Criar theme WordPress no Photoshop com Divine

Divine

O Divine é um plugin criado especificamente para o Photoshop que lhe permite facilmente transformar um template feito nessa mesma ferramenta, num theme WordPress.

Apesar de desconhecer a eficiência da ferramenta, é de facto uma grande vantagem para pessoas que tenham poucos conhecimentos técnicos de PHP, Html e Css, pelo que é uma ferramenta bastante engraçada para quem quiser fazer umas brincadeiras no Photoshop.

Este plugin é absolutamente gratuito e no site do projecto pode-se encontrar vários tutoriais que lhe ensinam a como utilizar esta ferramenta.

Divine Elements

Agora já sabe, se precisa de transformar um template em Photoshop para um theme WordPress, basta aventurar-se com o Divine.

Alojamento Web

DestroyTwitter 1.5 & Website

Como alguns de vocês devem saber, existem varios clientes (ja falados aqui no webtuga) para o Twitter. E eu não postava aqui uma noticia se isto fosse so um update normal, pois isso acontece quase todos os dias…

Mas hoje, um dos clientes do twitter que mais tem vindo a crescer, o DestroyTwitter que ja conta com mais de 55 000 instalações (só desde 1 de Janeiro de 2009, dia em que foi lançado), lançou não só a versão 1.5.1 como também lançou um website dedicado ao software.

Nesta versão 1.5.1 é possivel criar themes para o nosso programa, por isso cada pessoa pode ter o DT (DestroyTwitter) à sua maneira. Isto é muito simples de fazer graças ao novo site que conta com um “theme builder“.

Basta pôr as cores ao vosso gosto, e carregarem onde diz “download”. Isso vai fazer com que vocês façam download de um ficheiro .dtwt e basta clicar 2 vezes em cima do ficheiro para o utilizarem como o vosso theme no DT.

Esta versão nova conta também com um sistema para ver as imagens do Twitpic dentro do proprio DT, ou seja basta clicar num link de uma foto que esteja no twitpic para a verem dentro do DT. Depois podem escolher entre fechar a imagem ou abrir a imagem num browser.

Aqui está um exemplo:

Na minha opinião, vale bem a pena experimentar!

Alojamento Web

WP Framework – Criar themes para WordPress

Wordpress

Já brinco com HTML e CSS à alguns anos e dou-lhe um pouco de PHP e Javascript, o que me tem possibilitado criar pequenas brincadeiras recorrendo a estas tecnologias web.

Tenho o WordPress, como uma plataforma de gestão de sites bastante potente e que pode ser utilizada muito além dos blogs e portanto tem sido a minha primeira escolha para a criação de blogs e pequenos sites.

Estou a escrever este post com uma directa em cima, pois decidi fazer um theme WordPress. Numa única noite consegui fazer o html, css e importar para WordPress.

Graças ao WP Framework, um theme wordpress com todos os ficheiros e tags base de um theme para WordPress que permite assim facilmente criar um novo theme, no meu caso, importar um theme de html+css para WordPress.

Em apenas algumas horas consegui fazer um excelente theme para WordPress e sem dificuldades algumas, o que revela que o WordPress é realmente uma interface bastante acessível.

Só tenho a agradecer a quem desenvolveu o WP Framework, pois poupou-me muito trabalho. Em breve mostrarei o template que fiz para WordPress num dos projectos do WebTuga.

Alojamento Web

Como criar um blog – parte 2

E aqui estamos nós para a segunda parte do artigo “Como criar um blog”. Desta vez o objectivo será criar a imagem do site, ou seja, colocar o site com um aspecto que o agrade a si e ao publico alvo.

Algumas das sugestões aqui dadas são apenas a minha opinião pessoal, poderão até haver melhores alternativas.

Como criar um logótipo

Uma das melhor formas de criar uma imagem única é ter um logótipo original, simples e que fique memorizado na cabeça dos seus leitores.

Exemplos disso são os logótipos de marcas como a Apple ou a Nike, simples e de fácil memorização.

Se não tem jeito para o design, procure algum designer com provas dadas de que tem jeito para a coisa. Esta opção pode não ser muito acessível para quem quiser iniciar um blog, mas se acreditamos em algo, devemos investir nele não?

A escolha do logótipo tem que ser algo feito com pés e cabeça. O logótipo deverá ter a ver com o tema do seu blog, não fazia sentido colocar uma bola de futebol num logótipo sobre um site de gadgets, bem como um telemóvel num logótipo de um site sobre desporto.

Principalmente escolha um logótipo que o permite criar várias tonalidades de cor.

Para além do logótipo, poderá em alternativa criar uma mascote, no entanto no caso da mascote terá que ter em causa que esta deverá mostrar várias posições.

Escolher o theme do blog

Após ter o logótipo do blog, deverá ter em conta na tonalidade de cores do blog.

Se for um site sobre Rock, não fará sentido colocar uma tonalidade de cores claras, muito pelo contrário, as cores deverão ser escuras. Se por outro lado, for um site sobre casamentos, não fará sentido colocar cores escuras.

Neste caso, como estamos a usar o WordPress, aconselho-o a dar uma vista de olhos pelo directório de themes oficial. Aí poderá encontrar vários themes compatíveis com o seu gosto e filtrar os resultados, escolhendo se deseja themes widget-ready, escuros, claros, com o código válido, uma, duas ou mais colunas, etc.

Em qualquer dos casos poderá fazer pequenas alterações no seu theme de forma a acertar pequenos detalhes.

Acima de tudo o que se deseja é que você se sinta bem com o design do seu próprio site e que a maioria dos seus leitores gostem do mesmo.

Caso deseje desenvolver o seu próprio theme, deverá ter alguns conhecimentos prévios em HTML e CSS e ler a excelente documentação do WordPress no Codex @ WordPress.

Deverá tentar perceber a hierarquia de um theme WordPress e em caso de dúvida, verificar o código de outros themes.

Facilmente poderá adicionar várias sidebars dinâmicas que podem ser geradas através do backend do WordPress.

Na minha opinião, o WordPress é um dos CMS mais fáceis de criar themes, por isso alguém com alguns conhecimentos, não terá dificuldade em criar um theme ao seu gosto.

A próxima parte do tutorial vai ser a escolha dos plugins para o WordPress, por isso não deixem de ler o WebTuga diariamente, pois não tem data definida para escrever esse artigo.

Veja a primeira parte do tutorial: Como criar um blog – parte 1
Alojamento Web

WebTuga compatível com IE 5, IE 6, IE 7, IE8 e IE 4 ( quase )

WebTuga no IEComo deve ser do vosso conhecimento, eu estou completamente a marimbar-me para o Internet Explorer, no entanto, a falta de conhecimento de alguns dos nossos leitores (e a teimosice de outros) não pode ser a razão de eles não virem cá, portanto se o WebTuga aparentemente funcionar nesta espécie de browser, melhor para eles e melhor para nós.

Estava portanto a verificar as novidades da extensão Web Developer para o Firefox, quando decidi então resolver os problemas aqui do theme com o IE ( ou o contrário… ). Posso dizer que no Internet Explorer 5, 7 e 8 ficou perfeito, no entanto no IE 4 e 6 ainda apresenta algumas falhas, apesar de ser possível a leitura sem qualquer problema.

Assim já não se podem queixar que o cenourinha é um anti-microsoft, anti-ie ou anti-la-o-que-quer-que-isto-seja…

Como o WebTuga é para todos, bem-vindos utilizadores do IE! Boas leituras…

Alojamento Web

Nac! Nac!

Estas são as palavras épicas que o cenourinha já nos fez ler mais do que umas vez no Fórum do Webtuga. Parece que chegou a nossa vez. Dentro de pouco dias (espero) irei lançar um novo theme para o Blog. A razão que me leva a fazê-lo é muito simples:

Sendo a DeskmodPT um Blog de Deskmod, não tem muita lógica o nosso visual ser “morto”, o Deskmod existe por isso mesmo, não deixar o nosso ambiente de trabalho ser “morto”, logo o Blog também não pode ser… (Desculpem a repetição de palavras)

Vou deixar uma pequena imagem para se prepararem para o que aí vem. A estrutura do theme vai ser exactamente a mesma, isto para não atrapalhar os leitores que já estão “ambientados” com o actual visual.

Já falta muito pouco…

Alojamento Web

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Alojamento Web

Gmail mais rápido que nunca

Gmail faster

O Google começou a melhorar o desempenho das suas aplicações Web e o Gmail foi um dos primeiros serviços a ser optimizado.

Como devem ter reparado, o Google adicionou ao Gmail uma nova barra de progresso. Esta nova barra de progresso, faz parte de um conjunto de mudanças que permitiram aumentar a velocidade de "Loading" do Gmail, tornando-o assim mais rápido.

Para além disso, diz-se que o Google está a preparar uma grande novidade para o Gmail que é a possibilidade de escolher vários "themes" no sistema.

Apesar de para já não passar de um rumor, esta notícia irá certamente despertar à atenção dos utilizadores, que a meu ver iriam gostar de ver esta funcionalidade introduzida.

Alojamento Web

Theme New XP live Blue para Windows

New XP Live Blue Theme

O New XP live Blue é um tema para o Windows Xp com cores azuis, basta atractivo, muito semelhante ao interface do Windows Live.

Para instalar o tema deve seguir os seguintes passos:

1. Fazer o download do pack através do Deviantart e descompactar o ficheiro.

2. Quando descompactado, será possível verificar 3 pastas/ficheiros: style toolbar, visual style e o wallpaper.

3. Aceda ao Visual style e copia a pasta New XP live Blue para C:\Windows\Resourcers\Themes

4. Faça um duplo clique em New XP Live Blue.msstyles

 Só me resta desejar que o tema vos agrade!

Alojamento Web

FreshPress – Theme para WordPress com aparência da administração

Pessoalmente não gostei muito da mudança de design do WordPress, está um pouco mais confusa que a anterior, mas é a evolução, nada se pode fazer.

Para aqueles que gostaram da nova aparência, tenho excelentes novidades. Já existe um theme para o frontend do WordPress com a mesma aparência da área de administração.

Chama-se FreshPress e integra já algumas das características da versão 2.5 do WordPress:

  •   3 Colunas;
  •   3 Colunas no footer;
  •   Integração com novas características do WordPress 2.5 ( gravatars, etc… );
  •   Artigo destacado.

O theme pode ser descarregado gratuitamente aqui e pode pré-visualizar a demo aqui.