Wordpress

Quem frequenta sistematicamente a Web, sabe de um problema chamado Spam. Para mim existem dois tipos de Soam, o passivo em que uma pessoa tenta promover o seu produto publicando-o em vários locais repetidamente, mas que por vezes, devido a ignorância não sabe que está a fazer algo de errado e os SpamBots, que são robots criados com o objectivo de publicitar automaticamente um serviço/produto em comentários de sites, listas de e-mails, fóruns, etc…

Hoje vou deixar 3 dicas importantes para quem tem um blog em WordPress e se quer ver livre do Spam.

Akismet

Em primeiro lugar, é essencial ter instalado o Akismet, uma extensão que permite verificar os dados dos comentadores numa blacklist e assim decidir se este é ou não spammer.

No entanto o Akismet apenas informa separa os comentários que provavelmente são spam, dos que não o são e é por isso que tenho mais duas dicas.

Math Comment Spam Protection Plugin

O Math Comment Spam Protection adiciona um campo no formulário do WordPress onde lhe pede para efectuar uma soma aleatória. Como esta soma é totalmente aleatória, os Robots que tentem enviar o comentário pelo método POST, não terão sucesso. Para além disso este campo é obrigatório e como a maioria dos bots estão desenhados para o formulário por omissão do WordPress, é muito provável que este consiga enviar o comentário a partir daí.

Simple Trackback Validation Plugin

Como nem todos os bots utilizam o método POST, mas sim o sistema de Trackback, é necessário bloquear também este tipo de Robots.

Para tal existe o Simple Trackback Validation que verifica se o IP do servidor que enviou o trackback é o mesmo IP do URL do Trackback.

A partir desta verificação, 99% dos Spam Bots vão ser bloqueados, pois a maioria deles estão a correr em máquinas diferentes da página do endereço do URL para evitar que estes sejam bloqueados.

Existe sempre um ou outro que ultrapasse esta protecção, ou até mesmo falhas encontradas no sistema que permitam ao Spam Bot fazer o seu trabalho, no entanto irá reduzir em muito o número de Spam que recebe.

Estes três plugins podem ser encontrados no directório oficial do WordPress e portanto instalados em segundos directamente do backend do WordPress. Convém ler as instruções de utilização de cada um, tal como configurar as opções ao seu gosto.

Para ter uma ideia, o Akismet já bloqueou mais de 400.000 comentários de spam.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.