WordPress 2.7.1

Para quem ainda não reparou, já saiu o WordPress 2.7.1 que corrige alguns bugs e apresenta algumas melhorias em relação ao 2.7.

Poderá verificar a lista das alterações a partir do WordPress Trac e provavelmente encontrará bugs com os quais já se tinha deparado no desenvolvimento de themes ou plugins.

A actualização pode ser feita manualmente, fazendo o download do pacote do site oficial do WordPress ou então utilizar a actualização automática presente no painel de administração do WordPress em Tools > Upgrade. Se escolher esta ultima opção, deverá ter em conta que as actualizações automáticas podem dar conflito com certos Plug-ins, portanto é recomendado que desactive primeiro todos os plug-ins e apenas faça o upgrade posteriormente.

Alojamento Web

CMS sem base de dados

CMS Sem base de dados

Hoje em dia, qualquer plano de alojamento de qualquer empresa de hosting tem suporte a pelo menos uma base de dados.

No entanto, para aqueles servidores que não têm suporte ou aqueles que atingiram o limite máximo da base de dados no seu plano de alojamento, existe uma solução para esse problema: usar um CMS que não use uma base de dados, mas sim um ficheiro de texto para guardar a informação.

Desta forma, os ficheiros de texto vão realizar a mesma tarefa que uma base de dados, não havendo a necessidade de haver outro módulo a correr no servidor para a base de dados, tal como no caso do MySql.

Em baixo, deixo algumas soluções de sistemas de gestão de conteúdo que não necessitam de base de dados para correrem.

Flatpress

Já aqui tínhamos falado acerca do Flatpress. Um cms opensource para a plataforma de blogging, bastante semelhante ao WordPress, mas que não necessita de base de dados MySql.

Usa o sistema de templates Smarty e tem o suporte para Widgets e Plugins, tal como no WordPress.

Caso queira e após a instalação e o uso intensivo do FlatPress, deseje instalar o WordPress, poderá importar a base de dados usando este script.

Pivot

O Pivot é uma ferramenta gratuita, distribuída sob a GNU Public General License, que lhe permite criar páginas dinâmicas, como pequenos blogs ou jornais online em PHP, sem a necessidade de funções ou base de dados adicionais.

A razão pela qual o Pivot usa ficheiros de texto e não uma base de dados para guardar a informação, é fazer com que o sistema possa correr numa quantidade maior de servidores possível.

Cute News

Cute News é um poderoso sistema de gestão de notícias que permite facilmente adicionar notícias, comentários, efectuar pesquisas e envio de ficheiros, tudo sem a necessidade de usar MySql.

Para além de um excelente editor WYSIWYG, apresenta ainda um sistema de templates bastante fácil de usar.

simplePHPblog

simplePHPblog é a mais simples ferramenta de criação de blogs que pode existir.

Com este cms poderá em poucos segundos ter o seu blog com as funções básicas e sem a necessidade de uma base de dados.

CMSimple

Um cms dividido em duas versões, uma comercial e outra sob as licenças GPL e AGPL 3. Visite o site do CMSimple OpenSource.

E pronto, penso que podemos ficar por aqui. Caso seja programador e tenha criado algum CMS, leia acerca do txtsql e faça uma versão do seu gestor que não necessite de base de dados.

Alojamento Web

Leva o poder das ferramentas GNU ao Windows com o UnixUtils

Wget, ls, grep, man, mkdir, ps. Quem utiliza alguns sistemas livres conhece estes pequenos programas: são utilitários presentes em distribuições de GNU/Linux como o Ubuntu, Fedora ou Caixa Mágica, que dão bastante jeito.

Em Windows era possível utilizar as versões para GNU/Linux através do Cygwin. Mas as aplicações do UnixUtils, que são mais de 100, são binários nativos de Windows – executáveis normais de Windows.

Se, quando utilizam Windows, sentem falta das ferramentas GNU, o UnixUtils é uma lufada de ar fresco.

UnixUtils, via Lifehacker.com

Alojamento Web

Envio de documentos para o Google Docs a partir do desktop

Até agora, apenas se podiam enviar documentos  de texto para o Google Docs através do próprio serviço ou do OpenOffice, utilizando um plugin para o efeito.

Mas agora é possível enviar documentos directamente do desktop, com a ferramenta que o Google disponibilizou para os utilizadores de Windows.

Para utilizarem esta aplicação, necessitam de, pelo menos, a versão 2.0 do .NET instalada.

Download, via Wired

Alojamento Web

Empresa portuguesa entre os finalistas dos Jolt Awards

A empresa portuguesa OutSystems é uma das finalistas dos prémios Jolt Awards, na categoria Enterprise Tools, graças ao OutSystems Platform 4.1.

Os Jolt Awards, promovidos pela publicação Dr. Dobb’s Journal, são um dos prémios mais importantes das TI.

Só no dia 5 de Março, durante a Software Development Conference & Expo West, que se realiza na Califórnia, se saberá se a empresa portuguesa venceu a categoria para que foi nomeada.

Fonte: Sol

Alojamento Web

Barra de ferramentas Google, versão 5

google toolbar

A quinta versão da barra de ferramentas do Google para o Internet Explorer 6 e posterior já está disponível. As novidades são:

– Suporte para Google Gadgets
– Criação de um perfil da barra de ferramentas online, para que um utilizador possa ter acesso à sua configuração a partir de qualquer computador
– Integração com o Google Notebook (uma ferramenta do Google que dá bastante jeito)
– Auto-preenchimento melhorado
– Acesso ao histórico de navegações feitas no Google
– Mostragem do famoso PageRank
– Bloqueador de pop-ups

Download

Alojamento Web

Damn Small Linux 4.0rc5

damn small linux

Ontem, saiu a quinta release candidate da distribuição Damn Small Linux (DSL) 4.0, com poucas novidades em relação à release candidate anterior.

Nesta rc5, os programas MurgaLua, Netconfig.lua e Grub foram actualizados. A opção checkfs foi adicionada ao menu do boot loader Grub, o gettime.lua e as ferramentas dfmext, add2bootlocal, add2filetools e add2Xfiletool foram adicionados aos menus dos window managers jwm e fluxbox, e os erros de HTML do guia de inicialização foram corrigidos.

O DSL é uma distribuição de GNU/Linux extremamente leve – ocupa apenas 50MB. Suporta MP3, MPEG, tem browser, cliente de ftp, visualizador de imagens, editor de texto, um excelente ambiente gráfico (Fluxbox), cliente de chat e muito mais. Uma boa escolha para aquela máquina parada num canto da casa.

Download

Alojamento Web

Daemon Tools 4.10


Daemon Tools é uma aplicação para Windows que lhe permite criar drives virtuais onde poderá emular os seus cds/dvds em imagens de cd ISO.

Para além de emular as drives, este software permite também correr cópias de segurança de cds protegidos com SafeDics, Securom, Laserlock, CDCOPS, StarForce e Protect CD.

Os formatos suportados são cue, bin, iso, ccd (CloneCD), bwt, mds, cdi, nrg, pdi e b5t.

Com esta aplicação poderá correr os seus jogos sem a necessidade de ter um cd colocado na drive de cds.

Homepage: Daemon-Tools.cc
Download: Daemon Tools 4.10

Alojamento Web

Correctores Ortográficos Online

Hoje em dia qualquer utilizador que tenha acesso à Internet, participa em algum fórum, comenta algum blog ou artigo e/ou vê-se na necessidade de enviar uma mensagem de correio a uma pessoa.

No entanto apenas uma percentagem destas pessoas, tenta escrever correctamente e mesmo alguns elementos dessa percentagem por vezes falham, pois são humanos.

Mas já existem várias alternativas para verificar se os seus textos estão escritos correctamente.

Por exemplo, a maioria dos browsers já traz incorporado um corrector ortográfico que verifica os textos inseridos nas text area’s de formulários dos sites.

Para aqueles que usam um browser que não incorpora um corrector ortográfico, ou que gostem de ter uma ferramenta sempre à mão para corrigir os seus textos, o WebTuga reúne uma lista de Correctores Ortográficos Online.

  • Orango – Permite corrigir os textos em 27 idiomas e o código é OpenSource. Este artigo foi corrigido usando este site.
  • SpellJax – Foi criado usando o código fonte do Orango, tem uma página simples e acessível.
  • SpellCheck – Permite corrigir uma única palavra ou um texto. Permite-lhe ainda saber o número de palavras e o número de letras que o texto tem, bem como colocar todas as letras do texto como maiúscula, minúscula ou com a ordem correcta como mandam as regras.
  • JacubaÉ inglês, permite-lhe adicionar palavras e procurar no dicionário. Facilita ainda a instalação do sistema no seu site ou no seu browser.
  • Spell Checkr – Permite corrigir páginas através do url.
  • Spellify – Usa o código do Orangoo e é indicado por bastantes sites web 2.0.
  • MicroSpell – Simples e funcional. Código pode ser obtido por compra.

Fomos informados hoje pelo utilizador Pedro Dias de que existe uma versão online do Flip.

Agradecimentos ao Pedro Dias por parte de toda a equipa WebTuga.

Alojamento Web

Como instalar um dispositivo wireless não suportado em GNU/Linux

Vocês sabem tão bem ou melhor que eu a instalação de um dispositivo wireless em GNU/Linux pode ser uma dor de cabeça enorme. Eu já tentei instalar um pen wireless, na altura em Ubuntu, e foi uma chatice enorme; o sistema bloqueava sempre que a ligava e só com o ndiswrapper – um programa que permite usar drivers wireless de Windows em Gnu/Linux – é que a consegui por a funcionar a "meio gaz".

É verdade que os dispositivos wireless são um Calcanhar de Aquiles em GNU/Linux, mas prefiro não ter um desses dispositivos a funcionar e comprar um que funcione, que ter o pc artilhado de software de "defesa" e, mesmo assim, acabar com alguma maleita.

Para que não "sofram" o que eu sofri, deixo-vos uma link para um artigo do Linux.com que explica como usar o ndiswrapper ou o firmware da Broadcom para utilizarem esse dispositivo wireless que teima em não dar na vossa distribuição..
Boas leituras e, acima de tudo, boas "linuxadas".

[Two tools for enabling wireless cards]