Optimus em baixo

Fail TVI

Ao que parece, a rede de telecomunicações Optimus esta com problemas. No twitter pessoas de todo o pais não conseguem fazer chamadas.

Hoje esta tudo a dar o “badagaio”… primeiro foi o Google App Engine que teve um downtime de 4 horas e agora e a Optimus… o que será a seguir? TVI? Espero bem que sim…

Resta-nos aguardar… podem seguir a tag #optimus no Twitter para saber progressos e criticas dos clientes.

Alojamento Web

Rick Astley em Portugal

Rick Astley, o famoso cantor conhecido na Interwebz pela sua música “Never gonna give you up”, vai estar em Portugal no festival musical “Here and now”.

O Pavilhão Atlântico vai juntar nomes bastante conhecidos como Belinda Carlisle, Rick Ashley e Marti Fry dos ABC, entre outros, num concerto a decorrer no dia 29 de Maio que tem como objectivo relembrar algumas músicas dos anos 80.

Fiquem aqui com um Mockup da música de Rick Ashley feito em 2007:

Alojamento Web

Kalashnikov – Peace is dead! War Again!

Ontem à hora do jantar, liguei a televisão e deparei-me com um verdadeiro filme de acção no telejornal da TVI ( não me perguntem o nome do telejornal pois eu raramente vejo televisão ).

Bem, deduzi que fosse mais uma reportagem sobre o Iraque, mas afinal não. Era mesmo cá por terras lusas.

Aquele momento inspirou-me e foi esse o motivo que me levou a vir escrever este post aqui no WebTuga, já que não há mais nada para falar senão do iPhone.

Deixo-vos aqui uma música que associei ao momento televisivo.

( contém vídeo – visite o WebTuga para ver o vídeo )

Peace is dead! War AGAIN!
Alojamento Web

Canais de TV Nacionais

Canais de TV Portuguesa

Enquanto estava a ler as entradas dos Geeks do PlanetGeek, dei conta de um post do Tux Vermelho no qual se encontrava um cartoon associado às televisões portuguesas.

Decidi então desenvolver um pouco mais este assunto. Todos nós sabemos que a televisão Portuguesa é um degredo.

Reparemos nas séries e/ou nos filmes. O Dr. House na TVI começa às 2 horas da noite e as restantes séries que conheço a dar na televisão portuguesa, tem hora marcada para cima das 4 horas da noite, acontecendo a mesma coisa com os filmes que passam na TV.

Mas o mais incrível é que, na TVI, após o Dr. House, passa um excelente programa sobre cultura, chamado “Cartaz da Cultura”, em que são feitas análises a livros, filmes e outras novidades sobre a cultura portuguesa e não só.

Este programa devia ser apresentado no horário nobre pois certamente é algo bastante mais importante do que ouvir as notícias repetitivas da “Casa Pia”, “Apito Dourado”, “Vale Azevedo”, “Violência nas escolas”, etc.

Depois destes filmes ou séries, por volta das 4 ou 5 horas, começa na TVI e na SIC um programa totalmente igual ( que por acaso já vi o mesmo programa nos canais espanhóis ), com o objectivo de “oferecer” dinheiro aos tele-espectadores, onde a única coisa que muda são os apresentadores.

Na minha opinião, o único canal televisivo Português que tem alguma coisa de interessante para dar é o canal 2:, visto que é o único canal em que pelo menos dá uma série por dia em horário nobre e existem documentários científicos ( nada de documentários sobre a Maddie ou o Apito Dourado ).

Deixo aqui em aberto uma questão para quem quiser responder: O que acham que devia mudar na televisão Portuguesa?

Alojamento Web

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle

Alojamento Web

Wikipédia atingiu os 10 milhões de artigos

wikipediaDurante esta noite, por volta das 4h da manhã, deitei-me e fiquei a ver a série The Office até adormecer. A dada altura do episódio, o "chefe" diz que foi pesquisar tácticas de negociação à Wikipédia e que esta enciclopédia virtual é uma excelente ferramenta porque toda a gente pode escrever sobre o que lhe apetece, proporcionando a informação mais fiável que se pode ter.

Como sabemos – ou deviamos saber -, a informação na Wikipédia nem sempre é fiável. E nunca se deve utilizá-la como verdade absoluta, apenas como referência. E sim, é deprimente ver a TVI, mas não estava a dar nada melhor nos outros canais.

Mas há uma verdade na fala daquela personagem da série The Office: qualquer pessoa pode escrever ou alterar uma entrada na Wikipédia. E isso traduz-me em mais de 10 milhões de artigos actualmente disponíveis nas diferentes línguas – um marco alcançado durante esta semana.

A utilizadora que inseriu o artigo 10 milhões tem o nick Pataki Márta. A entrada é sobre o pintor Nicholas Hilliard e está disponível na versão húngara da Wikipédia.

Parabéns à Wikipédia por mais este marco histórico, e votos de muitas mais entradas adicionadas a este serviço que todos, incluindo eu, costumam utilizar como referência e ponto de partida para algumas pesquisas.

via Mashable.com

Alojamento Web

TwitterFox – Tweets a partir do Firefox

O cada vez mais popular Twitter pode ser acedido e utilizado de uma miríade de formas. Podem ser enviadas mensagens a partir da linha de comandos, de uma quantidade bastante grande de aplicações para o desktop, de redes de chat, de vários websites (netvibes é um exemplo) e até do browser.

Um browser com várias ferramentas que permitem aceder ao Twitter, sem ter que visitar o Twitter.com ou um site que interaja com este serviço, é o Firefox. Existem várias extensões para o integrar com este serviço de microblogging. Uma delas é a TwitterFox, uma pequena extensão que adiciona um ícone à barra de estado deste browser e notifica – pode utilizar um aviso sonoro – o utilizador das novas mensagens dos seus contactos.

Esta extensão faz mais que notificar; ela também permite enviar tweets. É compatível a última beta do Firefox 3.0 e vem em vários idiomas – infelizmente, o português, seja europeu ou brasileiro, não é um deles.

TwitterFox, via geekbargainbins.com

Alojamento Web
Alojamento Web

Convites para a nova versão do Netvibes – Ginger

Aqui está o presente do Webtuga: 100 convites para a nova versão, ainda em teste, do Netvibes. Para serem um dos 100 sortudos, só precisam de ter uma conta criada no Netvibes, aceder ao endereço ginger.netvibes.com e utilizar o código promocional WEBTUGA100.

Não se esqueçam de deixar uma palavra de agradecimento ao Cenourinha, porque foi ele quem conseguiu os convites.

Alojamento Web

Mais novidades da nova versão do Netvibes

ginger

O Netvibes está a preparar, já à algum tempo, uma nova versão, que terá uma forte componente social. No inicio de Dezembro falámos dela aqui no Webtuga. Entretanto, foram conhecidas algumas novidades que passo a enumerar:

– Qualquer conteúdo que seja adicionado, seja uma feed, uma imagem ou uma música, fica a fazer parte do vasto leque de conteúdos partilhados do Netvibes e poderá ser partilhado, recomendado e discutido pelos nossos contactos.

– É possível seguir a actividade dos nossos contactos, num sistema semelhante ao do twitter. Essa actividade pode ser uma simples uma simples adição de widgets, publicação de um artigo, etc.

– As widgets do Netvibes são multi-plataforma. Podem ser usadas no Windows Vista, OS X Dashboard, iGoogle, iPhone, My Yahoo. Também poderão ser adicionadas widgets de outros serviços ou aplicações ao Netvibes.

– É possível criar universos: páginas onde se podem partilhar diversos conteúdos, como os contactos de várias redes sociais, feeds, widgets, fotos, etc. Será um cartão de visita com muita informação.

Na minha opinião, estas novidades do Netvibes são extremamente interessantes, mas considero que há um exagero na componente social e na falta de privacidade que advém do forte lado social do serviço. Mas será que vai ser mesmo assim?