Ubuntu 8.10

Bem, o Ubuntu 8.10 saiu e não fui bombardeado com um tsunami de posts sobre isso. Que se terá passado? Bem, o que se passou não sei, sei é que vou dar o meu contributo para esse bombardeamento de posts.

Intrepid Ibex é a mais recente versão do Ubuntu, esta popular distribuição do GNU/Linux. Para além do Ubuntu, os restantes membros da família *buntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e UbuntuStudio atingiram uma nova versão.

A grande novidade do Ubuntu 8.10 é, talvez, o novo tema. Eu já vi alguns screenshots deste novo tema e, pessoalmente, acho-o bem mais agradável que o anteior. Outra novidade é o uso do GNOME 2.24, que traz consigo separadores para o Nautilus – algo que pode ser bastante útil se estiver bem feito.

No Kubuntu, destaca-se a inclusão do KDE 4.1.2. No Xubuntu vão encontrar novamente o Xfce 4.4.2. O UbuntuStudio 8.10 é o Ubuntu normal com mais uns “pozinhos” para o tornar uma distribuição virada para a criação de conteúdos multimédia.

Se usam um *buntu e não estão certos em relação à actualização, talvez seja melhor aguardarem um pouco e irem lendo algumas análises ao *buntu que pretendem usar. Se quiserem passar a utilizar a mais recente versão, vejam como podem actualizar o Ubuntu 8.04 para o 8.10 ou descarreguem uma imagem da distribuição.

Download:
Ubuntu 8.10 (bittorrent)
Kubuntu 8.10 (bittorrent)
UbuntuStudio 8.10 (bittorrent)
Xubuntu 8.10 (bittorrent)
Edubuntu (bittorrent)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Beta 1

A versão 8.04 do Ubuntu e respectivas variantes chegou finalmente à primeira beta. A versão final deverá chegar em Abril.

Na beta 1 do Ubuntu Hardy Heron foi incluído o Xorg 7.3 com um utilitário de configuração da resolução e de um segundo monitor, o Linux 2.6.24-12.13 com um novo scheduler, um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome 2.22 e o Firefox 3.0 beta4.

Download da família Ubuntu:
http://releases.ubuntu.com/releases/8.04 (Ubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/edubuntu/8.04 (Edubuntu)
http://releases.ubuntu.com/releases/kubuntu/8.04 (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-kde4/releases/8.04/beta (Kubuntu com KDE4)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/8.04/beta (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/8.04/beta (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/8.04/beta (UbuntuStudio)
http://cdimage.ubuntu.com/mythbuntu/releases/8.04/beta (Mythbuntu)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Alpha 2

Ubuntu LogoA distribuição de GNU/Linux, Ubuntu, já tem a segunda versão alpha – Tribe, como a sua comunidade lhe chama – disponível para download e consequente teste.

Nesta segunda Tribe poderão encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24-rc5 e o daemon de som PulseAudio, bem como mais alguma estabilidade em relação à anterior versão alpha.

Para além do Ubuntu, e seguindo a linha de lançamentos habitual da Canonical, os restantes membros da família também estão disponíveis para download.

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-2/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-2/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-2/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Multimédia Livre

O Ubuntu Studio é, talvez, a distribuição multimédia mais popular da actualidade. Muito do seu sucesso deve-se ao seu "irmão grande", o Ubuntu. Mas multimédia em GNU/Linux não é apenas sinónimo de Ubuntu Studio. Existem mais distribuições orientadas para este campo, como o StartCom Linux e a Dyne:Bolic, duas distribuições que tiveram, recentemente, novas versões.

A Dyne:Bolic é uma distribuição orientada para todos os campos da multimédia (vídeo, audio, imagem, texto, 3D), com um vasto leque de ferramentas disponíveis, para além de ser executada a partir de um CD, sem que o desempenho seja afectado por isso. Ferramentas como o editor de vídeo Cinelerra, o Audacity ou o servidor de stream de audio IceCast fazem parte das aplicações incluídas. Os seus criadores dizem que é uma distribuição 100% livre.

O StartCom ML Edition é uma distribuição que usa o StartCom Enterprise Edition como base, sendo este baseado no RedHat Enterprise Linux e no Fedora. Esta distribuição é mais orientada para áudio e vídeo, também ela com muitas ferramentas incluídas. Pelo que consegui apurar, não existe uma versão Live, mas isso não impede a sua utilização.

Ambas as distribuições são excelentes escolhas para trabalhar com multimédia e uma excelente prova de que GNU/Linux também é muito bom para esta área, e não apenas Windows e Mac OS X.

Alojamento Web

Ubuntu Studio 7.10

Sem o mesmo alarido que a sua base – aliás, sem alarido algum -, o Ubuntu Studio 7.10 foi lançado. As informações sobre esta nova versão são, até ao momento poucas; a distribuição já suporta completamente os processadores de 64bit, tem um menu de aplicações melhorado, vem com um real-time kernel para remover a latência das aplicações de áudio (principalmente) e o software usado foi incluído nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Download do Ubuntu Studio 7.10

Alojamento Web

Ubuntu Studio – atrasado, mas chegou

O lançamento oficial do Ubuntu Studio é a notícia do dia. Com mais de um mês de atraso, esta versão do Ubuntu Fesity Fawn virada para a multimédia (imagem, áudio e vídeo) está finalmente disponível!

Esta versão ocupa uns generosos 860MB e vem cheia de ferramentas para som, vídeo e imagem.

Na instalação do Ubuntu Studio podemos escolher o tipo de sistema que queremos; se queremos um sistema virado para o som (com um kernel com baixa latência), um sistema virado para o vídeo ou um sistema virado para a imagem.

Este tipo de setup é semelhante à versão server do Ubuntu.

Se gostam de multimédia, não percam mais tempo e façam já o download do Ubuntu Studio 7.04.

Alojamento Web

Atrasado, mas já chegou

O Ubuntu Studio finalmente chegou. Com mais de um mês de atraso, esta versão do Ubuntu Fesity Fawn virada para a multimédia (imagem, áudio e vídeo) está finalmente disponível!

Esta versão ocupa uns generosos 860MB e vem cheia de ferramentas multimédia. Na instalação do Ubuntu Studio podemos escolher o tipo de sistema que queremos; se queremos um sistema virado para o som (com um kernel com baixa latência), um sistema virado para o vídeo ou se queremos um sistema virado para a imagem.

Este tipo de setup é semelhante à versão server do Ubuntu. Se gostam de multimédia, não percam mais tempo e façam já o download do Ubuntu Studio 7.04.