicionar "amigos", através do Gmail Chat ou Google Talk, e partilhar a nossa lista de itens partilhados com eles. Esta funcionalidade é uma extensão dos itens partilhados, certamente implementada para impulsionar o uso do cliente de chat do Google.