Pizza Party – Encomendar pizza pela linha de comandos

Pizza 2

Haverá coisa mais geek do que encomendar pizza pelo terminal do seu computador? Não sei não, mas é isso o que este projecto, chamado Pizza Party, tem como objectivo.

O projecto é desenvolvido em Perl e tem uma versão estável chamada pizza_party 0.1 beta criada em 2004. Já existe inclusive uma versão em Python chamada Pizza Py Party, desenvolvida por Travis Nickles.

Com o Pizza Party nunca foi tão fácil encomendar pizza:

  • Encomendar pizza enquanto bate tecla
  • Salvar as preferências da Pizza
  • Poderá utilizar ficheiros batch para encomendar várias pizzas
  • É fácil encomendar diferentes tipos de sobremesa
  • Corre na maioria dos sistemas operativos baseados em Unix

O Pizza Party é distribuído sob a licença GNU General Public License e poderá ser descarregado aqui. Veja um vídeo acerca do Pizza Party:

Alojamento Web
Alojamento Web

Terminal geeks: manutenção

terminal geek

Existem pessoas que têem um pouco a preocupação de terem sempre um sistema com a maior perfomance possível, principalmente quando trabalham com software que é exigente em recursos da máquina. Então, podem fazer também para o mac, deixo umas dicas úteis.


sudo periodic daily

este comando cria um cronjob automatico para limpeza de ficheiros temporários e limpeza de logs antigos e sua actualização, já alivia uns bytes ao disco que e necessário para documentos.


sudo periodic weekly

este comando reconstrói as bases de dados de whatis e locate e actualiza os logs


sudo periodic monthly

este comando actualiza actividade das contas de sistema e logs

atenção que eles funcionam em caso de terem macs com uptimes que permitam corre-los.
no meu caso, aplico num servidor powermac com uptimes semanais, pois tem reboots a cada semana para actualizações de software, aplico o sudo periodic daily weekly

para fazer o check ao filesystem, liguem o mac, e imediatamente pressionem as teclas maça + s e mantê-las premidas até aparecer o ecran de boot. (entra assim em single mode)
depois é só ir ao terminal executar o seguinte comando.


fsck -fy

Espero que tenham sido úteis 🙂

Alojamento Web

Terminal Geeks: Inserir Espaços Na Dock

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que adiciona icons transparentes à Dock.

Quando temos vários tipos de programas na Dock, era mais fácil se estes tivessem separados, por exemplo, separar os aplicativos do sistema, das aplicações de produtividade. Agora podem fazê-lo seguindo as dicas em baixo, e terão na vossa Dock separadores.

Para adicionarem esta função, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.dock persistent-apps -array-add '{"tile-type"="spacer-tile";}'

Por cada vez que digitarem o código em cima vai aparecer um icon transparente na Dock. Agora escrevam o seguinte comando:

killall Dock

Este segundo comando irá reiniciar a Dock, depois de esta reiniciar terão disponível tantos icons transparentes, quanto o número de vezes que digitáram o primeiro código.

Para retirarem os espaços basta clicarem em cima do icon transparente e arrastalo para fora da Dock.

Alojamento Web

Como descobrir passwords de arquivos em GNU/Linux

Alguma vez vos aconteceu alguém vos enviar um arquivo com protegido, mas esquecer-se de dizer qual é a password e depois não se conseguir lembrar dela? Ou então compactarem alguns ficheiros e nunca mais se recordam da palavra-passe?
Quando alguma destas situações se passar convosco e se estiverem a utilizar GNU/Linux, podem descarregar uma aplicação chamada RarCrack. Este programa utiliza o método de bruteforce para tentar encontrar a password de arquivos rar, zip e 7zip.
As instruções de instalação são simples: primeiro, têm que descarregar e descompactar a aplicação; depois, abrem um terminal e navegam até à pasta da aplicação; e, de seguida, executam o comando make, seguido de sudo make install.
Agora que o programa está instalado, basta executar o comando rarcrack (rarcrack arquivo.zip), seguido do arquivo com password – se quiserem, podem utilizar alguns parâmetros. Para verem quais os parâmetros disponíveis, digitem o comando rarcrack –help ou man rarcrack.

Este processo de bruteforce pode ser bastante lento, principalmente num computador mais antigo. Mas é preferível esperar umas horas, que causar danos irreversíveis no teclado, não é?

via Ubuntu Unleashed

Alojamento Web

Terminal Geeks: Tornar os Icons das Aplicações Ocultas Translúcidos

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que fará com que as aplicações que estão ocultas apareçam como transparentes na Dock.

Quando utilizamos muito programas temos a necessidade de ocultar alguns, estas mesmo escondidas não se diferenciam das outras, agora podem diferencia-las, basta seguirem as instruções em baixo e cada vez que esconderem uma aplicação esta aparecerá translúcida na Dock.

Para adicionarem esta função, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Dock showhidden -bool YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Dock

Este segundo comando irá reiniciar a Dock, depois de esta reiniciar terão disponível a função dos icons translúcidos quando estão ocultos.

Para retirarem a função, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Dock showhidden -bool NO

E em seguida digitem:

killall Dock

Alojamento Web

Terminal Geeks: Fechar o Finder

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando que permitirá fechar o Finder.

Para as pessoas que utilizam muitas janelas no Finder não é prático andar a fecha-las uma a uma, seria muito mais fácil se pudéssemos fechar simplesmente o Finder. Agora é possível, basta seguir as instruções em baixo.

Para adicionarem a função de fechar o Finder, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Finder

Este segundo comando irá reiniciar o Finder, depois de este reiniciar terão disponível a função de fechar o Finder.

Para retirarem a função, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem -bool NO

E em seguida digitem:

killall Finder

Alojamento Web

Terminal Geeks: Dock 2D

Hoje na rubrica “Terminal Geeks” vamos mostrar o comando para meter a Dock a duas dimensões.

A quando da chegada do Mac OS X 10.5 (Leopard) houve várias lamentações de pessoas que não gostavam da Dock 3D ou Doca 3D (como diz o senhor Pedro Aniceto), preferindo a Dock que vinha no Tiger.

Para meter a Dock 2D, abram o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.dock no-glass -boolean YES

Agora escrevam o seguinte comando:

killall Dock

Este segundo comando irá reiniciar a Dock e ela aparecerá em duas dimensões.

 

Para voltarem a ter a Dock 3D, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.dock no-glass -boolean NO

E em seguida digitem:

killall Dock

Alojamento Web

Terminal Geeks: Modo de Janela Única no Safari

Para inaugurar esta nova rubrica trago-vos um comando de terminal que faz com que o Safari não abra mais que uma janela sem que o utilizador lhe diga para o fazer.

Este comando é útil para quem usa o Safari, uma vez que o Switcher de aplicações do OS X não permite escolher as janelas das aplicações, mas somente a aplicação, procurar uma página que tenhamos aberto pode tornar-se num processo demorado.

Para fazer o Safari comportar-se deste modo, abra o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool true

Reinicie o Safari. Agora o seu Safari nunca abrirá páginas noutras janelas a não ser que lhe peça para o fazer.

Para reverterem o comando anterior, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool false

Alojamento Web

Terminal Geeks: Nova Rubrica

Hoje vamos inaugurar mais uma rubrica, esta vai chamar-se “Terminal Geeks”.

Nesta rubrica iremos mostrar comandos para inserir no Terminal que trarão à luz algumas funções escondidas ao Mac OS X.

Esta rubrica não terá uma periodicidade definida, mas neste primeiros dias será diária pois já possuímos alguma “material”.

Se souberem algum comando que queiram partilhar connosco, podem fazê-lo directamente para os e-mails roubatudoquantopoderes@hotmailDOTcom ou agfrg@webtugaDOTcom (substituir DOT por ponto, medida para evitar SPAM).