Hoje em dia qualquer utilizador que tenha acesso à Internet, participa em algum fórum, comenta algum blog ou artigo e/ou vê-se na necessidade de enviar uma mensagem de correio a uma pessoa.

No entanto apenas uma percentagem destas pessoas, tenta escrever correctamente e mesmo alguns elementos dessa percentagem por vezes falham, pois são humanos.

Mas já existem várias alternativas para verificar se os seus textos estão escritos correctamente.

Por exemplo, a maioria dos browsers já traz incorporado um corrector ortográfico que verifica os textos inseridos nas text area’s de formulários dos sites.

Para aqueles que usam um browser que não incorpora um corrector ortográfico, ou que gostem de ter uma ferramenta sempre à mão para corrigir os seus textos, o WebTuga reúne uma lista de Correctores Ortográficos Online.

  • Orango – Permite corrigir os textos em 27 idiomas e o código é OpenSource. Este artigo foi corrigido usando este site.
  • SpellJax – Foi criado usando o código fonte do Orango, tem uma página simples e acessível.
  • SpellCheck – Permite corrigir uma única palavra ou um texto. Permite-lhe ainda saber o número de palavras e o número de letras que o texto tem, bem como colocar todas as letras do texto como maiúscula, minúscula ou com a ordem correcta como mandam as regras.
  • JacubaÉ inglês, permite-lhe adicionar palavras e procurar no dicionário. Facilita ainda a instalação do sistema no seu site ou no seu browser.
  • Spellify – Usa o código do Orangoo e é indicado por bastantes sites web 2.0.
  • MicroSpell – Simples e funcional. Código pode ser obtido por compra.

Fomos informados hoje pelo utilizador Pedro Dias de que existe uma versão online do Flip.

Agradecimentos ao Pedro Dias por parte de toda a equipa WebTuga.

7 COMENTÁRIOS

  1. Dica muito legal e será extremamente útil!!!!

    Mais uma dica que vai para a minha página com os devidos créditos.

    Parabéns!!!

  2. Podes também usar o [url=http://linguateca.di.uminho.pt/webjspell/jsoldic.pl]WebJSpell[/url] do Projecto Natura da Universidade do Minho.

    Tem um analisador morfológico, para além do corrector ortográfico, e permite também a sugestão de palavras não presentes no dicionário do corrector. O [url=https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3]corrector ortográfico para Mozilla Firefox e Thunderbird[/url] é feito a partir da versão MySpell deste dicionário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.