WordPress 2.8.5

Wordpress 2.8.5

Já se falam por ai do WordPress 2.9, no entanto o WordPress 2.8 tem tido prioridade devido a algumas falhas graves detectadas nos últimos tempos.

Desta vez trata-se de uma falha no wp-trackback.php que permite que seja efectuado um ataque DDoS. Foram efectuadas também ligeiras alterações no processo de upload de ficheiros e outras pequenas mudanças.

Se utiliza WordPress, é extremamente importante que faça o Upgrade para a versão 2.8.5.

Alojamento Web

Acabar com Spam no WordPress

Wordpress

Quem frequenta sistematicamente a Web, sabe de um problema chamado Spam. Para mim existem dois tipos de Soam, o passivo em que uma pessoa tenta promover o seu produto publicando-o em vários locais repetidamente, mas que por vezes, devido a ignorância não sabe que está a fazer algo de errado e os SpamBots, que são robots criados com o objectivo de publicitar automaticamente um serviço/produto em comentários de sites, listas de e-mails, fóruns, etc…

Hoje vou deixar 3 dicas importantes para quem tem um blog em WordPress e se quer ver livre do Spam.

Akismet

Em primeiro lugar, é essencial ter instalado o Akismet, uma extensão que permite verificar os dados dos comentadores numa blacklist e assim decidir se este é ou não spammer.

No entanto o Akismet apenas informa separa os comentários que provavelmente são spam, dos que não o são e é por isso que tenho mais duas dicas.

Math Comment Spam Protection Plugin

O Math Comment Spam Protection adiciona um campo no formulário do WordPress onde lhe pede para efectuar uma soma aleatória. Como esta soma é totalmente aleatória, os Robots que tentem enviar o comentário pelo método POST, não terão sucesso. Para além disso este campo é obrigatório e como a maioria dos bots estão desenhados para o formulário por omissão do WordPress, é muito provável que este consiga enviar o comentário a partir daí.

Simple Trackback Validation Plugin

Como nem todos os bots utilizam o método POST, mas sim o sistema de Trackback, é necessário bloquear também este tipo de Robots.

Para tal existe o Simple Trackback Validation que verifica se o IP do servidor que enviou o trackback é o mesmo IP do URL do Trackback.

A partir desta verificação, 99% dos Spam Bots vão ser bloqueados, pois a maioria deles estão a correr em máquinas diferentes da página do endereço do URL para evitar que estes sejam bloqueados.

Existe sempre um ou outro que ultrapasse esta protecção, ou até mesmo falhas encontradas no sistema que permitam ao Spam Bot fazer o seu trabalho, no entanto irá reduzir em muito o número de Spam que recebe.

Estes três plugins podem ser encontrados no directório oficial do WordPress e portanto instalados em segundos directamente do backend do WordPress. Convém ler as instruções de utilização de cada um, tal como configurar as opções ao seu gosto.

Para ter uma ideia, o Akismet já bloqueou mais de 400.000 comentários de spam.

Alojamento Web

Jornal O Publico inclui trackbacks dos blogues

O jornal O Público anunciou que vai passar a mostrar, no seu site, as reacções (trackbacks) da blogosfera às suas notícias, na zona abaixo da imagem de cada artigo.

Nesta zona, aparecerão as ligações para os blogues que comentaram a notícia em causa.

Para mostrar as reacções aos artigos publicados, o O Público utiliza o Twingly – uma ferramenta, diz o jornal, já utilizada por diversos jornais europeus.

Alojamento Web

Six Apart torna o Movable Type open source

A Six Apart, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de gestão de conteúdos Movable Type, decidiu tornar o projecto open source.

A empresa defende que só tem a ganhar ao tornar a plataforma open source, pois acredita que isto será um incentivo para os programadores e designers, que criarão novos mods e templates, tornando o sistema mais rico a nível de tecnologias e mais personalizável.

A plataforma actualmente está optimizada para blogging, tendo no seu núcleo o sistema de TrackBack, Atom e OpenID.

Numa época em que quase todos os blogs correm a plataforma WordPress, será que o Movable Type vai ganhar força com esta iniciativa?

Agora falta colocar a plataforma 100% PHP e eliminar a necessidade do uso de Perl.

Alojamento Web

Technorati e Blogger perdem funcionários

A equipa Technorati perdeu a semana passada três membros na equipa.

Foram eles Tantek Celik, responsável pela tecnologia do Technorati, que trabalhou no projecto durante 3 anos, após ter saído da Microsoft onde trabalhou durante 7 anos, Liz Dunn que era a chefe de produto, trabalhou no Technorati durante cerca de 18 meses e foi responsável pela nova página do Technorati e por fim Adam Hertz, que ocupou o cargo de Vice Presidente de Engenharia.

Tantek Celik e Liz Dunn centram agora a sua atenção no Funny or Die, um site de comédia lançado recentemente.

De relevar que Tantek faz parte do projecto Microformats.

Mas não foi só o Technorati que perdeu membros na equipa, o Google perdeu o criador do serviço Blogger.

Jason Sheller anunciou ontem no seu blog que deixou de trabalhar para o Google, irá tirar seis meses de férias e começar um novo projecto. Para além de ter criado o Blogger, tem ainda o mérito de criador do Google Reader e do Picasa, entre outros…

Será que esta perda irá influenciar os dois serviços?

O Technorati tem tido bastantes, seria uma pena que um serviço como este piorasse…

Alojamento Web

Geradores de imagens online

O blog Daily Cup of Tech fez uma compilação de geradores de imagens online.

Estes sites podem ser usados para criar um avatar original para usar num programa de chat, para por num blog ou apenas para enviar num email aos amigos (e inimigos).

Nesta lista podem encontrar alguns geradores para por o vosso nome numa estrela do passeio da fama, em Hollywood, criar uma capa de um livro da série "Para totós" ou um código de barras personalizado. No final da lista têm ainda uma link para o site customsigngenerator.com, onde podem encontrar mais destes sites. Daily Cup of Tech

Alojamento Web

Manifestação contra o DRM no dia 25 de Maio

No próximo dia 25 vai-se realizar uma manifestação, organizada pelo Marcos Marado do projecto drm-pt.info, contra o DRM.

A manifestação vai ter lugar em Lisboa, com local ainda por definir. A data da manifestação coincide com a data de lançamento do filme da Disney, Pirata das Caraíbas, que conta a história de uma comunidade que se une para lutar contra os seus opressores.

Esta manifestação vai ser realizada em vários pontos do planeta, em sintonia com a campanha DefectiveByDesign, mas a nós interessa-nos o nosso país.

Por isso, se estiveres em Lisboa ou tiveres um tempo livre, passa por lá e mostra o teu descontentamento contra o DRM. Mais info sobre a manifestação aqui.

Fonte: Software Livre no Sapo

Alojamento Web

Stallman em Portugal

A Sapo e a ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre) estão a organizar um seminário sobre a licença GPL3, que se vai realizar no dia 24 de Maio, pelas 14h, no Auditório 2 do Fórum Picoas.

Este evento vai contar com a presença de Richard Stallman, o criador da Free Software Foundation, e Claran O’Riordan, o representante da Free Software Foundation em Bruxelas. Richard Stallman e Claran O’Riordan vão falar sobre as alterações e os motivos que estão a levar à alteração da licença GPL, e ainda de todos os processos legais, sociais, etc.., em torno desta revisão.

Programa do evento:
14:00 – Recepção e Registo
14:30 – Sessão de abertura
15:00 – Richard Stallman fala sobre as alterações na GNU GPL 3
16:30 – Coffee-break
17:00 – Ciaran O’Riordan fala sobre o processo de revisão
18:00 – Sessão de Encerramento

Fonte: Software Livre no Sapo

Alojamento Web