Canais de TV Nacionais

Canais de TV Portuguesa

Enquanto estava a ler as entradas dos Geeks do PlanetGeek, dei conta de um post do Tux Vermelho no qual se encontrava um cartoon associado às televisões portuguesas.

Decidi então desenvolver um pouco mais este assunto. Todos nós sabemos que a televisão Portuguesa é um degredo.

Reparemos nas séries e/ou nos filmes. O Dr. House na TVI começa às 2 horas da noite e as restantes séries que conheço a dar na televisão portuguesa, tem hora marcada para cima das 4 horas da noite, acontecendo a mesma coisa com os filmes que passam na TV.

Mas o mais incrível é que, na TVI, após o Dr. House, passa um excelente programa sobre cultura, chamado “Cartaz da Cultura”, em que são feitas análises a livros, filmes e outras novidades sobre a cultura portuguesa e não só.

Este programa devia ser apresentado no horário nobre pois certamente é algo bastante mais importante do que ouvir as notícias repetitivas da “Casa Pia”, “Apito Dourado”, “Vale Azevedo”, “Violência nas escolas”, etc.

Depois destes filmes ou séries, por volta das 4 ou 5 horas, começa na TVI e na SIC um programa totalmente igual ( que por acaso já vi o mesmo programa nos canais espanhóis ), com o objectivo de “oferecer” dinheiro aos tele-espectadores, onde a única coisa que muda são os apresentadores.

Na minha opinião, o único canal televisivo Português que tem alguma coisa de interessante para dar é o canal 2:, visto que é o único canal em que pelo menos dá uma série por dia em horário nobre e existem documentários científicos ( nada de documentários sobre a Maddie ou o Apito Dourado ).

Deixo aqui em aberto uma questão para quem quiser responder: O que acham que devia mudar na televisão Portuguesa?

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

22 thoughts on “Canais de TV Nacionais”

  1. tou de acordo ctg a tvi e novelas ate dizer xega pa mim quem tem variadade de td e a 1 e a 2 de resto e so tretas pa enxer os olhos

  2. O que devia mudar mesmo é a concorrência que a SIC e a TVI, fazem uma á outra, na medida em que, fazem programações semelhantes, os intervalos longos são ao mesmo tempo, e utilizam o mesmo tipo de artimanhas para captar audiências (tipo novelas, factos da vida real que todos adoram para contar ao vizinho, e as noticias da TVI são um nojo).
    No caso das novelas na TVI é dramático, temos novela das 6.15 ás 8.00, e depois das 21.45 ás 23.45. Fantástico são quase 4 horas diárias de novelas em horário nobre. (dados do site da TVI)

  3. Para quê mudar a tv se as pessoas continuam a ver, se o House n têm mais audiência que os morangos porque haviam eles de mudar? Mudem as pessoas primeiro e a TV vêm atrás. O mesmo para os filmes repetidos.

  4. A tv passa o que as pessoas querem ver… logo se as pessoas não mudam para que mudar a tv??

  5. O actual panorama televisivo tem um pouco a haver com algo estudado há muito. Numa sala onde é perguntado a um grupo de pessoas se preferem comprar uma revista com uma capa apelativa ou uma capa menos conseguida mas com melhor conteúdo as pessoas em média dizem preferir a revista com a capa pior. Depois nos quiosques de venda compram a revista com a boazona.

    Tentar “educar” o povo pela televisão comercial é uma proposta diria que condenada à partida. Nenhum accionista de uma televisão irá aceitar pôr o seu dinheiro em jogo (pelos vistos nem o accionista estado). O Canal 2 pode fazer isso pois é entendido como canal para elites e, desde que não custe muito tudo se há de arranjar.

    Para quem queira ver documentários bons pode dedicar-se literalmente a ver a net documentários sobre os mais variados temas e bastantes de boa qualidade.

    Quem goste de palestras tem por exemplo o canal do youtube dedicado a autores tem já algumas centenas de palestras, tem as palestras da TED com um conjunto de palestrantes de elevado gabarito e muitas outras coisas semelhantes. Não não é necessário ficar a ver o lixo que passa a horas decentes na televisão.

  6. Excluindo as noticias, eu é muito raro ver qualquer canal Português, temos excelentes canais fora dos portugueses, por mim a RTP, SIC, TVI podiam fechar já hoje. Além que o que se passa nesses canais é o reflecto do que a maioria do nosso povo consome (futebol, telenovelas e palhaçadas(Nas noticias passa muita palhaçada mas sempre podemos ir mudando de canal….)).

    Resposta: Tudo!

  7. Tal como já foi dito aqui, o que tem que mudar são as pessoas.. o resto vem naturalmente..

  8. o que causa isto tudo é que uma grande quantidade de telespectadores sao de uma camada mais idosa ou mais jovem. Os jovens apanham com o que aparece, os idosos procuram um pouco de reposo e companhia junto da TV.
    Já todos aqueles que querem uma TV em condições nao a veem porque nao existe…dai que fica tudo na mesma…

    Como dizia um amigo meu, quem quer ver televisão a serio que vá para a RTP2, Discovery entre outros

  9. Eu mudava pouco: acabava com todo o cocó transmitido pelos canais generalistas. Isto significaria que a SIC e a TVI ficavam quase sem programação, e que a RTP perdia alguns programas. Mas era tudo pelo melhor.

  10. Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar! Abaixo os morangos com açúcar!

  11. vou mudar de canal, neste só falam pseudo-intelectuais.

    só ca falta o Pacheco Pereira….

  12. Pouco poderá mudar. A guerra de audiências determina a prrogramação. A dois, é que deveria de dar mais atenção às artes (teatro, dança, música, e em particular portuguesa). Essa é a sua missão. O nosso trash televisivo, é o trash europeu e global.

  13. Detesto a TV portuguesa, raramente vejo TV, não estou pra aturar as noticias de tragedias da TVI, as novelas e morangos com açúcar, já para não falar de concursos sem ponta por onde se lhe pegue e intervalos de 30 minutos…

  14. Deixei de ver televisao portuguesa ha dois anos.

    Informo-me e entretenho-me atraves da Internet, com meios que vao dos filmes aos livros (apesar destes ultimos preferir imprimir e ler em papel).

    Desde o Big Brother 1, o qual vi 15 minutos no total, que nao me sento com gosto a ver televisao.

    O cartoon esta lindo. Espero que contnue tudo assim, porque se eles descobrem a Internet….

  15. As estações de televisão portuguesas, excepto a rtp 2, são uma imagem quase exacta do povão português: gente ignorante, sem formação, sem educação, sem motivação.

  16. Acho que o que a culpa de o povo português (não retiranto a estupidez obvia do povo português em acreditar em tudo o que passa na televisão) estar tão mal habituado a dita televisão de chácha, é em grande parte culpa das operadores televisivas, pois se elas tb (TVI em concreto neste exemplo) não abusasem em expor o povo português a uma dose diaria de tanta ficção ( ainda por çima naçional que assim é uma desculpa para promover o mercado nacional, se bem que não acho tudo mal pois treinam novos actores)
    já existe um canal para mulheres esse intitulado SIC Mulher, e ainda não lá vi passar nenhuma novela, se bem que nem tudo são maravilhas, mas se aquilo é um canal feminino porque não passam as novela lá, serão realmente tão neçessarias assim.
    Novelas coisa que eu odeio pois, elas acabam por acreditar tanto naquele mundo de fantasia e de beleza que tudo acaba bem , que quem se lixa sempre é o homem :D.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.